quinta-feira, 19 de julho de 2012

UM CORREDOR PODE MUDAR O MUNDO?

50 MARATONAS EM 50 DIAS! Esse foi o feito de Dean Karnazes em 2006. No livro "50 Maratonas em 50 Dias - Segredos que Aprendi Correndo" o ultramaratonista conta o que vivenciou ao cumprir a longa jornada, que, para dificultar ainda mais, foi realizada percorrendo os 50 estados norte-americanos.
Durante a realização de seu feito, Karnazes teve a companhia de muitos adeptos da corrida, e conseguiu influenciar muitas pessoas. Mas o que mais chama a atenção no seu livro, foi a adesão de muitos professores de escolas americanas que aproveitaram o feito do atleta para inovar nas aulas. Ensinaram Matemática, Geografia, História, e outras disciplinas do currículo, trabalhando de forma interdsiciplinar enquanto acomanhavam o avanço do maratonista pelos estados americanos.


Trechos do livro:
"Eric Baker, professor de educação especial da sétima série de Indiana, encontrou uma forma inteligente de ensinar aos alunos como subtrair com decimais (uma habilidade com a qual os alunos lutavam com dificuldade). Todos os dias ele os fazia subtrair 42 quilômetros de meus quilômetros totais nos 50 estados (às segundas-feiras, eles subtraíam 126 quilômetros das maratonas de sexta, sábado e domingo). Quando chegamos a Indiana (maratona número 39), quase todos os alunos já dominavam a operação matemática".

"Chris Shell, uma professora de ensino médio em Wausau, no Winconsin, também criou uma aula de matemática em torno do Endurance 50 ao rastrear minha distância cumulativa, pace (ritmo) médio, e outros números com os alunos".

Dean Karnazes ganhou muitos seguidores. Quando visita outros países, muitos corredores o seguem em suas perambulações pelas cidades, geralmente em corridas de 24 horas ou mais. Lembrando do Filme "Forrest Gump, o Contador de Histórias", é marcante a cena em que o protagonista  resolve sair correndo por aí, atravessa os EUA, e ganha vários seguidores.

Mudar o Mundo é como correr. Ninguém consegue mudar o mundo sem mudar a si mesmo. Por isso, saia já daí, calce seu tênis, e bom treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário