Itararé esteve presente na Maratona de Atenas no último dia 12 de novembro com o maratonista Guilherme Gorski. A 40ª edição da "Athens Marathon - The Autentic" teve início as 9 horas da manhã na cidade de Maratona, Grécia, e chegada no histórico Estádio Panathinaiko, em Atenas.
Em Atenas Guilherme concluiu sua 48º prova de 42,195 km, cruzando o pórtico no fantástico Estádio Panathinaiko em 3h37min54seg, com a bandeira brasileira em uma mão e um ramo de oliveira (símbolo de Atenas) na outra, sendo premiado com uma linda medalha. Logo após ter terminado a prova o atleta itarareense foi entrevistado pela TV grega e contou sobre sua história de corredor e condutor da Tocha Olímpica no Brasil.
A edição comemorativa de 40 anos teve recorde de inscrições do mundo todo, sendo concluída por mais de 17 mil maratonistas que enfrentaram o difícil trajeto recheado de subidas e tiveram a honra de cruzar a linha de chegada e receber a medalha no estádio que foi sede dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.
A Maratona, prova de 42,195 km realizada hoje nas grandes cidades do mundo todo, deve seu nome e sua "aura" à história de Pheidippides. Em 490 a.C. quando os gregos derrotaram os persas numa terrível batalha travada na planície da cidade de Maratona, Milcíades, general grego, determinou que um dos hoplitas (guerreiros gregos), um certo Pheidippides, voltasse à Atenas com a informação do triunfo. Vigoroso, o mensageiro fez o percurso todo na corrida (Maratona fica a aproximadamente 40 quilômetros de Atenas), cumprindo sua missão, mas, logo depois de anunciar a vitória dos gregos, morreu.
A história do corredor permaneceu viva e, como uma homenagem a Pheidippides, nos primeiros Jogos
Olímpicos da era moderna, em Atenas, 1896, a maratona foi, pela primeira vez,
introduzida como competição, sendo vencida pelo grego Spiridon Louis, com o tempo de 2h58min50seg. A partir de então a corrida de 42,195 foi se popularizando e hoje são realizadas provas com mais de 50 mil participantes.
Na Maratona de Atenas, a Autêntica, os africanos venceram no masculino e no feminino. Edwin Kiprop Kiptoo do Quênia, fechou os 42,195 km com o tempo de 2h10min32seg, e Atanane Soukaina, de Marrocos,
com 2h31min51seg, fez história ao sagrar-se a grande campeã da prova feminina.
Representando a Equipe 28 de Agosto, levando o nome de Itararé no grandioso evento,
também estiveram presentes Daniela Martins Gorski, Rafaela Martins Gorski, Gabriela Martins Gorski, e
Rosa Cristina Martins Gorski dando apoio ao atleta.
EQUIPE 28 DE AGOSTO – 100% ITARARÉ!