Para quem gosta de acompanhar o atletismo e principalmente para quem corre provas de fundo, os 10.000 metros são imperdíveis. A prova é contagiante. Diferente do que acontece com a disputa dos cem metros, em que num "raio", num piscar de olhos, as coisas são decididas, nas vinte e cinco voltas na pista quando da disputa dos 10 mil, além da resistência, velocidade, os atletas e equipes se valem muito da estratégia, e a disputa vai crescendo volta a volta.
A energia entre atletas e público vai crescendo a cada passada, e os espectadores são levados ao delírio a cada arrancada, a cada quebra de ritmo, e a cada escapada de um ou de outro corredor.
Na noite de ontem, 13 de agosto, no Estádio Olímpico João Havelange, o "Engenhão", foi realizada uma prova épica, com a presença dos principais fundistas mundiais. Entre os sempre favoritos quenianos, etíopes, e eritreus, um nome se sobressaía já desde Londres 2012.
Mohamed Farah, ou simplesmente Mo Farah, era o grande nome. Campeão olímpico e mundial dos 5.000 e 10.000 metros, o britânico chegou como favorito, mas começou a prova se "segurando" no último lugar do grupo de atletas. Depois de algumas voltas foi se posicionando no meio do pelotão, onde, numa das voltas, quase na entrada da reta principal, tropeçou nos pés do americano Galen Rupp e foi ao chão para espanto da plateia. Perdeu várias posições, levantou-se e seguiu.
Determinado, o campeão acelerou para alcançar o pelotão dos líderes, no qual se revezavam os quenianos e etíopes. O público se levantou nas arquibancadas torcendo. Na última volta Mo Farah acelerou como sempre e entrando na reta final ganhou a disputa no sprint com o queniano Paul Kipngetich, fechando as 25 voltas com o tempo de 27m05s17.
Na plateia, curtindo esse histórico momento olímpico, atletas de Itararé e Piraí do Sul, juntamente com torcedores do mundo inteiro, ajudaram a colorir de laranja o lindo estádio.
Jairo dos Santos, de Piraí do Sul, Guilherme Marques Gorski, e Gabriela Martins Gorski, da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, acompanharam de perto a façanha que entrará para a galeria das mais belas histórias olímpicas.
Além dessa prova viram também recordistas mundiais desfilarem no campo e pista olímpicas. Salto em Distância, Salto com Vara, Lançamento de Dardo, 800 metros, 400 metros, Heptatlo, Acompanharam a semifinal e final dos cem metros rasos femininos, outra grande disputa de medalhas da noite. A vencedora foi a Jamaicana Elanie Thompson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário