quinta-feira, 30 de junho de 2016

A T L E T A

         "A recordação mais antiga que tenho de ler sobre os Jogos é de uma noite na primavera de 1967, quando estava no primeiro ano do ensino médio, e murmurei algumas palavras para meus pais durante o jantar, referindo-me a entrar para a equipe de atletismo.
'Humm', resmungou meu pai, e continuou comendo seu bife. 'Isso é bom', disse finalmente. 'Talvez lhe dê um pouco de disciplina.' Arqueou as sobrancelhas e perguntou: 'você conhece a origem da palavra atleta?'
         Revirei os olhos, procurando a cumplicidade de meu irmãozinho Paul e reconhecendo o prelúdio habitual de nosso pai a uma aula sobre o espírito dos gregos antigos. Mas, dessa vez, ele me surpreendeu pedindo-me para segui-lo escada abaixo , até o porão, onde me sentou numa cadeira ao lado da mesa de pingue-pongue. Alguns minutos depois, jogou um dicionário e alguns números antigos da Nathional Geographic em cima da mesa e começou a folheá-los.
         'Ah, eu sabia que estava por aqui', disse ele quando encontrou o número de outubro de 1964. Foi virando as páginas, zombando das imagens extremamente romantizadas dos antigos Jogos de Olímpia e lembrando-me das maravilhosas pinturas em cerâmica que ele tinha me mostrado  no Metropolitan Art Museum de Nova York anos antes. Ainda me lembro do retrato de Filipides, o primeiro e lendário 'maratonista', que caiu morto de exaustão ao chegar a Atenas, depois de pronunciar sua última palavra: Nenikikamen! (Vencemos!). Finalmente encontrou o que procurava.
        'Olha, está aqui', disse ele com orgulho, apontando no dicionário. 'Atleta vem de Athlon, a antiga palavra grega para disputa'. Depois voltou-se para o artigo da revista que falava sobre os Jogos de Tóquio. Sua voz ficou séria, , como se ele mesmo estivesse prestes a entrar numa partida decisiva de um jogo violento de futebol americano. 'Está aí, filho, é nisso aí que você está entrando: um mundo onde o homem é o lobo do homem, onde tudo é disputa. Mas, se aprender a competir, vai ser bom para você. É por isso que o esporte é importante: ensina você a enfrentar a adversidade, a superar-se, a acreditar em si mesmo.'
        Aquele momento fulgura em minha memória. Lembro-me do anseio na voz de meu pai de que eu entendesse que há uma história grandiosa e nobre por trás de praticamente tudo quanto fazemos. é por isso que líamos os clássicos em família e é por isso que ele passou muitas noites de inverno no porão criando livros de recortes para todos nós, enchendo-os de trechos de artigos de viagem e de revistas de arte, junto com fotografias de trens, aviões e navios, astros e estrelas de cinema, inventores e heróis do esporte.
Estou convencido de que meu pai estava tentando, à sua moda, passar para mim a tocha da inspiração"
Do livro "O Ideal Olímpico e o Herói de Cada Dia"
Phil Cousineau
Editora Mercuryo Ltda. 

domingo, 26 de junho de 2016

CIRCUITO BRASIL DE CORRIDA DE RUA - ITARARÉ NO PÓDIO !

Na manhã fria de hoje, domingo, 26 de junho, no Parque Tingui, foi realizada a Etapa de Curitiba do Circuito Brasil de Corrida de Rua, evento que contou com atletas de várias cidades paranaenses e foi disputado nas distâncias de 4 e 8 km.
A largada ocorreu às 8 horas sob frio de 10 graus e uma névoa que fez com que os atletas tivessem de aquecer bem, pois o ritmo foi forte durante todo o percurso.
Disputada nas pistas de caminhada e corrida do belo parque da capital paranaense, a prova premiou com troféus os cinco melhores homens e mulheres tanto nos 4 quanto nos 8 km.
Na corrida de 8 km houve também a premiação com troféus por categorias de faixa etária: 16 a 19, 20 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69, e 70 anos ou mais.
Todos os concluintes das duas provas foram premiados com lindas medalhas.
Três atletas itarareenses da Equipe 28 de Agosto estiveram no evento. Rosa Cristina Martins Gorski disputou os 4 km, e Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski correram os 8 km. Gabriela foi a campeã na categoria de 25 a 29 anos, levando mais uma vez Itararé no degrau mais alto do pódio.
Guilherme venceu na categoria 50 a 54, também sendo chamado no pódio e premiado com troféu.




EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100 % ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !

quinta-feira, 23 de junho de 2016

23 DE JUNHO - DIA OLÍMPICO


No dia de hoje celebra-se mundialmente o "Dia Olímpico". A comemoração é nessa data em função da criação do Comitê Olímpico Internacional em 23 de junho de 1894. Desde então, comemora-se o aniversário da entidade que hoje está à frente dos Jogos Olímpicos da era moderna.
O grande nome da história da criação dos Jogos foi Pierre de Frédy, o Barão de Coubertain. Depois de dois anos da institucionalização do comitê, foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos na cidade de Atenas, na Grécia, berço das Olimpíadas.
E, hoje, Dia Olímpico, tivemos a grata satisfação de reunir três dos condutores da Tocha Olímpica quando da sua passagem por Itararé no próximo dia 16 de julho.
Fomos até o Lar São Vicente de Paulo para visitar o senhor Clodoaldo Candiota Oleiro, representante da cidade para conduzir a chama sagrada, participando do revezamento, celebrando a paz e a união. E que ser humano sensacional! Em pouco tempo de contato com ele sentimos que traz dentro do peito a chama olímpica do esporte!

Clodoaldo Candiota Oleiro nasceu na cidade de São Paulo no dia 07 de setembro de 1937. Durante toda a vida se dedicou ao trabalho de eletricista de tratores e caminhões, profissão na qual se aposentou. Homem simples, do povo, honesto e humilde, por onde passa transforma o ambiente em alegre e descontraído. Mudou-se para Itararé no ano de 1963, onde construiu sua casa e tornou-se um assíduo frequentador dos meios sociais, participando ativamente do cotidiano itarareense, e sempre se fazendo presente nas sessões da Câmara Municipal.
Clodoaldo mora atualmente no Lar São Vicente de Paulo, onde colabora realizando pequenos serviços de manutenção. Por ser uma pessoa participativa na sociedade durante tantos anos, recebeu o Voto de Congratulação da Câmara Municipal de Itararé. Além disso, devido sua representatividade na cidade e sua simpatia, foi escolhido para ser um dos condutores da tocha olímpica no município.

E junto com o senhor Clodoaldo, reunimos neste Dia Olímpico mais dois condutores da Tocha Olímpica. Os professores de Educação Física Flávio de Lima e Guilherme Marques Gorski, que também foram escolhidos para o revezamento, estiveram no Lar São Vicente de Paulo, onde entregaram uma camiseta da Equipe 28 de Agosto ao animado Clodoaldo Oleiro. Também participaram desse momento Rosa Cristina Martins Gorski, José Carlos da Cunha, e Gilson Antônio Camargo.

Clodoaldo Oleiro também é atleta 28 de Agosto - 100% Itararé!


segunda-feira, 20 de junho de 2016

MAIS UM CURSO - FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO

No último fim de semana, 18 e 19 de junho, na sede da Federação Paulista de Atletismo, na capital paulista, foi realizado o Curso de Meio Fundo e Fundo, ministrado pelo Professor Ms. Lázaro Velazquez Pereira, de Cuba, coordenador do Centro Esportivo de Alto Rendimento de Campinas, assessor técnico da Federação Paulista de Atletismo, treinador de formação e alto rendimento, e professor dissertante da IAAF.
O curso, de 16 horas, voltado para treinadores de fundo e meio fundo com o objetivo de trabalhar o aperfeiçoamento por grupos de provas, melhorando o futuro da modalidade, versou sobre os vários aspectos do treinamento de atletas para as provas de 800 e 1.500 metros, 3.000 metros com obstáculos, 5.000 e 10.000 metros, Meia Maratona e Maratona.
Como o professor Lázaro Velazquez foi atleta de fundo, tendo obtido índice para representar Cuba em Jogos Olímpicos, além da parte teórica, contribuiu bastante passando sua experiência de maratonista.
A Equipe 28 de Agosto contou com dois professores no curso. Flávio de Lima e Guilherme Marques Gorski estiveram em São Paulo participando do evento, adquirindo cada vez mais conhecimento.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

DESTAQUE NO JORNAL DOS PROFESSORES

Ganhamos as páginas de mais um importante veículo de imprensa neste mês de junho.
O Jornal dos Professores traz na sua edição de número 466, de junho de 2016, matéria sobre a passagem da Tocha Olímpica por Itararé, e a sua condução pelos professores Flávio de Lima e Guilherme Marques Gorski, maratonistas, atletas da Equipe 28 de Agosto.
A foto que tiramos quando de nossa participação na Maratona Internacional de São Paulo neste ano ilustra a matéria publicada na página 15 do jornal, que é distribuído por todas as cidades do estado de São Paulo. Com uma tiragem de 135 mil exemplares, nossas cores "invadirão" as repartições educacionais paulistas e estarão nas mãos de todos os associados do tradicional Centro do Professorado Paulista.
Flávio e Guilherme, condutores da Tocha Olímpica, são formados em Educação Física, e no último domingo concluíram a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre, com tempos que os incluirão no Ranking Brasileiro de Maratonistas.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

33ª MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE

Na gélida manhã de ontem, domingo, 12 de junho, Dia dos Namorados, foi realizada na capital gaúcha a trigésima terceira edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, evento que reuniu mais de 7 mil participantes distribuídos em provas de 3, 5, 10, 21 km, e na distância principal, os 42,195 km.
Mas mesmo o frio extremo no sul do país não foi capaz de afugentar os milhares de atletas de todo o país e também estrangeiros, notadamente da Argentina, Uruguai e Paraguai, que se dispuseram a alinhar na largada para uma das mais tradicionais provas pedestres do Brasil.
O frio de Porto Alegre somado ao percurso quase todo plano faz com que muitos maratonistas se preparem especificamente para tentarem na prova gaúcha suas melhores marcas pessoais. O problema é que a temperatura considerada ótima para um bom desempenho em provas de 42 km fica em torno de 12 a 15 graus Celsius, e na corrida de ontem, na largada fazia menos de 4 graus, sendo que a sensação térmica por causa do vento ficava abaixo do zero.
Enfrentando o frio da competição gaúcha estiveram seis atletas da Equipe 28 de Agosto. Os professores Claudia de Lima, Sandra Deise Barsotti, Flávio de Lima, Rosa Cristina Martins Gorski, Carolina Veiga, e Guilherme Marques Gorski levaram o nome de Itararé na tradicional maratona.
Sandra, com 37'47", e Rosa, com 41'54", participaram da Corrida Rústica de 5 km, Claudia fez os 10 km, concluindo em 1h15min58seg. Carolina enfrentou a meia maratona, de 21,097 km, concluindo a distância com o ótimo tempo de 2h15min12seg, num ritmo médio de 6'26".
Na prova principal, tivemos dois maratonistas, que concluíram muito bem a temida distância. Flávio terminou com 3h35min03seg., ritmo de 5'07", e Guilherme fez 3h22min03seg., ritmo de 4'49". Com esses tempos nossos atletas já garantem o ingresso no Ranking Brasileiro de Maratonistas 2016.
Todos foram premiados com belíssimas medalhas.
Parabéns aos atletas que representaram muito bem a Equipe 28 de Agosto e Itararé no sul do país!
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !


sábado, 11 de junho de 2016

CAPAZ! QUE FRIO É ESSE, GURIA?

Mas bah, tchê!
Saímos do frio de Itararé pra chegar na frigidíssima Porto Alegre.
Não, vocês não estão entendendo, aqui o frio é de renguear cusco.
Me caiu os butiá do bolso, e olha que nós que nos achamos assim assim meio bagual pensamos que correr no Sul seria assim de vareio, mas agora vimos que estamos embretados, e vamos ter de aguentar o tirão.
Já que estamos por aqui, o jeito foi voltear.
Retiramos os kits da 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que acontecerá no domingo cedo, com largada do Parque Harmonia, às 7 horas, enrolamos o poncho, e saímos lagartear pelo Parque Farroupilha, Praça Redenção, onde curtimos o dia de vento gelado e bonito sol. Teve até passeio de pedalinho...
Lá mesmo aproveitamos um baita almoço na tarde deste sábado no Mercado Bom Fim, preço bem em conta, só 26 pila. E olha que fomos no Mercado Municipal e o doce morango mil folhas custava só quatro com cinquenta. Demoramos pra entender, mas com tanto frio, deitamos o cabelo.
Mas frio, friíssimo mesmo sentimos no passeio do ônibus turístico no fim da tarde. Conhecemos vários pontos turísticos, com direito ao por do sol no Rio Guaíba.
E assim, chegada a noite, hora de descansar para o grande desafrio dos 42 km de amanhã, preparar o número de peito, chip, gel, gorro, luvas, poncho, etc....
Mas, bah, tchê!
Barbaridade!
Que frrrio é esse, guria?

sexta-feira, 3 de junho de 2016

SESSÃO CORRIDA

Com esse friozinho e chuva que vem dificultando nossos treinos nos últimos dias, que tal um cineminha pra ajudar na motivação para correr?
São vários filmes que trazem a corrida como pano de fundo. Desde os clássicos "Carruagens de Fogo" e "Forrest Gump", até filmes praticamente ignorados pela grande mídia, como o francês "La Ligne Droit".
Recentemente foram lançados dois títulos, mas que ainda não chegaram aqui no Brasil: "Race", que conta a história do lendário Jesse Owens, que ousou desafiar Hitler nos Jogos Olímípicos de 1936, e "Mc Farland" que conta a história de um treinador sem experiência em treinamento de corredores, mas que transforma seus alunos em campeões.
Então é isso, agora é a vez da pipoca (aqui pode, na corrida não).

Forrest Gump - O Contador de Histórias
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

 
Carruagens de Fogo
As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.
A longa Corrida
Bertold ' Barry' Bohmer, um preparador físico não conseguiu, no entanto amar com o seu trabalho, ele encontra uma última chance de sucesso quando ele conhece Christine, uma bela atleta leve como um rebelde. Juntos, eles decidiram enfrentar uma das corridas mais difíceis do planeta: a Maratona Comrades. Christine é um creme corredor que tem todas as qualidades para vencer a competição, mas Berry vai ter que trabalhar duro para transformar este atleta inexperiente um campeão.
Maratona do amor
Cinco anos atrás Dennis (Simon Pegg) estava no altar, prestes a se casar com Libby (Thandie Newton), mas teve medo e fugiu do compromisso. Desde então nada deu certo em sua vida. Um dia ele descobre que Libby está com Whit (Hank Azaria), um garanhão. Decidido a mostrá-la que ele é o homem certo para ela, Dennis decide se inscrever na mesma maratona em que Whit competirá. Mas logo ele descobre que participar da competição não será tão fácil assim.
La Ligne Droite
Depois de ficar cego em um acidente, o corredor Yannick encontra uma nova esperança quando conhece Leila, uma atleta de sucesso que fará o papel de seus olhos.
 



MC Farland
Em uma cidadezinha da Califórnia, um treinador (Kevin Costner) aceita a tarefa de trabalhar com um grupo de jovens esportistas e transformá-los em campeões.



Race
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.




Prefontaine - Um nome sem limites
Steve Roland Prefontaine (Jared Leto), nascido em 1951, no Oregon, tornou-se ainda bem jovem especialista em corridas de longa distância. Detentor de alguns recordes, foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971, e buscava a vitória nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, mas uma tragédia interrompeu sua carreira.



Invencível
O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.



The Terry Fox History
Em 1977, aos 21 anos, o canadense Terry Fox (Fryer) teve a perna direita amputada em razão de um câncer. Determinado a levantar fundos para a pesquisa da doença, ele decide atravessar o país a pé para chamar a atenção das pessoas para o problema. Ele conta com a ajuda de um médico (Duvall).



The Athlete
Em 1960 correndo descalço pelas ruas de Roma, um desconhecido etíope surpreende o mundo ao conquistar o ouro olímpico na maratona. Durante a noite, Abebe Bikila tornou-se uma lenda dos esportes. Um herói em seu próprio país e para o continente, Bikila foi o primeiro Africano a ganhar uma medalha de ouro, e quatro anos mais tarde, em Tóquio se tornaria a primeira pessoa na história a ganhar medalhas de ouro consecutiva na maratona olímpica. Este soldado e filho de um pastor quieto seria reconhecido por muitos como o maior corredor de longa distância que o mundo já conheceu.

O Atleta - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1


See how she runs 
Uma professora divorciada aos 40 anos muda sua vida ao decidir se inscrever para a Maratona de Boston.

See How She Runs on-line gratuito
Runners High
Todo ano, um programa chamado Students Run Oakland, na Califórnia, seleciona cerca de 50 jovens do ginásio que se comprometem a treinar para a Maratona de Los Angeles. Neste documentário, conhecemos quatro deles. Fred, Marvin, Abony e Alma, que têm quatro meses para se tornarem maratonistas. O filme mostra o impacto da corrida em suas vidas e a dificuldade para cumprir o programa de treinos. 




Filhos do paraíso
Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.



Endurance - A história de um atleta
Documentário sobre Haile Gebrselassie, atleta etíope medalhista de ouro na corrida de 10 mil metros nas olimpíadas de Atlanta (1996). Considerado um dos grandes nomes da categoria, ele relembra sua infância e o início da trajetória campeã.

Endurance - A História de um Atleta


Running brave
Filme baseado na história real de Billy Mills (Robby Benson), que conquistou a medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, a primeira dos Estados Unidos na prova. De origem nativa Mills tem que lidar com o preconceito dos seus colegas de universidade. Sua vitória é considerada por muitos uma das maiores surpresas da história das Olimpíadas.
Running Brave Poster

Correndo do destino
Uma história rápida e emocionante onde mostra a rivalidade entre dois irmãos, um que acabou de sair do reformatório e outro que é um vencedor nas pistas de atletismo e fora da vida também sempre driblando os obstáculos. Quando Billy retorna de um reformatório é obrigado a frequentar uma escola diferente do outro lado da cidade. Ele tenta reiniciar sua vida mas um antigo rival não deixara que as coisas sejam tão fáceis, agora ele e seu amigo Louei terão que superar as dificuldades para não saírem da linha novamente. Joe que é um grande corredor e é irmão de Billy tentara ajuda-lo a entrar para equipe de atletismo da escola.
Correndo do Destino - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1


O Preço da perfeição - A história de Ellen Hart Pena
A história verdadeira de Ellen Hart, corredora que foi forçada a fazer regime para integrar o time americano de atletismo nas Olimpíadas de Moscou e acabou vitimada pela anorexia nervosa, num ano em que os EUA sequer disputaram os jogos, devido a um boicote político.

O Preço Da Perfeição - A História de Ellen Hart Pena - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1


A solidão de uma corrida sem fim
Colin Smith (Tom Cortenay) não quer trabalhar para ninguém, pois não quer que outros tenham lucro as suas custas. Tendo como desafio assaltar uma padaria, é preso e na prisão especial para jovens delinquentes descobrem-lhe o talento de corredor de longa distância. Logo o diretor da prisão (Michael Redgrave) pretende se servir dele para ganhar o campeonato para seu estabelecimento.

A Solidão de uma Corrida Sem Fim - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1



Michael X Michael
Homem desempregado decide provar para sim mesmo que não é um perdedor. Ao invés de procurar emprego, ele começa a treinar para ganhar a medalha de ouro da maratona, nas Olimpíadas.

Michael x Michael - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1