sábado, 6 de agosto de 2016

DIA DO MARATONISTA - 07 DE AGOSTO

42,195 km.
É a distância oficial da maratona, uma das provas mais tradicionais do programa do atletismo olímpico.
A competição tem sua origem na lendária história do ano de 490 a.C. quando os gregos derrotaram os persas numa terrível batalha travada na planície de Maratona. Milcíades, general grego, determinou que seu melhor soldado, um certo Pheidippides, voltasse à cidade com a informação do triunfo. Vigoroso, Pheidippides decidiu fazer o percurso inteirinho na corrida, e Maratona distava aproximadamente 40 quilômetros de Atenas. Pheidippides cumpriu sua missão, mas, logo depois de noticiar a vitória dos gregos, morreu.
Como uma homenagem a Pheidippides, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, 1896, a maratona foi, pela primeira vez, introduzida como competição, tomando-se o cuidado de, dois anos antes dos jogos, testarem alguns atletas na enorme distância de 40 km, pois ninguém desejava a possibilidade de um morto campeão olímpico.
Devidamente testados os atletas, em 10 de abril de 1896, foi disputada a primeira maratona dos Jogos Olímpicos, que teve como vencedor o grego Spyridon Louis, com o tempo de 3h06'03".
A mítica prova, que no seu início tinha os aproximados 40 quilômetros, teve sua distância alterada por um fato bem pitoresco. Em 1908, quando os Jogos Olímpicos foram disputados em Londres, para que a família real pudesse assistir à largada da prova, o percurso teve acrescidos mais 2.195 metros, iniciando na frente do Castelo de Windsor e terminando no Estádio White City, ficando com a distância que se respeita até hoje: 42,195 km!
A maratona masculina é a prova que encerra o programa de atletismo dos Jogos Olímpicos, e ao longo de toda sua história criou mitos e heróis, como o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a maratona olímpica de Atenas, em 2004, e foi agarrado por um fanático religioso irlandês. Vanderlei, ajudado por espectadores, conseguiu se desvencilhar e reunir forças para seguir adiante, perdendo a liderança da prova, mas chegando em terceiro lugar e conseguindo a sonhada medalha olímpica. Por ter demonstrado espírito olímpico Vanderlei foi condecorado pelo Comitê Olímpico Internacional com a medalha "Barão de Coubertin", o que o torna um "Herói Olímpico".
Vanderlei Cordeiro detém o melhor tempo numa maratona realizada no Brasil, com as 2h11'19" conseguido na Maratona Internacional de São Paulo, em 2002. O melhor tempo de um brasileiro na distância de 42,195 km pertence ao mineiro Ronaldo da Costa, obtido em Berlim 1.998: 2h06'05", que na época foi o recorde mundial.
Não é nada oficial, mas ficou instituído que o dia 07 de agosto, é o "Dia do Maratonista". Essa data foi escolhida por marcar o dia do nascimento de uma lenda da modalidade, o atleta etíope Abebe Bikila, que foi bicampeão olímpico (Roma-1960 e Tóquio-1964), correndo descalço para ganhar o ouro na maratona de Roma.
Maratonista é aquele que já correu, e concluiu, uma prova na distância oficial, ou seja, 42,195 km.
Pela equipe já enfrentaram a mítica distância os atletas Flávio de Lima, Fernando Cesar Colturato, Guilherme Marques Gorski, Silmara Martins dos Santos, Alan Soares de Almeida, Robson de Genaro, Valmiro Almeida Pinho, Gilson de Oliveira, e Sérgio Crespi,Cirineu Júnior, e Marco Antônio da Silva.
Vanderlei Cordeiro acendeu a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, emocionando a todos.
Orgulho para todos os atletas brasileiros. Principalmente para aqueles que sabem o quão difícil é completar a maratona.
Não poderia haver escolha melhor.
A chama com a qual Vanderlei fez brilhar o momento mágico da Olimpíada passou por Itararé no dia 16 de julho. Esteve nas mãos de grandes atletas nacionais.
E nossa equipe teve a honra de contar com dois maratonistas, Flávio e Guilherme, no revezamento do maior símbolo de paz e união entre os povos.
Então,
Parabéns, Maratonistas da Equipe 28 de Agosto!

(Foto: Reprodução/COI/Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário