quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

COMEÇOU O VOLEIBOL

Mais uma atividade da Equipe 28 de Agosto!
Inventado pelo americano Willian G. Morgan, na Associação Cristã de Moços, em Massachusetts, o voleibol se tornou uma febre no Brasil na década de 1980, com a chamada "Geração de Prata". De lá pra cá foram muitos títulos, diversos ídolos, que fizeram do Brasil uma grande potência na modalidade.
Ontem, na Escola Estadual Doutor Herculano Pimentel, começaram os treinos.
Mesmo com a forte chuva que despencou bem na hora marcada, os animados atletas compareceram e treinaram com afinco.
E a filosofia é a mesma que já adotamos nos treinos de corrida: brincar!
Fizemos alguns alongamentos, exercícios de coordenação, de fundamentos, e um joguinho para descontrair.
E não é que o pessoal demonstrou muita habilidade? Todos foram muito bem, provando que não é só corrida e caminhada que inspira essa turma.
E tem espaço para todos!
Toda quarta-feira, 19h30, na Escola Herculano Pimentel.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

INSPIRE-SE


Que seja pelo sol no fim de tarde.
Pelo encontro com os amigos.
Que seja pelo projeto de ano novo.
Pelo gosto do desafio.
Pelo suor que escorre.
Que seja por ter vencido um difícil obstáculo.
Pelas amizades novas.
Pela conversa no embalo da descida.
Que seja pelo prazer de correr.
Ou pelo simples e maravilhoso fato de poder andar.
De poder sair por aí.
Desfrutando das coisas.
Que seja por ter aumentado a distância.
Por ter mudado de categoria.
Pela chuva fina no caminho.
Ou pelo arco-íris no final de um treino.
Inspire-se.
Pela vida!

domingo, 25 de janeiro de 2015

BARIGUI NIGHT RACE - ITARARÉ NO PÓDIO

Na noite de ontem, sábado, 24 de janeiro, com a participação de aproximadamente mil atletas, foi realizado no Parque Barigui, Curitiba, o Barigui Night Race, evento que contou com corridas de 5 e 7 km dentro do belíssimo parque da capital paranaense.

No logotipo do evento o lema "Correndo do Jacaré" numa alusão ao réptil que, segundo contam, anos atrás habitava a bela área verde, reduto dos atletas curitibanos. A brincadeira foi uma motivação a mais para os corredores, que se enfileiravam nas pistas em volta do lago.
As corridas de 5 e 7 km tiveram a largada conjunta às 20 horas no estacionamento do parque, e se dividiam na altura do quarto quilômetro, onde os atletas que participaram dos 7 km rumavam para a volta maior, numa outra ala das pistas de caminhada e corrida do Barigui.
A Equipe 28 de Agosto representou Itararé na competição com três atletas: Daniela Martins Gorski, Gabriela Martins Gorski, e Guilherme Marques Gorski, que correram a prova dos 5 km. No apoio estavam Rosa e Fabrício.
Por ser uma disputa de apenas 5 e 7 km, os atletas saíram muito forte e tornaram a competição bem acirrada, pois nos 5 km havia a premiação por faixa etária.
Nossos atletas se saíram muito bem, com bons tempos,  conseguindo dois pódios nas classificações por faixas etárias.
Gabriela Martins Gorski foi a segunda colocada na categoria de 25 a 29 anos, sendo chamada ao pódio para receber um lindo medalhão com o símbolo da prova.
Na categoria de 50 a 54 Guilherme Marques Gorski foi o primeiro colocado, também subindo no pódio para receber o medalhão.

E o treino da manhã de domingo em Itararé mais uma vez coloriu a estrada da Carapuça.
Treinando firme para as provas deste primeiro semestre, o pessoal se reuniu na Praça General Euclides figueiredo, de onde saíram para fazer entre 9 a 12 km.
As distâncias e ritmos começam a aumentar para os que estão se preparando para disputar os 21 km da Meia Maratona de Paraty a ser realizada no próximo dia 15 de março, e também para os que vão participar das provas de 8, 24, e 42 km na Maratona Internacional de São Paulo, em Maio.



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

RECORDE

"No esporte moderno aparece o recorde, uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso (é possível haver a competição entre as pessoas sem a necessidade de encontro  em algum lugar ou tempo, a cada aperfeiçoamento pode haver outro acima)" *
Assim surgiu , na Inglaterra do século XIX, o que hoje conhecemos como recorde.
Nossa equipe vive batendo marcas por aí. São muitos pódios, muitas conquistas, vitórias.
E hoje batemos mais um recorde: 44 atletas num treino!
É muita gente!
Quanta cor!
Quanta disposição, alegria, suor, animação!
É tanta gente que muitas corridas por aí não contam com tantos corredores.
E o colorido dos atletas tomou conta da "Praça do Laguinho" de onde saíram para fazer os 10 km por estrada em meio a plantação de milho e soja.
A temperatura ajudou e os mais rápidos aproveitaram para "sentar a bota", fazendo o belo, mas difícil percurso em menos de 50 minutos. Mais um recorde!
Como bem disse uma de nossas atletas, treino da Equipe 28 de Agosto é um evento!



* Do livro "Educação Física, Esporte e Diversidade", Autores Associados, de Marco Paulo Stigger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MOTIVAÇÃO

Foi na 20ª Maratona Internacional de São Paulo, realizada num dos dias mais quentes de 2014, quando ainda estava no começo, lá pelo décimo primeiro quilômetro, que uma frase num cartaz nas mãos de um pessoal que assistia a prova, chamou a atenção, e se tornou um mantra que seria repetido no terço final da maratona, quando as forças se esvaem, e o pensamento de "não vou conseguir" começa a assombrar. A frase dizia o seguinte: "Quando suas pernas já não aguentarem mais correr, corra com o coração".
Assim, seja para o final de uma maratona, ou para enfrentar os dias mais difíceis de treinos, precisamos encontrar lá no fundo de nosso coração, no fundo de nossa alma, os nossos mais profundos desejos. Precisamos, nos momentos em que parece que não vamos conseguir, encontrar motivos para seguir adiante.
Levantar cedo para treinar. Sair para correr depois de um dia estafante. Manter a rotina disciplinada de atleta, quando tudo a nossa volta parece conspirar contra nossos sonhos. Para tudo isso precisamos manter o foco. E nada melhor do que alguns ensinamentos de quem sabe o que está falando.
Já ouvimos muito que "se conselho fosse bom a gente não dava, vendia". Pensamos diferente (como sempre). Tudo aquilo que é bom, não pode ser vendido. O que é bom não tem preço, tem valor. Conselhos são ensinamentos daqueles que já erraram. Depende da gente querer acertar seguindo algum ensinamento ou errar também para aprender pela dor.
Por isso seguem algumas frases que podem nos ajudar em algum momento, quer seja no meio de uma prova, treino, ou até naquela hora em que temos que colocar o despertador para nos acordar numa manhã calorenta como as de agora, ou bem frias, em que a vontade é de ficar debaixo das cobertas.
 
Todo mundo é um atleta. A diferença é que alguns de nós treina, e outros não.
George Sheehan, médico cardiologista americano
 
A corrida é a melhor metáfora para a vida, porque você extrai dela exatamente o que investe.
Oprah Winfrey, apresentadora de TV dos EUA
 
Não existe mau tempo, somente pessoas frescas.
Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike
 
Dar menos do que o seu melhor, é sacrificar o seu dom.
Steve Prefontaine, corredor americano
 
Na corrida, como em qualquer outra atividade, existem altos e baixos, como ser derrotado ou sofrer uma lesão. Mas todas essas coisas são desafios do esporte a serem vencidos. eu aprecio isso, porque torna o atleta sempre melhor.
Paul Tergat, corredor queniano
 
Correr é viver. O resto é apenas esperar a morte.
James Fixx, corredor americano
 
Nós podemos treinar para uma prova, mas a corrida é um esporte para a vida toda.
Alberto Salazar, corredor americano
 
Assim como nas corridas, as maiores batalhas da vida são travadas na solidão.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Na vida, assim como nas corridas, o mais importante é o ato de participar, ainda que a ilusão da vitória nos dê forças para continuar lutando.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Como alguém disse, correr é basicamente um passatempo absurdo pelo qual as pessoas cansam. Mas, se você conseguir achar um significado para cada treino seu, talvez você seja capaz de achar um significado para um outro passatempo absurdo: a vida.
Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike
 
Se você quer vencer algo ou simplesmente correr, corra os 100 metros. Se você quer uma experiência nova, um novo estilo de vida, corra a maratona.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Melhor a decepção de não ter conseguido, do que o arrependimento de não ter tentado.
Anônimo
 
É impossível pensar em rastejar, quando se tem o ímpeto de voar.
Anônimo.
 
O corredor tem de correr com sonhos no coração, e não com dinheiro nos bolsos.
Emil Zatopek, corredor tcheco
 
Minha estratégia sempre foi fazer a minha própria corrida. somente você pode determinar seu desafio pessoal. Não deixe a competição, ou seu oponente, determinar qual deve ser seu desafio.
Joan Benoit Samuelson, corredora americana
 
 

domingo, 18 de janeiro de 2015

D E S A F I O S !

Tá calor!
A gente nem consegue dormir direito por causa da alta temperatura.
Acorda, tá suando. toma banho, tá suando, toma café, tá suando. 
É uma leseira sem fim.
E não é que o pessoal estava firme no treino de hoje de manhã?
Com saída e chegada na Praça general Euclides Figueiredo, o pessoal fez treino de caminhada e corrida na manhã deste domingo calorento. E até os tucanos deram o ar da graça na manhã quente.
Mas tem que ser assim mesmo, afinal, com ou sem aclimatação, o jeito é ir se preparando para os próximos desafios.
E corrida é o que não vai falta neste primeiro semestre.
Em março temos a tradicional Meia Maratona de Paraty, prova muito exigente por causa do calor e umidade do ar na bela cidade do estado do Rio de Janeiro.
Abril vem com diversas provas na região: Itaberá, Ponta Grossa, entre outras.
Maio tem a 21ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, com provas de 10, 25 e 42,195 km, além de uma caminhada de 3 km.
E Para junho tem a Maratona de Porto Alegre, para a qual alguns atletas de nossa equipe já começam a treinar desde já, afinal a coisa lá não será fácil.
Além de todas essas provas sempre aparecem muitas outras nas quais nosso pessoal leva o nome de Itararé.
E é isso, corredor é movido a desafios.
E quanto mais, melhor.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A B R A Ç O !

Tem coisa melhor que uma corrida junto dos amigos para fechar o dia?
Quanta gente!
Final de tarde.
O corpo pedindo um descanso,
Depois de enfrentar um calor de 40 graus.
Muita gente chega em casa e desaba no sofá
Para assistir aquelas porcarias de sempre.
Mas essa turma não.
Essa galera não desanima.
Não tem tempo ruim.
Como diria um outro: "conosco não tem enrosco"
Vamo que vamo!
Companheiro é companheiro!
E a gente vai por causa da corrida.
Pois cada um tem seus objetivos, suas metas.
Qualidade de vida!
Mas a gente vai também por causa dos amigos.
Afinal, a vida fica mais gostosa quando a gente sabe onde estão os abraços de que precisamos!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CORRER - NOSSA INFÂNCIA!

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo

Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu suor.

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância

Meus passos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Meus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de tênis

Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

.....
Você é assim!

domingo, 11 de janeiro de 2015

QUE BOM, QUE BOM QUE É!


ESTRADA DE ITARARÉ


Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é
Uma estrada e uma cabocla
Cum a gente andando a pé

Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é
Uma estrada e a lua branca
No sertão de Itararé

Artomove lá nem se sabe se é home ou se é muié
Quem é rico anda em burrico
Quem é pobre anda a pé

Mas o pobre vê nas estrada
O orvaio beijando as flô
Vê de perto o galo campina
Que quando canta muda de cor

Vai moiando os pés no riacho
Que água fresca, nosso Senhor
Vai oiando coisa a grané
Coisas qui, pra mode vê
O cristão tem que andar a pé



Estrada de Canindé
Luiz Gonzaga



sábado, 10 de janeiro de 2015

ITARAREENSE NO RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS

Correr uma maratona, prova com 42,195 km, não é tarefa fácil. Exige muito preparo físico e mental, disciplina, perseverança, vontade, e dedicação nos treinamentos.
No ano de 2014 chamou a atenção o recorde mundial estabelecido pelo queniano Dennis Kimetto, que cravou 2:02'57", com ritmo médio de 2'54" por km, na prova disputada na cidade de Berlim, na Alemanha. Essa marca fez renascer os debates sobre a possibilidade de se fazer os 42,195 abaixo das duas horas. Loucura!
Para os normais, completar a enorme distância já é uma glória. Correr durante mais de três horas nas provas brasileiras, onde a temperatura e altimetria não ajudam muito, como no caso da prova alemã, é algo para poucos.
No total, cerca de nove mil brasileiros completaram uma das seis maratonas oficializadas pela Confederação Brasileira de Atletismo realizadas no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, e Salvador.
Desses, apenas 3.258 conseguiram tempos para ingresso no Ranking Brasileiro de Maratonistas da Revista Contra Relógio.
O Ranking de Maratonistas, divulgado sempre na edição de janeiro, é elaborado pela conceituada revista desde 1994, e tem como critério para ingresso os tempos adaptados dos índices de classificação para a Maratona de Boston, nos EUA. Devido às características de nosso clima tropical, utiliza-se o critério de meia hora a mais do que o exigido na maratona americana nas categorias por faixa etária.
Dessa forma, os tempos por idade e sexo para ingresso no Ranking Brasileiro são os seguintes:


E mais uma vez tivemos representante no seleto grupo.
O maratonista Guilherme Marques Gorski, com o tempo de 3h27'56", conseguido na Maratona de Curitiba, em novembro, aparece na 163ª colocação, dentre os 430 que obtiveram êxito na categoria de 45 a 49 anos. Guilherme completou três maratonas no ano de 2014: Porto Alegre, em maio, com 3h27'57", São Paulo, em outubro, com 3h36'57", e Curitiba, com 3h27'56".
Em 2014 outros dois itarareenses da Equipe 28 de Agosto, Flávio de Lima, e Fernando César Colturato, estrearam nos 42,195 km, concluindo a Maratona de Porto Alegre, estando aptos para a partir de agora também buscar o ingresso no ranking.
Para o ano de 2015 mais atletas já pensam em se aventurar nessa distância, e os treinamentos já devem ser iniciados neste mês de janeiro.
Bora treinar!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PERCURSO DO RIACHO

Poderia também ser chamado de Percurso do Pé Sujo.
Ou, quem sabe, Percurso das Porteiras.
Volta da Casa Amarela.
Tem em torno de 8,8 km, passa por propriedade rural aqui em nossa cidade (temos autorização), atravessa um riacho, duas porteiras para pular, pedras soltas pelo caminho, muitos buracos, tem uma vista maravilhosa, e algumas subidas bem ingratas.
Assim é mais um de nossos percursos de treino.
Sempre voltamos com os pés bem vermelhos.
Cansados por conta das longas subidas.
Mas com o sorriso garantido no fim de treino, na hora do bate papo com os amigos.



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

C H U V A !

Ela não estava prevista.
Mesmo lá de longe,
No alto, nos espreitava silenciosamente.
Ora fazia que viria,
Ora parecia que estava indo embora.
Tanto que clamamos por ela uns dias atrás,
Que resolveu atender nossas preces.
Andou nos visitando com frequência nesta passagem de ano.
Vinha e ia embora tão rápido,
Inundava tudo, mas
Ainda assim não chegava a refrescar.
Mas o fato é que domingo ela estava meio indecisa.
Tímida, talvez.
Ficou rodando em volta,
Meio que escolhendo a hora certa.
Esperou que fôssemos bem longe,
Para não dar tempo dela escapar.
E veio.
Veio com vontade.
Barulhenta que dava medo.
Lavou tudo.
Fez-nos criança de novo,
A brincar nas enxurradas.

Lavou a alma!

sábado, 3 de janeiro de 2015

ACREDITANDO EM ITARARÉ

Desde 2006 estamos levando o nome de Itararé nas corridas de rua, eventos de atletismo e outras modalidades esportivas por várias cidades brasileiras. Um de nossos objetivos é melhorar o esporte na nossa cidade. Temos conseguido muito nestes últimos anos. Aos poucos estamos na verdade mudando a cultura, o modo de pensar e agir de nossa gente. Quantas pessoas já vemos correndo e caminhando nas nossas ruas? Isso é reflexo de um sério trabalho iniciado lá atrás e começa a ter resultados muito positivos. Já temos hoje em nossa cidade dezenas de pessoas que saíram do nada, largaram o sedentarismo e completaram os 15 km da São Silvestre. Trouxeram a medalha da mais importante corrida da América Latina, mostraram para os familiares e amigos, contagiando-os, e incentivando-os a mudarem de hábitos. Isso é muito, e aos pouquinhos vai mudando o jeito de pensar de nosso povo.
Em 2006, quando foi lançada a ideia, muitos zombaram. Alguns falaram: - "Tá doido! Vai querer ganhar dos quenianos?"
Mas outros acreditaram na "loucura" de formar uma equipe de corrida em nossa cidade.
E dentre os que acreditaram, vale destacar os empresários que apostaram em nossa equipe.
Para a participação na São Silvestre e na São Silvestrinha de 2014, a Equipe 28 de Agosto teve o importante apoio das empresas:

DO VALE PNEUS - GRUPO COLOMBO
 
AUTO POSTO ESTRADÃO

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VALE DO ITARARÉ
 
FORT PALETS
 
MANÉ AUTO PEÇAS E RETÍFICA
 
MADERIT 

AUTO POSTO SÃO CRISTÓVÃO



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

JÁ CORREU A SÃO SILVESTRE?

Você corre?
É atleta? Corredor de rua?
Já fez maratona?
Ultra?
Então. Quando a gente fala que corre, que participa de corrida de rua, muita gente já vem com a pergunta: - Já correu a São Silvestre?
Se a resposta for negativa, parece que a gente nem é corredor.
Não adianta ter feito as mais difíceis provas como maratonas, ultras, em subida, em montanha, etc. O que muita gente ainda conhece é a tradicional Corrida de São Silvestre.
Nossa mais importante prova pedestre teve início no ano de 1925, numa ideia do jornalista Cásper Líbero, que, inspirado numa prova francesa, criou a corrida que em 2014 completou 90 anos de história.
E a prova ficou famosa no mundo inteiro, chamando a atenção de grandes nomes do atletismo mundial, que  vieram até o nosso país especialmente para disputá-la. Nomes como Emil Zatopek, Frank Shorter, Gaston Roelants, Victor Mora, Rolando Vera, Paul Tergat, Rosa Mota, Aurora Cunha, Carlos Lopes, além dos brasileiros Marilson dos Santos, Vanderlei Cordeiro, José João da Silva, Ronaldo da Costa, dentre outros.
Até 1988 a prova era disputada a noite, com largada pouco antes da virada do ano. Em 1989 passou a ter a largada no período da tarde, e desde 2013 a corrida tem início no período da manhã, às 9 horas.
Com uma longa história e contando com a transmissão da televisão, a prova sempre chamou a atenção do público, e é por isso que nossos amigos sempre perguntam: - E aí, já correu a São Silvestre?
Ultimamente, com a Equipe 28 de Agosto, em Itararé temos já muitos concluintes da famosa corrida. Muitos que já tiveram a honra de colocar seus nomes no seleto grupo de verdadeiros corredores: aqueles que já correram a São Silvestre!
O telejornal esportivo Tem Esportes destacou a presença dos atletas de Itararé na grande prova:

http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/videos/t/edicoes/v/integra-do-tem-esporte-sorocaba-31122014/3864573/

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

90ª CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE

Na manhã de ontem, 31 de dezembro, para encerrar o ano esportivo de 2014, contando com a participação de aproximadamente 30 mil atletas, foi realizada na capital paulista a 90ª Corrida Internacional de São Silvestre.
A famosa prova, organizada pela Fundação Cásper Líbero, Gazeta Esportiva, teve a largada e chegada no centro financeiro da metrópole, a Avenida Paulista, e foi vencida tanto no masculino como no feminino pelos fortes atletas etíopes.
No feminino a vencedora foi a atleta Ymer Wude Ayalew, que finalizou com 50min43seg. A melhor brasileira na competição foi a Josiane da Silva Cardoso, que terminou na oitava colocação, com 53min18seg. O etíope Dawit Admasu venceu a prova masculina, com o tempo de 45min04seg. Giovani dos Santos foi o melhor brasileiro na corrida, ficando em quinto lugar, com o tempo de 45min22seg.
A tradicional prova pedestre completou 90 anos em 2014 e reuniu milhares de atletas para a disputa dos 15 km. Estavam lá muitos corredores de elite e também os anônimos atletas amadores, que suaram a camisa no calor do último dia do ano.
Mais uma vez a Equipe 28 de Agosto representou Itararé na competição, levando 18 corredores Flávio de Lima, Cláudia de Lima, Rômulo Cesar Almeida, Maurílio de Oliveira, Gilson de Oliveira, Patrícia Souza Abdala Rodrigues, Jonas Célio Camargo Tupá, Maria Eunice Camargo Tupá, Carolina Veiga, Noel Lopes Machado, Mayara de Souza, Beatriz Pedroso Pimentel Mello, Rômulo Branco, Oracy Gorski Damaceno, Gabriela Marques Gorski, Alan Carlos, Cirineu Júnior, e Guilherme Marques Gorski.
Também participaram da grande festa, ajudando e apoiando os atletas itarareenses, os atletas Rosa Cristina Martins Gorski, Luis Fernando de Moraes, Rodrigo Lages de Moraes, Eugênia Cristina Almeida Santos, e Leonardo Almeida Furquim Santos.
Todos os nossos representantes concluíram bem a difícil corrida, conseguindo ótimos tempos, excelentes classificações nas suas categorias, e trazendo para Itararé lindíssimas medalhas.
Nossas faixas apareceram na transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, e fomos destaque também no telejornal esportivo Tem Esportes.
Centenas de fotos foram tiradas pelo pessoal de nossa equipe e também muitos vídeos que contarão a epopeia dos guerreiros itarareenses na edição histórica da maior e mais tradicional corrida de rua brasileira.
No vídeo abaixo, feito no meio do povão, no momento da largada da competição, dá para ouvir o locutor oficial da corrida destacando a presença de Itararé na festa.


A participação dos itarareenses em mais esse evento esportivo só foi possível graças ao apoio e patrocínio de importantes empresas que acreditam no desenvolvimento do esporte em nossa cidade:


DO VALE PNEUS - GRUPO COLOMBO
AUTO POSTO ESTRADÃO
FORT PALETS
MANÉ AUTO PEÇAS E RETÍFICA
AUTO POSTO SÃO CRISTÓVÃO
MADERIT 
RESIDENCIAL VALE DO ITARARÉ