sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

18ª SÃO SILVESTRINHA - 27 DE DEZEMBRO DE 2011
ESTÁDIO ÍCARO DE CASTRO MELLO - IBIRAPUERA - SÃO PAULO

A valorosa participação dos alunos das escolas estaduais da cidade de Itararé na 18ª São Silvestrinha, realizada no dia 27 de dezembro, no Estádio Ícaro de Castro Mello, Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera, São Paulo,  fechou com chave de ouro o Projeto Saber Correr para Correr pelo Saber, da Diretoria de Ensino - Região de Itararé.
É um Projeto de Implementação do Currículo de Educação Física, elaborado pela Professora Coordenadora de Educação Física da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino - Região de Itararé, Silvana Contieri Machado de Genaro, devidamente aprovado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação.
Com a aprovação da CENP, houve a destinação de recursos pela Secretaria da Educação para o transporte dos alunos para a competição em São Paulo.
Desde agosto deste ano as escolas estaduais Dr. Herculano Pimentel, Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, Profª Esther Carpinelli Ribas, Heitor Guimarães Côrtes, Prof. Caetano Carbone, Prof. Christiano Marques Bonilha, e Tomé Teixeira, estiveram movimentadas pelo projeto.
Com o apoio dos diretores das escolas e com a participação dos professores de educação física, foram selecionados os alunos que representaram cada unidade escolar na importante prova do cenário esportivo nacional.
Relembrando:
No dia 7 de setembro, contando com maciça participação de alunos, professores, diretores, coordenadores, funcionários, pais e comunidade, foi realizada na pista de atletismo do Ginásio Lauro Loureiro de Mello, em Itararé, a competição entre os alunos das escolas, servindo para que cada escola selecionasse seus representantes. (ver postagens antigas)
A partir disso começaram os treinamentos, ora presenciais, em grupo, na pista de atletismo, ora por meio de cumprimento de treinamento prescrito por planilha, em que cada aluno fez seu treino em local de livre escolha.
No dia 08 de dezembro foi realizado mais um treinamento coletivo, ocasião em que foram entregues os uniformes para cada atleta, e também um exemplar da Revista Contra Relógio, gentimente cedida pela Editora Redijo. (ver postagens antigas)
Os uniformes e as inscrições dos alunos para a competição foram fruto de parceria da Diretoria de Ensino com os empresários locais, aos quais fica registrado o agradecimento:

- DO VALE PNEUS;
- JUNITEX MAGASIN;
- AUTO POSTO FABRI;
- BAZAR CRISTAL;
- MERCADO SOUZA;
- TRANSMARCOS;
- BIG PAUL SUPERMERCADOS;
- CIPAPEL;
- LOJAS IPIRANGA;
- FARMÁCIA SANTANA;
- CENTRO PRODONTO MÉDICO;
- PAPELARIA MACHADO;
- CASA DE SALGADOS DONA EMA;
- PRETO SUPERMERCADO;
- MALHA&AÇÃO.

Devidamente treinados, uniformizados, e, muito importante, depois de terem passado por exames médicos, os alunos atletas acordaram cedo no dia 27 de dezembro. Em três vans lotadas partiram para São Paulo, ansiosos pela disputa.
Ao chegarem em São Paulo, na pista onde seria realizado o evento, foram recepcionados pelo repórter da Rede Globo de Televisão, Márcio Canuto, que registrou a presença de Itararé na São Silvestrinha. Foi muita alegria para os alunos, que apareceram na TV, ao vivo, no telejornal SPTV - primeira edição.
Depois da entrevista os atletas receberam seus kits de participação, composto de número de peito personalizado, camiseta alusiva à São Silvestrinha, viseira, e mais outros brindes fornecidos pelos patrocinadores do evento.
Tomaram seus lanches e ficaram nas arquibancadas aguradando a hora de competirem numa das principais pistas de atletismo do Brasil, local onde já competiram atletas de elite do esporte nacional.
Tiraram fotos, brincaram com os animados palhaços, assistiram aos homens de pernas de pau e com monociclo, e acompanharam o início da competição, que teve a participação das crianças cadeirantes, com síndrome de down, crianças de seis anos, que faziam a festa na pista.
A hora de cada um competir estava chegando e a ansiedade foi aumentando. Mas tiraram de letra. Competiram de igual com jovens que já haviam participado de outras edições da prova. Foram campeões em algumas baterias, vices em outras, e, mais importante, foram até o fim, competindo de forma saudável.
Cabe o registro da importante participação dos profissionais que acompanharam os alunos em São Paulo: Rodrigo, Flávio, Letícia, Eliana, Luciana, Denise, Sheila, e Jacira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário