sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DIA DO ATLETA - PARABÉNS PARA NÓS!


Parabéns, Atletas!


O dia foi ontem.
A postagem também era para ter saído ontem...
Mas, com a CORRERIA do fim de ano, agenda lotada, etc, e tal, só terminamos de escrever hoje.
De toda forma, vale a mensagem.
O Dia Nacional do Atleta, ou simplesmente Dia do Atleta, é comemorado em 21 de dezembro.

Atleta, de Athlon, a antiga palavra grega para disputa.

É aquele que luta pelos ideais, respeita o adversário,
Respeita as regras.
Consegue conquistas, por menores que sejam.
É aquele que tem como sagrado o palco esportivo, venerando-o como o lugar onde se realizam seus sonhos.
Aquele que admira o esforço do rival, e tenta superá-lo. Torce para que seu adversário seja sempre bom, para que, quando conseguir superá-lo, que seja porque venceu o melhor.

Que acredita no poder da determinação, da garra, e da disputa para alcançar seus objetivos.

Que chora porque perdeu, mas faz com as lágrimas sequem rápido com o vento que bate no rosto quando se iniciam os treinos para os próximos desafios.
Atleta é aquele que divide as alegrias e glórias das vitórias com todos aqueles que lutaram ao seu lado.
Aquele para quem a disputa, a competição, o jogo, são metáforas da Vida.
Atleta é aquele que não transfere a responsabilidade da derrota para outros.
Que é fiel ao esporte e não deixa que os fins justifiquem os meios.

Aquele que faz da humildade o seu mais valioso troféu.


A data de 21 de dezembro celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida. Um atleta pode ser também àquele que pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc.

Origem do Dia do Atleta
Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta, foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, através do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

Ainda existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como: o Dia do Atleta Olímpico (23 de junho); o Dia do Atleta Profissional (em 10 de fevereiro); Dia do Esportista (19 de fevereiro), e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (em 22 de setembro), e Dia do Maratonista (7 de agosto).

Neste 21 de dezembro, com todas as n notícias envolvendo escândalos de corrupção na Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Paulista de Atletismo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, e outras tantas notícias de desvios de recursos que deveriam ter sido destinados aos esportistas, vale a pena mostrar pelas imagens desta postagem, quem são os verdadeiros atletas deste país.
Diferentemente do que costumamos mostrar, neste momento de indignação por que passa o atletismo nacional, as imagens que hoje ilustram a postagem são diferentes. Mostram um pouquinho (bem pouquinho mesmo) da vida do atleta brasileiro.
Aqueles que, mais do enfrentar as dificuldades das competições, superam todo tipo de obstáculos para fazer o que mais gostam: melhorar o mundo pelo suor de seus rostos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário