domingo, 29 de dezembro de 2013

SÃO SILVESTRINHA 2013 - ITARARÉ EM PRIMEIRO LUGAR

Ontem, sábado, 28 de dezembro, foi realizada na Pista de Atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, capital paulista, a 20ª edição da São Silvestrinha, prova que é a versão infanto juvenil da corrida mais importante do Brasil, a famosa Corrida Internacional de São Silvestre.
Representando a nossa região estiveram 26 alunos das Escolas Estaduais Professor Caetano Carbone, Tomé Teixeira, Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, e Professora Esther Carpinelli Ribas, de Itararé, e Escola Estadual Professor Lázaro Soares, de  Riversul.
A participação na São Silvestrinha encerra o Projeto "Saber Correr para Correr pelo Saber" no ano de 2013 nas escolas estaduais. Sob a coordenação da Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino - Região de Itararé, Silvana Contieri Machado de Genaro, o projeto de implementação do currículo de Educação Física, visa o desenvolvimento do atletismo nas escolas, estimulando a prática dessa modalidade.
Estiveram na competição os alunos João Lucas, Matheus, João Lucas Simões, Antônio Carlos, Marcos, João Marcelo, Leandro, e Gustavo, acompanhados da Professora Marli, e da Professora Coordenadora Rosana, representando a Escola Estadual Professor Lázaro Soares, de Riversul. Pela EE Prof. Caetano Carbone, correram os alunos Gabryelle, Erich, Murilo, Matheus, João Miguel, Igor, Bryan, e Caique, treinados pela Professora Cláudia. A EE Tomé Teixeira teve como representantes os alunos Mateus, Célio, Lino, Ivan, e Paulo Vinícius, que foram treinados pelo Professor Flávio. A EE Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, com a Professora Carol, levou para a competição os alunos Rafael, André, e Alef. A EE Profª Esther Carpinelli Ribas teve como representante o aluno Gabriel. No apoio estiveram os Professores Guilherme e Gabriela.
A competição reúne muitas equipes de vários estados brasileiros que desenvolvem o atletismo nas categorias de base, o que faz com que a disputa seja de alto nível técnico. Já é o terceiro ano consecutivo que as escolas estaduais de Itararé e região levam os alunos para competir na São Silvestrinha, o que já se consolidou como um projeto vitorioso, fazendo despertar o gosto pelo atletismo nos alunos, criando uma cultura de diversificação das modalidades esportivas oferecidas nas escolas.
E no meio de tantas feras do atletismo nacional, nossa equipe fez bonito, com todos os alunos de Riversul e Itararé se saindo muito bem em suas baterias. O destaque ficou por conta do atleta Paulo Vinícius Holzlsauer de Oliveira, da Escola Tomé Teixeira, que venceu a sua bateria e sagrou-se campeão na categoria 100 metros 2001 - Masculino, conseguindo o melhor tempo - 12"930 - derrotando todos os competidores.
O nosso campeão foi destaque no site da Gazeta Esportiva, organizadora do evento:

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/12/sao-silvestrinha/escolas-aliam-educacao-e-esporte-para-levar-caravanas-ao-ibirapuera.html


Parabéns Paulo Vinícius e Professor Flávio de Lima pela grande conquista para Itararé!


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

R E T R O S P E C T I V A - 2 0 1 3

É clichê, mas fazer o que?
Final de ano, hora de relembrar tudo o que foi feito, "fazer o balanço", ver o que deu certo, o que precisa ser melhorado, enfim, uma avaliação.
E lá vamos nós.
Em 2013 mesmo com a indefinição que pairava em Itararé, nossa turma sabia muito bem o que queria. Vamos relembrar:
JANEIRO - Diário Oficial do Estado de São Paulo destaca  alunos das escolas estaduais de Itararé e Bom Sucesso de Itararé na São Silvestrinha.
Programa Domingo Legal usa camiseta da equipe em matéria. Apresentador do programa, Celso Portioli "veste" nosso manto sagrado.
Mutirão de limpeza na Barreira, numa parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo.
FEVEREIRO - Equipe fatura dois troféus na Corrida do Panorâmico, em Pinhais-PR.
Atletas da equipe fazem parte da primeira turma de árbitros de Corrida de Rua em Curso promovido pela Federação Paulista de Atletismo.
MARÇO - "Treino" na trilha das Cachoeiras, no município de Sengés, com 55 pessoas.
Oracy e Alceu representam Itararé nas corridas por aí: Barueri, São Paulo, e Paraty - RJ.
ABRIL - Foi um mês cheio para a turma, com a realização do 1º AGITA ITARARÉ, com muitas atividades físicas na Praça São Pedro. Nessa ocasião, os atletas se revezaram correndo em volta da praça, perfazendo 211 voltas, cobrindo uma distância de 52,750 km.
A equipe esteve com muitos atletas na etapa de Ponta Grossa do Circuito SESC de Corrida de Rua, e conseguiu muitas medalhas.
A atleta Gabriela foi a campeã na Corrida Track Id Morro do Canal na cidade de Piraquara.
Na Corrida Pedestre de Itaberá a equipe também foi com vários atletas e conseguiu dois pódios, com as atletas Eugênia e Teresa, inclusive com premiação em dinheiro!
MAIO - Mais um pódio para a equipe com a atleta Gabriela na Corrida de Rua de São José dos Pinhais - PR.
Neste mês foi realizada a confraternização da equipe, com feijoada, boas risadas e muito esporte.
JUNHO - A prova de destaque foi a Meia Maratona de Curitiba.
Foi o mês do sorteio das rifas que o pessoal fez para arrecadar dinheiro para cobrir as despesas da viagem para as provas.
Fechamos o mês correndo na chuva na prova noturna do Circuito Corujão realizada na USP em São Paulo. Foram 34 atletas presentes no evento.
JULHO - Destaque no blog do jornalista Rodolfo Lucena, da Folha de São Paulo.
Mais dois pódios para a equipe na 65ª Corrida da Lua Cheia, em Curitiba com neve e tudo. Gabriela foi a campeã na categoria 20/24 anos, e Guilherme ficou em segundo na categoria 45/49 anos.
AGOSTO – Os professores Alceu e Oracy continuaram representando Itararé em diversas provas. Aqui em Itararé foi realizada a 2ª Corrida Rústica, e mais uma vez o pessoal da equipe fez bonito: Mariana Malheiros foi a 3ª colocada, e Silmara M. dos Santos foi a 5ª classificada.
Participamos do Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade colorindo de laranja a Rua São Pedro.
SETEMBRO – No primeiro dia do mês a equipe esteve na Meia Maratona de Praia Grande, onde os atletas Flávio de Lima e Oracy correram os 21 km, e Gabriela e Guilherme fizeram a prova de 10 km. Gabriela foi a 4ª classificada no geral feminino.
A seletiva dos alunos das escolas estaduais foi realizada no dia sete. Já virou tradição encher a pista de atletismo para as provas e para comemorar o Dia da Independência.
OUTUBRO – Mais uma vez a equipe esteve na Maratona Internacional de São Paulo. Desta vez com 13 atletas.
E já que o combustível do corredor é massa, nada melhor do que um rodízio de pizzas para encher o tanque e bater papo com os amigos.
NOVEMBRO – A participação de nossa equipe na Maratona de São Paulo foi destaque na Revista Contra-Relógio de novembro.
Oracy e mais um itarareense, Paulo Metring nos brindaram com participações em corridas por aí.
DEZEMBRO – Foi a vez de fazer bonito na cidade de Arapoti, no Paraná. Foram 3 troféus e 6 medalhas para os nove atletas que se aventuraram na corrida paranaense.
E que venha a São Silvestre para fecharmos com chave de ouro (mais um clichezinho...) o agitado ano de 2013!



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

É NATAL!!!

Então é Natal!
E o que você fez?
Caminhou?

Então é Natal!
E o que você fez?
Correu?

Nós, da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé
Caminhamos e corremos muito neste ano.
Não há como medir os kms conquistados, os quilinhos perdidos.
Pernas mais fortes, corações mais resistentes, pulmões mais preparados.

O ano termina,
E nasce outra vez.
A cada treino terminado já estamos combinando o próximo.
A cada prova corrida, já estamos planejando os treinos para a próxima.

Que seja feliz quem
Souber o que é o bem.
Nosso bem maior é a saúde.
A alegria renovada em cada subida conquistada.

Então bom Natal,
Pro branco e pro negro,
Amarelo e vermelho,
E laranjas também!

Feliz Natal! E que venha a São Silvestre!

Patrocinadores da Equipe na São Silvestre:
Residencial Vale do Itararé, Do Vale Pneus, Ecoteto Madeiras e Estruturas, Preto Supermercado, Móveis São José, Bazar Cristal, Adolfo Auto Peças, Casa Adelaide, Auto Posto Estradão, Sorveteria Bola de Neve, Panificadora Quinze, Music & Malha, Ipiranga Calçados, Up For Men, R.A. Vigilância, Padaria São José, e Ideal Imóveis.

domingo, 22 de dezembro de 2013

PROVA PEDESTRE DOS CAMPOS FLORIDOS - ARAPOTI - 2013

Ontem, sábado, 21 de dezembro, sob um fortíssimo sol e temperatura altíssima foi realizada na cidade de Arapoti, no Paraná, mais uma edição da tradicional Prova Pedestre dos Campos Floridos, em comemoração ao aniversário da bela cidade.
A corrida sempre reúne os bons corredores paranaenses e também de cidades do estado de São Paulo, e nesta edição teve as distâncias de 3,5 km para as categorias Infantil e Juvenil, e 7 km para as categorias Adulto, Sênior, Máster, Veterano e Super-Veterano, masculino e feminino. O trajeto foi todo por estrada de asfalto, saindo do trevo da Stora Enso e chegada na frente da Prefeitura Municipal.
A Equipe 28 de Agosto - Itararé contou com 9 corredores na competição, e todos se saíram muito bem, conseguindo ótimas colocações nas suas categorias. A disputa entre os atletas foi acirrada e o saldo foi de três troféus e seis medalhas.
As meninas da equipe mais uma vez foram os destaques. Venceram suas categorias e ganharam troféus as atletas Gabriela Martins Gorski, na categoria Adulto Feminino, Silmara Martins dos Santos, na categoria Máster Feminino, e Patrícia Abdala, na categoria Sênior Feminino.
No masculino nossos rapazes também foram muito bem e todos foram premiados com lindas medalhas. Airton Luiz Pasinatto foi o terceiro colocado na categoria Veterano Masculino, Geazy Ferreira do Prado Santos foi o quarto e Jonas Célio Camargo Tupá foi  o 5º  colocado na categoria Adulto Masculino, Fernando Cesar Colturato foi 5º na categoria Sênior Masculino. Flávio de Lima foi o 7º colocado e Guilherme Marques Gorski foi o 8º ambos na categoria Máster Masculino.
A prova, mais do que uma competição, serviu para o congraçamento dos atletas  e para mostrar que todos estão bem treinados para finalizar correndo os 15 km da São Silvestre no dia 31 de dezembro.
Nestas competições a Equipe conta com o apoio e patrocínio de importantes empresas que acreditam na força dos itarareenses: Residencial Vale do Itararé, Do Vale Pneus, Ecoteto Madeiras e Estruturas, Preto Supermercado, Móveis São José, Bazar Cristal, Adolfo Auto Peças, Casa Adelaide, Auto Posto Estradão, Sorveteria Bola de Neve, Panificadora Quinze, Music & Malha, Ipiranga Calçados, Up For Men, R.A. Vigilância, Padaria São José, e Ideal Imóveis.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ESTÁ CHEGANDO A HORA!

A galera está animada. O treino de 13 km no domingo mostrou que estão todos bem preparados para o dia 31. A ansiedade vai tomando conta. Logo chega o dia. Para alguns vai ser a estreia. Primeira vez na retirada dos kits, na feira de produtos, lidar com o chip de cronometragem, número de peito. Tudo isso vai preparando o corredor.
E que treino gostoso!
Saindo do "Laguinho" os atletas foram em direção ao Campo da Aviação, rumaram para o Ibiti, e de lá foram até o trevo do Distrito Industrial, subindo até a "Ponte Seca", e retornando para o Laguinho. 13 km suados, pois o sol castigou os atletas. Muito bom para ir acostumando com o clima que deverá tomar conta das ruas paulistanas no último dia do ano.

E para aproveitar que estão todos bem, sábado, dia 21 deste mês, vai ter uma corrida na cidade de Arapoti. É a Prova Pedestre dos Campos Floridos.
Nossa turma vai representar Itararé na competição. E temos chance de pódios!
Ver mais sobre a corrida no link:




quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CORRENDO...

Treinos e mais treinos.
Já conhecemos cada buraco das estradas de terra.
Já sabemos onde estão os cachorros que ladram, mas não mordem. Os grandes, os miniaturas. E também aqueles que não dá para confiar de jeito nenhum.
Nossas panturrilhas já decoraram bem as subidas mais íngremes.
As narinas já se acostumaram com a poeira.
O rosto já conhece o prazer do vento.
Os pés já estão bem calejados.
Até as sombras generosas já sabemos onde estão.
Bicas d'água, placas de km, porteiras, encruzilhadas, pontes, lombadas, trevos, tudo isso vai fazendo parte da conversa, vai virando referência.
Já nem dá mais para imaginar quantas voltas demos.
Até o povo já se acostumou com o colorido que de repente toma conta da paisagem.
Os tênis já amaciaram além da conta.
E assim vamos.
Correndo.
Suando, bronzeando, queimando, gostando, cansando.
As medalhas já transbordam nas caixas.
As meias já furaram.
As curucacas, as vacas, a garça do laguinho, os pardais, tucanos e canários já viraram conhecidos.
Ganhando as ruas, as pistas, estradas, trilhas, subidas, descidas.
No sol, na chuva, de manhãzinha, a tardinha, sozinho, em grupos, com os amigos.
No trote, na rodagem, na caminhada, no longão, nos tiros, nas provas.
Competindo, participando, perdendo, ganhando.

E assim vamos, ... correndo...


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PARA CORRER UMA MARATONA

Todos devem conhecer a história da Maratona, e a lenda de Pheidipides, que correu aproximadamente da planície de Maratona até Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas, e após a missão, depois de pronunciar a palavra "vencemos", caiu morto.
Apesar de muitas vezes sermos surpreendidos por alguns que desavisados chamam de Maratona provinhas simples de 5 ou 10 km, é certo que quem entende mesmo de esporte, e do atletismo, sabe que a Maratona tem a distância de 42,195 km.
Essa prova é a competição mais clássica do programa dos Jogos Olímpicos, tanto é que é a que fecha a competição, e tem a solenidade de entrega das medalhas juntamente com a cerimônia de encerramento dos Jogos.
Para correr uma maratona é preciso
Um par de tênis?
Short e camiseta?
Estar inscrito numa prova oficial?
Sim e não. Você até pode correr descalço, como fez o bicampeão olímpico Abebe Bikila.
Pode até correr fantasiado, como fazem muitos malucos que carregam pesos extras para tentar aparecer nas transmissões.
E você pode até correr sem estar inscrito, de "pipoca" acompanhando os corredores no trajeto de uma prova oficial, aproveitando dos postos de hidratação e do esquema de segurança da prova.
Mas para correr uma Maratona é preciso muita determinação. Muito esforço, planejamento, resistência, e principalmente vontade.

domingo, 8 de dezembro de 2013

DOSE DUPLA


 Este domingo foi cheio para o pessoal. O período da manhã, com direito à carona na carroceria, carros de apoio, e tudo o mais para garantir um puxado treino de 10 ou para alguns 13 km, num percurso muito bonito, pela estrada de terra, vindo do pedágio até a Praça General Euclides Figueiredo, em Itararé.
No começo do treino o sol ainda estava tímido e as árvores garantiam sombras generosas, mas aos poucos o calor foi aumentando, o sol subindo imponente castigando nossos 20 atletas. Mas era isso mesmo o planejado, afinal, dia 31 de dezembro na capital paulista o astro rei não costuma dar folga aos fundistas que se aglomeram na avenida Paulista na largada da São Silvestre. E como a largada da competição será às 9 horas, o sol provavelmente será companhia dos mais de 20 mil corredores, podendo atrapalhar aqueles que não estão acostumados. Por isso o treino já deve ir aos poucos servindo para que os nossos atletas se acostumem, e não sintam tanto o calor.
A alimentação e a hidratação também são importantes neste momento do treinamento. tudo deve ser pensado para garantir aos corredores chegar no dia da prova com as melhores condições físicas para percorrer os 15 km.
Já no período da tarde foi a vez de reunir a turma para uma foto. E o calor mais uma vez acompanhou a turma. Que bom! Aproveitamos para levar as crianças para um passeio no Condomínio Residencial Vale do Itararé.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

TREINO DA LUA

Final de tarde de uma sexta-feira, depois de uma semana calorenta, com pancada de chuva e vento  de arrancar árvore na rua principal da cidade, o cansaço acumulado de tanto trabalho convidava para um merecido descanso, um sofá confortável, e, para alguns uma gelada para ajudar a refrescar.
Mas que nada. Nossos jovens atletas perfilaram no bonito portal do Condomínio Residencial Vale do Itararé para mais um treino. Foram 4 voltas nas ruas asfaltadas, perfazendo um total de 10 km, terminando já quase no escuro da noite, num verdadeiro treino da lua.

E por falar em lua, nosso atleta Oracy Gorski Damaceno correu mais uma. Correu não. Voou baixo no sábado passado, dia 30 de novembro, na Night Run - 2ª Etapa, realizada no Anhembi. O garoto fez 50min24seg nos 10 km da competição, conseguindo o ritmo médio de 5:02 minutos por km. Tá bem, hein! Segura o Zatopek!

Vamos correr!
Talvez um dia a gente chegue no nível desses atletas:


Vídeo do Campeonato Europeu de Atletismo Veterano. Competição de 60 metros para atletas com faixa etária de 90 a 95 anos. Exemplo!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SAI DA FRENTE QUE É TIRO!


Com o ganho de condicionamento, é hora de começar a pensar na velocidade.
Os dedicados atletas já demonstraram nos diversos treinos que podem iniciar nos treinos intervalados, os famosos e sofridos "tiros".
Na pista de atletismo do Centro Esportivo Lauro Loureiro de Mello fizeram 5 tiros de 400 metros, aproveitando para aprimorar a técnica de corrida.
No início acabaram disparando, em velocidade máxima, mas aos poucos foram encontrando o ritmo ideal de cada um.
E aproveitamos para "educar" o pessoal que caminha lá na pista, demarcando o espaço dos corredores e dos caminhantes.
Aliás, já sugerimos aqui no blog que é mais do que necessário que seja feito um trabalho de conscientização dos usuários da pista. Tem espaço para todos, mas a prioridade sempre vai ser dos corredores.
O ideal é que aqueles que caminham deixem as raias internas para os atletas, visto que estes têm a marcação dos 400 metros na raia um para suas tomadas de tempo.
Mas enquanto os desavisados permanecem na frente dos nossos velozes atletas, o jeito é ir gritando:
"Sai da frente que é tiro!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FERVENDO!

Que calor!
Com 30 ºC uma turma muito animada se reuniu para um treino nesta terça-feira.
Sair do batente e juntar energia para encarar uma rodagem de 12 km é sinal que o pessoal já viciou mesmo.
E o legal é que a cada dia vem gente nova para se juntar ao grupo.
Foram 16 atletas que se espalharam pelos trajeto de terra, saindo da Praça General Euclides Figueiredo, indo pelo Bairro do Ibiti, e seguindo em direção ao pedágio.
Poeiraaa! Poeiraa! Levantou poeira!
Na altura do km 6,5 fizeram meia volta e retornaram enfrentando o pó dos veículos que trafegavam na estrada.
Mas é isso mesmo. Treino de queniano. Enfrentando as rodagens por estrada de chão batido, pisando em buracos, em pedras, fugindo de cachorro, fortalecendo as pernas com as dificuldades.



 


E amanhã tem mais: treino de tiro na pista de atletismo - 18 horas.
Vamos colorir a pista! Apareçam!




domingo, 1 de dezembro de 2013

TREINO DE DOMINGO

Chegou dezembro!
Chegou a hora de intensificar os treinos, mas também de cuidar do importante tempo para o corpo se recuperar.
Que venha a SÃO SILVESTRE!
Ontem foi o último dia para as inscrições. Quem fez, fez, quem não fez, só em 2014.

E para comemorar a chegada do mês natalino, nossos atletas fizeram um treino bem intenso em pista de asfalto. Largaram do Bairro do Cerrado e desceram até Itararé. Apesar do percurso ser na maior parte em descida, o final reserva aproximadamente 2 km subindo até o local marcado como ponto de chegada, o Ginásio Lauro Loureiro de Mello.
A temperatura ajudou, o sol, preguiçoso neste domingo, não apareceu para castigar os corredores, e todos conseguiram fazer bem o percurso.