domingo, 19 de janeiro de 2020

CORRIDA DA PONTE 2020

Contando com a presença de aproximadamente mil e quinhentos atletas, foi realizada em Curitiba na manhã de hoje, domingo, 19 de janeiro, mais uma edição da Corrida da Ponte, um dos eventos que marcam o início do calendário de corridas de rua da capital paranaense.

A competição reuniu corredores em provas de 5 e 10 quilômetros, tendo a largada e chegada junto ao Viaduto Estaiado, ou Ponte Estaiada, como é conhecida essa obra sobre a Avenida das Torres no Jardim das Américas.

Na corrida de 10 km os atletas tiveram de suar para transpor por quatro vezes o viaduto e passar outras duas vezes sob o mesmo, esforço compensado pela vista da beleza do monumento arquitetônico.

Os itarareenses Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski estiveram no evento levando o nome de nossa cidade. Os dois correram os 10 km e ambos se classificaram em 5º lugar em suas categorias por faixas etárias.


EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

ITARAREENSES NO RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS

A conceituada Revista Contra Relógio traz há 25 anos no mês de janeiro as listagens com os melhores maratonistas nas provas oficiais brasileiras realizadas no ano anterior. É o famoso Ranking Brasileiro de Maratonistas, que nesta edição conta com 7.407 atletas que conseguiram resultados dentro dos índices estabelecidos por faixas etárias numa das 14 provas de 42,195 km oficializadas pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt.

As maratonas oficiais em 2019 consideradas para o Ranking foram: Maratona Internacional de São Paulo, Maratona Monumental de Brasília, Maratona Nilson Lima, em Uberlândia, Maratona Internacional de Porto Alegre, Maratona do Rio de Janeiro, SP City Marathon, em São Paulo, Maratona Internacional de Floripa, Maratona de Goiânia, Maratona de Belo Horizonte, Maratona de Salvador, Maratona de Foz do Iguaçu, Maratona Maurício de Nassau, em Recife, Maratona de Curitiba, e Maratona de Manaus.
Os tempos limites para ingresso no Ranking Brasileiro (ver quadro ao lado) são baseados nos exigentes índices da Maratona de Boston, porém com o acréscimo, em média de 40 minutos em cada faixa etária.
Mesmo com esse "abrandamento", cerca de apenas 30% dos atletas que correm maratona no Brasil conseguem entrar no ranking brasileiro.
Três itarareenses figuram no seleto grupo de maratonistas:
Rômulo Correa Branco, Flávio de Lima, e Guilherme Marques Gorski.
Rômulo foi o 920º colocado na faixa etária de 35 a 39 anos, tendo conseguido o tempo de 3h39min31seg na SP City Marathon, na capital paulista em julho.
Flávio de Lima classificou-se em 580º lugar na faixa etária de 45 a 49 anos por ter feito 3h45min08seg na Maratona Internacional de Floripa, em agosto.
Guilherme foi o 108º na faixa etária de 50 a 54 anos com o tempo de 3h21min21seg obtido na Maratona de Curitiba, em novembro.
Vale enfatizar que em 2019 tivemos novamente uma mulher itarareense completando os 42,195 km. Maria Thereza Vieira Veiga Musel concluiu a difícil Maratona Internacional de São Paulo no dia 07 de abril com o tempo de 4h25min56seg.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!





quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ITARARÉ E SENGÉS NA 95ª SÃO SILVESTRE

A tradicionalíssima Corrida Internacional de São Silvestre encerrou o ano esportivo do país ontem, 31 de dezembro de 2019, com recorde de atletas participantes e com alto nível dos atletas de elite, tanto no masculino quanto no feminino.
A competição feminina foi dominada desde o início pela queniana Brigid Kosgei, dona do recorde feminino na maratona, com 2h14min04seg, obtido nos 42,195 km de Chicago em outubro último. Brigid não deu chances às adversárias, fechou os 15 km da São Silvestre com o tempo 48min54seg (terceiro melhor tempo feminino na história da prova).
No masculino a disputa só foi decidida, literalmente, nos centímetros finais. O queniano Kibiwott Kandie deu uma arrancada nos metros finais, superando o ugandense Jacob Kiplimo, que já levantava os braços para comemorar a vitória. Ambos quebraram a melhor marca da prova que era de Paul Tergat. Agora Kandie figura como o atual recordista, com o tempo de 42min59seg.
A prova foi sensacional e como já é tradição, contou com a participação dos itarareenses da Equipe 28 de Agosto. Nossos corredores tiveram neste ano a parceria dos atletas da vizinha cidade de Sengés.
Itararé/SP e Sengés/PR foram muito bem representadas no grandioso evento do esporte mundial. Os atletas levaram as faixas das duas cidades, destacando a região nas coberturas de TV, rádio e internet.
Por Sengés correram Gesinaldo dos Santos, Paulo dos Santos e Israel Fernandes.
Levaram o nome 28 de Agosto - 100% Itararé na prova os atletas Noel Lopes Machado, Flávio de Lima, Rosa Cristina Martins Gorski, Silmara Martins dos Santos, Gabriela Martins Gorski, Claudia de Lima, Sérgio Danilo dos Santos Silva, e Guilherme Marques Gorski. Muitos outros itarareenses estiveram na competição, dentre os quais podemos citar Maria Thereza Vieira Veiga Musel, João Carlos do Couto, Cirineu José Barreiros Júnior, Clodoaldo Couto.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!