quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ESTÁGIO INTERNACIONAL DE ATLETISMO - ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES/COB

Pista de Atletismo da EsEFEX 

Acontece  nesta última semana de setembro a etapa de estágio internacional de atletismo do curso da Academia Brasileira de Treinadores, do Comitê Olímpico do Brasil.
A professora Gabriela Gorski, iniciou o curso em novembro de 2015 e está no Rio de Janeiro tendo aulas práticas de diversas provas do atletismo com treinadores renomados de nível mundial.
Bacharel e licenciada em Educação Física, com pós graduação em Treinamento Desportivo, a atleta e técnica da Equipe 28 de Agosto representa Itararé no restrito grupo de treinadores  selecionados pelo Comitê Olímpico do Brasil que terá a missão de levar adiante o legado olímpico depois dos jogos Rio2016. 
O estágio de atletismo acontece na Fortaleza de São João, na Urca. Foi neste local que, em 1565 Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, desembarcou com sua tropa numa praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, para reintegrar a ocupação territorial de Portugal, levantando um fortim.
Atualmente, funcionam na Fortaleza de São João a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX), o Instituto de Pesquisa de Capacitação Física do Exército, a Escola Superior de Guerra (criada em 1949) e o Museu do Desporto do Exército.


A semana iniciou com aulas práticas de salto em altura ministradas por Jeff Huntoon, técnico do atleta campeão olímpico nas Olimpíadas RIO2016, Derek Drouin. Na sequência, saltos horizontais (distância e triplo) com Nélio Moura, técnico da campeã olímpica em Pequim, 2008, Maurren Maggi.

Jeff Huntoon - Salto em altura
Nélio Moura - Salto em distância
A quarta-feira iniciou com aula teórica e prática sobre salto com vara, com o técnico da seleção polonesa Wiaczeslaw (Slava) Kaliniczenko demonstrando diversos exercícios relacionados a técnica e exercícios auxiliares. No período da tarde, aulas sobre provas de meio fundo, fundo e marcha atlética com os professores Ricardo D'Angelo e Adauto Domingues, treinadores dos atletas Vanderlei Cordeiro de Lima e Marilson Gomes dos Santos, respectivamente. Para finalizar esse grupo de provas, os alunos terão aulas com o técnico da seleção espanhola de atletismo, Mariano García-Verdugo Delmas.
Wiaczeslaw Kaliniczenko - Salto com Vara
Adauto Domingues - Marcha Atlética
Ricardo D'Angelo - Meio fundo e fundo

E no local do estágio o "movimento" olímpico ainda não terminou. É campeão para lá e para cá. No mesmo local são realizados os treinamentos da equipe de Vôlei do Rio de Janeiro (Sesc-Rexona) com o técnico Bernardinho, Fabi, e companhia.
Franck Caldeira, campeão da São Silvestre em 2006, Pan-americano em 2007, tri campeão da Volta da Pampulha, acompanhou algumas aulas junto com os treinadores.
Lars Grael e o primeiro medalhista na RIO2016 para o Brasil, Felipe Wu, também frequentam o local.
É só Fera, amigo!!!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

ALARANJANDO CORRIDAS E PÓDIOS POR AÍ


Enquanto uma turma nossa alaranjava a terra das três fronteiras,
outras provas por aí contaram com atletas da Equipe 28 de Agosto.

Track&Field Run Series Shopping Villa Lobos.
Em São Paulo Cirineu Júnior fez os 10 km da Track&Field Run Series Shopping Villa Lobos. A largada da prova, em frente ao shopping, foi às 7 horas da manhã do domingo, 25 de setembro.

Parabéns, Cirineu!









Corrida do Padroeiro de São Miguel Arcanjo
Noel Lopes Machado subiu no pódio da Corrida do Padroeiro de São Miguel Arcanjo. O atleta mais uma vez foi premiado com troféu na cidade ao conquistar o terceiro lugar na categoria de 60 a 69 anos, na prova que foi disputada também na manhã de domingo na distância de 5 km.
As corridas em São Miguel Arcanjo são sempre num nível bem alto, com atletas bem treinados em busca dos bonitos troféus.

Parabéns, Noel!



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

9ª MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU

Na manhã de ontem, domingo, 25 de setembro, contando com a participação de 2.500 atletas de vários países, foi realizada na "terra das cataratas" a nona edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, prova que foi vencida tanto no masculino quanto no feminino pelos fortes maratonistas quenianos.
A competição, muito bem organizada pelo SESC - PR, teve o início às 6h30 para a maioria das categorias, contou com corrida de 11,5 km, e a distância principal, de 42,195 km, que foi disputada individualmente ou em duplas masculinas, femininas e mistas.
A corrida de 11,5 km teve aproximadamente 1.200 atletas na disputa que alinharam na largada no portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Já a maratona uniu dois cartões postais da cidade, a usina de Itaipu, uma das sete maravilhas da engenharia moderna, e as Cataratas do Iguaçu, uma das sete novas maravilhas da natureza.
A largada dos 42,195 km se deu no Mirante do Vertedouro da Itaipu, e de lá os atletas percorreram os primeiros 5,5 km dentro da Itaipu Binacional, mais 25 km atravessando a cidade de Foz, para adentrarem no Parque Nacional de Iguaçu para os últimos 11,5 km, com a chegada ao lado das famosas cataratas.
O queniano David Kiprotich Bowen, de 31 anos, foi o grande campeão na maratona masculina, com o tempo de 2h20min40seg. Na disputa feminina Priscila Lorchima, também queniana, venceu com o tempo de 2h47min25seg.
Mais uma vez os atletas da Equipe 28 de Agosto representaram Itararé na importante competição do atletismo internacional. Ao todo tivemos 14 itarareenses em Foz do Iguaçu.
Nos 11,5 km correram os atletas Carolina Veiga, Aline Santos Reis, Claudia de Lima, Jonas Célio Camargo Tupá, Flávio de Lima, Maria Eunice Camargo Tupá, Rosa Cristina Martins Gorski, Rodrigou Lourenço Lopes, Sandra Deise Barsotti, e Rogério Osório de Mello Filho.
Na maratona, que teve 800 atletas inscritos, Guilherme Marques Gorski representou Itararé, concluindo sua 25ª prova de 42,195 km. O atleta da Equipe 28 de Agosto melhorou em cinco minutos o tempo que obteve em Foz no ano passado, fechando com 3h26min20seg.
Também acompanharam os atletas em Foz do Iguaçu Mayara de Azevedo Lourenço Lopes, Clarissa de Lima dos Reis, e Maria Theresa de Thomaz Lima.
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

KIT NA MÃO - MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU

É longe............
Mas vale a pena.
Depois de muuuuuitas horas na estrada finalmente chegamos em Foz do Iguaçu, terras das cataratas, das três fronteiras.
Mesmo cansados, fomos até o exterior, aproveitar a manhã para um pa$$eio no Paraguai. Mas com o dólar ainda lá em cima ficamos mesmo no passeio. Uma caminhada e tanto.
Retornando ao Brasil a fome já apertava e o almoço chegou em boa hora.
Sem descanso seguimos para a unidade do SESC de Foz do Iguaçu para a retirada dos kits de prova, já contando com a boa organização da promotora do evento.
Kit na mão, agora é segurar a ansiedade para a disputa da 9ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, evento que contará com corridas nas distâncias de 11,5 e 42,195 km e será realizado no domingo, 25 de setembro.
Uma pausa nos passeios para escrever aqui no blog, mas já estamos de saída de novo para o estrangeiro.
Daqui a pouco é hora da Argentina.
E vamo que vamo!


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

24ª MARATONA DE REVEZAMENTO PÃO DE AÇÚCAR

PARCERIA ITARARÉ - SÃO MIGUEL ARCANJO
Na manhã de ontem foi realizada na capital paulista aquela que é a maior prova de corrida de rua do Brasil, a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, que contou com a participação de 36 mil atletas divididos em categorias de duplas, quartetos e octetos masculinos e femininos.
A competição já está na vigésima quarta edição e atrai atletas profissionais e amadores principalmente grupos de academias e de empresas que estimulam seus funcionários a adotarem um estilo de vida saudável.
Realizada neste ano de 2016 nas imediações do Parque do Ibirapuera, a tradicional prova contou mais uma vez com representante de nossa cidade. O maratonista da Equipe 28 de Agosto, Clóvis Matozo formou uma dupla com o rápido atleta de São Miguel Arcanjo, André da Silva Rodrigues, e juntos conseguiram a ótima classificação de nono lugar na grandiosa festa do atletismo nacional.
André abriu a prova percorrendo os primeiros 21 km (segundo informações deu bem mais que isso...) e na sequência entregou a munhequeira do revezamento ao atleta Clóvis, que concluiu a segunda parte.
A dupla fechou todo o percurso no excelente tempo de 3h07min57seg.
Parabéns, Clóvis e André!
Em 2004, quando a prova foi realizada na USP - Universidade de São Paulo, dois atletas itarareenses também já haviam feito os 42 km em revezamento de duplas.
Oracy Gorski Damaceno e Guilherme Marques Gorski representaram as cores de Itararé naquela ocasião.
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !

sábado, 17 de setembro de 2016

NOSSAS DIFERENÇAS É QUE NOS FAZEM IGUAIS

Estamos vivendo um momento único na história esportiva do nosso país.
Penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos Rio2016.
Já encerramos os Jogos Olímpicos mostrando ao mundo inteiro que mesmo com todos os problemas que temos, somos capazes.
E agora os paratletas brasileiros estão fazendo bonito nas pistas, piscinas, campos, e quadras, mostrando que o esporte é para todos.
Salto em distância numa perna só! Nadar sem braços! Correr sem pernas! Jogar Tênis de Mesa sem braços!
Superação.
Acompanhamos paratletas com marcas próximas, iguais ou até mesmo superiores aos resultados obtidos nos Jogos Olímpicos, como foi o caso do argelino Abdellatif Baka, da classe T13 (baixa visão) que foi ouro nos 1.500 metros com um tempo melhor, 3m48s29, do que o ouro olímpico deste ano.
E o esporte é isso mesmo.
Pessoas diferentes se colocando à prova, tentando se superar sempre, buscando na superação do outro a excelência.
Somos todos diferentes. O normal é ser diferente.
É a nossa diferença que nos faz humanos.
E aí lembramos que aqui em nossa cidade, graças ao nosso incansável trabalho pelo esporte, já tivemos competição dos cadeirantes.
Foi em 2007.
Como nossa equipe (naquela época ainda com o nome Epaminondas) já vivia competindo por aí, e participávamos do Circuito de Corridas de Ponta Grossa, éramos amigos de um grupo de paratletas de lá e, como aqui em nossa cidade seria realizada uma corrida, eles também queriam vir pra cá competir.
Mas aí ficamos preocupados. Eles competiam em cadeiras de rodas, e aqui em nossa cidade os paralelepípedos seriam impróprios para participação deles.
Não tem problema, disseram, a gente vai nem que caia, diziam.
Então conseguimos, com muito esforço, que os organizadores daquela prova, realizada em 7 de setembro de 2007, incluíssem uma categoria de cadeirantes para que eles pudessem participar, e adaptamos um percurso para fugir um pouco dos nossos tradicionais paralelepípedos.
E assim foi, com tombos e mais tombos, felizes por terem competido, com troféus nos pódios, eles estiveram por aqui e nos ensinaram muito.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

DO UNIVERSO ENTRE AS NAÇÕES RESPLANDECE A DO BRASIL

Já podeis, da Pátria, filhos,
Marchar, andar, trotar, correr,
Mostrar garbo juvenil.
Na manhã de hoje a nossa rua principal foi tomada pelos representantes das escolas, instituições representativas da sociedade itarareense, que depois da concentração das imediações da Praça Adhemar de Barros (Caixa D´água) iniciaram o desfile cívico em comemoração ao 7 de setembro.
Na abertura da parada os condutores da Tocha Olímpica mais uma vez empunharam o símbolo de paz e união, levando aos presentes a mensagem do congraçamento por meio do esporte.
Depois dos alunos representantes das escolas foi a vez da Equipe 28 de Agosto marchar alaranjando os paralelepípedos de nossa via principal.
Segundo muitos, a vontade era de disparar, acostumados que estão com a velocidade nas passadas, mas como o momento exigia passos mais solenes, o grupo laranja foi aos poucos ganhando distância.
Novamente a Tocha Olímpica desfilou, desta vez em revezamento nas mãos dos atletas da Equipe 28 de Agosto.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BELEZA NA VÊNUS GIRLS NEVER GIVE UP

Ontem, domingo, 4 de setembro, as passarelas da capital da garoa se encheram de graça com a realização da Etapa São Paulo da Vênus Girls Never Give Up, prova (ou desfile?) exclusiva para as mulheres, realizada nas imediações do Jockey Club.
A competição cheia de charme atraiu mais de 13 mil atletas que se distribuíram nas provas de 5, 10 e 15 km.
Vênus, deusa romana do amor e da beleza, segundo a mitologia foi gerada pelas espumas do mar dentro de uma concha de madrepérola.
A competição, para alegria das participantes, contou com serviços de massagem, limpeza de pele, esmaltação de unhas e orientação sobre vida saudável e beleza.
Nossas belas Ariane Crespi, Claudia de LIma e Carolina Veiga estiveram na prova e foram premiadas com lindas medalhas. Claudia e Ariane desfilaram na passarela dos 10 km, e Carolina desfilou na passarela de 15 km.
Parabéns, belas 28 de Agosto!