domingo, 12 de fevereiro de 2012

JOGOS OLÍMPICOS
O COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA

O Brasil vai se tornar um país olímpico. Terá o privilégio de, daqui a quatro anos, sediar o maior evento esportivo do planeta. Já são sentidos os reflexos disso em todas as áreas. Várias empresas estão capacitando seus funcionários na língua inglesa. Outras empresas já estão preocupadas com a questão da infraestrutura, pensando na reforma e ampliação de terminais rodoviários, aeroportos, rede hoteleira, etc.
Mas pouco se vê na área que mais importa, a esportiva.
Nossa estrutura esportiva é precária.
A formação de atletas é baseada em clubes e prefeituras, ficando à mercê muitas vezes de políticos inescrupulosos. Bem diferente de países que têm sua base esportiva nas escolas, e, não por acaso, tradicionalmente lideram os quadros de medalhas nas várias edições dos jogos.
Para mudar a posição em que se encontra no cenário esportivo, o Brasil precisa urgentemente rever a sua forma de encarar a formação esportiva. Esporte não pode ser tratado mais por pessoas que não têm a devida formação profissional e pessoal. Nossas crianças e jovens precisam de modelos, de exemplos de vida. É através dos exemplos, do "espelho", é que elas podem manter vivo o sonho da excelência.
Sobre a excelência do esporte, dos Jogos Olímpicos, temos o excepcional livro de Phil Cousineau, "O Ideal Olímpico e o Herói de Cada Dia".


Transcender a linha entre o humano e o divino. Ao superar os seus próprios limites, num precioso instante, os atletas se transformam e heróis, em semideuses. É isso que faz com que o mundo inteiro fique enfeitiçado diante dos aparelhos de televisão durante os Jogos Olímpicos. Em seu livro, Phil Cousineau resgata a essência do espírito olímpico - o compromisso com a excelência -, realizando uma viagem mítica desde os jogos antigos aos modernos, contando histórias de deuses, atletas e treinadores.
O verdadeiro fascínio do autor é pelo que Jesse Owens chamou de "vida interior" do atleta, uma misteriosa força motriz, mais profunda que o desejo de ganhar, que transcende o gênero, a raça e a nacionalidade.
A manifestação do ideal olímpico, através do equilíbrio mente, corpo e espírito, transforma esta obra em um guia para todos os fãs do jogo da vida, que valorizam a verdadeira liderança, aspiram à integridade pessoal e querem alcançar a excelência, o equilíbrio em qualquer atividade profissional, educativa ou pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário