quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MUDANÇA NA DATA DA MARATONA DE SÃO PAULO - LAMENTÁVEL!

A 19ª Maratona Internacional de São Paulo, organzada pela Yescom, tinha como data de realização o dia 28 de abril. Alegando "mudanças estratégicas", a organização comunicou em seu site oficial que os 42 quilômetros de São Paulo passariam do dia 28 de abril para seis de outubro. Quanto ao percurso, a maior alteração acontece na largada e chegada, que acontecerão na região do Parque Ibirapuera.
Tal anúncio pegou os maratonistas em fase adiantada de treinamento, e muitos já haviam até efetuado a inscrição para a prova. Ressalte-se que a organizadora enviou e-mail para os atletas já no ano passado, com a data definida para 28 de abril. O que mais se vê nas redes sociais são maratonistas descontentes com tal decisão. E mais, descontentes com a Yescom, organizadora que mais desrespeita os atletas no Brasil. É só lembrar da São Silvestre, que também é organizada pela referida empresa, que teve ano que a entrega da medalha foi junto do kit de participação.
Para correr uma maratona são necessários meses de treinos, planejamento, dedicação, e tudo isso é feito pelos corredores amadores conciliando horários de trabalho, mudando agendas, envolvendo a família, etc. Não é brincadeira. Quem se dispõe a correr uma maratona sabe dos sacrifícios que serão feitos para chegar no auge do condicionamento físico numa data planejada. 
Mudar a data de uma maratona é o máximo do desrespeito para com os corredores.
E a Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, com seus atletas treinando para a prova de 10 km que faria parte da Maratona, prejudicados com a alteração na data, terão de rever a programação, encontrando outra prova para participar ainda no primeiro semestre.
E o pior, parece que a organizadora não quer ressarcir aqueles que já efetuaram suas inscrições. Atenção: PROCON NELES!


Mais em:
http://www.webrun.com.br/maratona/n/maratona-de-sao-paulo-muda-de-data-e-frustra-maratonistas/14504

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PESSOAL DISCIPLINADO, ANIMADO, DE BEM COM A VIDA!

Muito bom ver que a atividade física começa cada vez mais a fazer parte da vida das pessoas. E quando o prazer pela realização do exercício é maior do que a obrigação de fazer, isso é levado para o resto da vida.
Agora, quando a gente pode sentir o prazer que a atividade física proporciona, ter os benefícios para a saúde, e receber a energia positiva dos amigos, tudo isso junto, não há money que pague.
Visando a participação nas provas da Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada no dia 28 de abril na capital paulista, o pessoal da equipe segue firme nos treinamentos.


 Mais fotos em:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

I CURSO DE ARBITRAGEM DE CORRIDA DE RUA NA FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO

Nos dias 16 e 17 de fevereiro a Federação Paulista de Atletismo realizou o I Curso de Arbitragem de Corrida de Rua. Numa iniciativa pioneira formou pela primeira vez árbitros de corrida de rua. Até então os árbitros eram formados pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt. Com esse pioneirismo, o estado de São Paulo ganha novos membros para atuação nas mais de 380 provas estaduais.  No curso realizado na própria Federação, os cerca de 40 cursistas tiveram aulas sobre praticamente tudo sobre a realização de uma prova de corrida de rua. Foram abordados desde a história da Corrida de Rua, até as perspectivas de crescimento dessa importante modalidade esportiva.
No sábado, dia 16, foi realizada a abertura do evento pelo Presidente da Federação, Sr. Mauro Chekin, que apresentou os motivos da realização desse primeiro curso de formação de árbitros de corrida de rua. Na sequência foram abordados os temas História da Corrida de Rua e Organização de Corrida de Rua. No período da tarde foram tratados: Percurso; Aferição de Percurso; e Classificação - Largada e Chegada.
Já no domingo, dia 17, os conteúdos trabalhados foram: Ética e Postura, e Relatório. Encerrados todos os temas os cursistas fizeram a prova final, com 25 questões.
Encerrando o curso foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos novos Árbitros de Corrida de Rua da Federação Paulista de Atletismo.
Os professores de Educação Física da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski fizeram o curso e estão aptos a atuar nas provas paulistas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CORRIDA E CAMINHADA - BOA CONVIVÊNCIA

No verão a pista de atletismo do Conjunto Desportivo Lauro Loureiro de Mello (ainda conhecido como "Elefante Branco"), fica cheia de pessoas que buscam a melhoria do condicionamento físico por meio da caminhada e/ou corrida.
Muito bom! Porém, com o excesso de gente, fica difícil para os corredores realizarem seus treinos. Principalmente quando são treinos intervalados, popularmente chamados de "tiros".
As velocidades dos corredores e dos caminhantes são muito diferentes. Enquanto uma pessoa caminhando tem a velociade média de 5 ou 6 km/hora, um corredor pode chegar a mais de 20 nos treinos na pista. E não é raro que um acabe atrapalhando o treino do outro.
Para uma boa convivência, há que se lembrar que a prioridade é dos corredores, afinal a pista foi feita para eles. É uma pista de atletismo, feita especialmente para a prática das provas dessa modalidade esportiva.
Nada contra os caminhantes, pelo contrário. Mas é que os corredores têm metas em seus treinos, marcam seus tempos a cada volta, fazem treinamentos focados em tempo, sejam parciais ou finais. E ao terem de ficar desviando a cada volta dos que caminham, acabam tendo prejuízos em suas marcas, dificuldades em se manter no ritmo programado.
Em grandes clubes, onde há pista de atletismo, há regras para quem caminha não "atrapalhar" os corredores, e para que estes não coloquem em risco os que caminham. E a principal regra é simples: deixar a raia 1, 2, e 3 para os corredores (raias internas - na pista de Itararé, é só deixar a parte "de dentro" livre). Caminhantes devem usar as raias externas. E isso tem uma explicação: a raia 1 é a que tem a medida exata de 400 metros, sendo que as demais acabam tendo a distância alterada para mais em função das curvas.
Acreditamos que nem é preciso falar que bicicletas, cachorros, pipas, motos, etc, não poderiam adentrar à pista em hipótese alguma.
É isso aí. Se houver colaboração e fiscalização todos se beneficiarão do local.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

1ª CORRIDA DO PANORÂMICO EM PINHAIS

Curtam o visual da 1ª Corrida do Panorâmico realizada no Panorâmico Parque Clube na cidade de Pinhais - PR. Itararé fez bonito no evento conseguindo dois troféus.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TREINOS DE CARNAVAL

Carnaval chegando, hora de preparar a fantasia. Para alguns folia, para outros retiro. Outros aproveitam para um merecido descanso. Já para corredor é hora de aproveitar para colocar os treinos em dia. Mas com cuidado. De nada adianta querer tirar o atraso em poucos dias. Muita calma nessa hora. Para quem aproveita a festa de Momo e ainda vai encarar os treinos, a boa hidratação é fundamental (cuidado com a vodka...) pois os bailes de carnaval equivalem aos treinos puxados em termos de gasto energético.
E o pessoal da equipe, nos seus abadás laranja já tem uma "Sapucaí" para desfilar nas manhãs de sábado e domingo próximos. Os treinos já estão combinados. Serão na estrada de terra para Bom Sucesso de Itararé (Estância da Carapuça). A saída será na Praça General Euclides Figueiredo (em frente ao Colégio Athenas), às 8h00. Teremos duas turmas: uma no sábado e outra no domingo.
Vamos lá, itarareense! Participe!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CORRIDAS POR AÍ

A capital paulista faz aniversário no dia 25 de janeiro, e em comemoração é realizada uma prova pedestre, o Troféu Cidade de São Paulo, que neste ano esteve na 16ª edição. Contando com milhares de corredores, a prova percorreu a área do entorno do Parque do Ibirapuera e foi vencida pelo queniano Edwin Kipsang, e pela tanzaniana Anastazia Ghmaa.
Mais uma vez a equipe 28 de Agosto - 100% Itararé teve representante na competição: Oracy Gorski Damaceno levou o nome de Itararé nas ruas de São Paulo. E desta vez levou consigo o jovem Raphael Cons Andrade, de 20 anos, que mora na capital e cursa o 2º de Engenharia de Materiais na Universidade Mackenzie. Juntos fizeram os 10 km da prova em 1h01min20seg.
Parabéns aos atletas!


sábado, 2 de fevereiro de 2013

I CORRIDA DO PANORÂMICO EM PINHAIS - PR - DOIS TROFÉUS PARA ITARARÉ!

Hoje, sábado, 02 de fevereiro, no Panorâmico Parque Clube, na cidade de Pinhais - PR, foi realizada a 1ª Corrida do Panorâmico, nas distâncias de 8 e 20 km percorrendo as estradas da Graciosa e Ecológica, num lindo trajeto de sobe e desce de morros, passando por trilhas e propriedades rurais, tendo como vista um lindo lago.
Compareceram ao evento centenas de atletas, principalmente da cidade de Curitiba e também das cidades da região metropolitana da capital paranaense. Mas, dentre os vários corredores, percebia-se a presença de estrangeiros, talvez turistas espanhóis aproveitando da estada em nosso país para participar de uma corridinha.
A competição teve a largada e chegada dentro do bonito Parque Panorâmico, e foi disputada sob um sol escaldante que minava as energias dos corredores, trazendo uma dificuldade a mais para ser superada, pois o percurso, apesar de belo, foi muito difícil.
A Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé foi representada na corrida pelos atletas Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski que correram a distância de 8 km. Ambos fizeram bonito na prova e subiram no pódio. Gabriela foi a 5ª colocada dentre todas as mulheres que disputaram a prova dos 8 km. Guilherme foi o terceiro na categoria por faixa etária e também faturou um troféu para Itararé.