sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TEMPO QUE O VÔLEI ERA 100% ITARARÉ
Em 1985 os Jogos Regionais do Estado de São Paulo foram realizados na vizinha cidade de Itapeva e Itararé, que havia ficado de fora de competições regionais por um longo período, retornava ao cenário esportivo competindo em várias modalidades, dentre elas o Voleibol, com um time formado somente por atletas 100% Itararé.
Ali nascia o vôlei de Itararé, nas mãos do então aluno de Educação Física Guilherme Gorski, dos jovens Renato Azevedo, e Luiz Furlani.
Eram outros tempos. Só tínhamos quadra coberta na Escola Estadual Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, Instituto, e era uma quadra com piso de madeira, com muitas tábuas soltas.
Treinávamos também na quadra do Semefer, e sem material apropriado. Tínhamos apenas três bolas de vôlei bem usadas (bem surradas) e ficávamos na quadra quase que o dia inteiro. O "seu" Oliveira (que cuidava do Semefer) sempre vinha brigar com a gente porque já tinha dado nosso horário.
Naquela época tínhamos que pegar autorização (algumas vezes com o Sr. Adailton que trabalhava no Banespa) para podermos treinar na quadra.
Quando o treino era no Instituto tínhamos que ir buscar as três bolas no Semefer e depois dos treinos levá-las de volta.
Tempo bom.
Os uniformes que usamos nos Jogos Regionais foram patrocinados pela Cofesa e uns tempos antes dos jogos ficaram em exposição na "vitrine" da Cofesa loja 9.
Todo ano, por ocasião das festividades do aniversário da cidade, era realizado um campeonato de várias modalidades esportivas (Futebol de Salão - hoje Futsal - Voleibol, Basquetebol, além de Tênis de Mesa, e outras) e formavam-se oito, dez times de cada modalidade. A quadra descoberta do Semefer lotava de gente a noite para assistir as partidas.
Teve uma noite, que choveu e como todos queriam jogar e a platéia estava esperando pelos jogos, logo que parou a chuva foram comprar vários litros de álcool para esparramar na quadra e tocar fogo para ajudar a secá-la. É mole?
E hoje? Com uma longa tradição de times montados com gente de fora, se fizerem um campeonato na cidade, quantos times se formam para jogos de Basquete? e de Vôlei?
E olha que todas as quadras das escolas estão cobertas e temos dois, ou melhor três bons ginásios, se contarmos aquele que está parado na Praça Figueiredo.

Em pé, da esquerda para a direita: Adão, Furlani, Sérgio Gianizela, Roberto Hulk (in memorian), Renato Azevedo, e Marcos Bochecha.
Agachados, da esquerda para a direita: Luiz Gorski, Júnior, Moraes, Guilherme, e Edilson.
Foto tirada na Escola Jeminiano, em Itapeva, antes da partida contra Chavantes pelos Jogos Regionais de 1985.


2 comentários:

  1. Quem pratica algum esporte em Itararé devia se recusar a ir em Jogos Regionais junto com pessoas contratadas de outras cidades.
    Muito legal a foto. Pai está parecendo o Seu Madruga hehe brincadeira!

    ResponderExcluir
  2. O Buchecha e o Edilson estão irreconhecíveis ae Guilherme...hahahaha

    ResponderExcluir