terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CORRIDA E CAMINHADA - BOA CONVIVÊNCIA

No verão a pista de atletismo do Conjunto Desportivo Lauro Loureiro de Mello (ainda conhecido como "Elefante Branco"), fica cheia de pessoas que buscam a melhoria do condicionamento físico por meio da caminhada e/ou corrida.
Muito bom! Porém, com o excesso de gente, fica difícil para os corredores realizarem seus treinos. Principalmente quando são treinos intervalados, popularmente chamados de "tiros".
As velocidades dos corredores e dos caminhantes são muito diferentes. Enquanto uma pessoa caminhando tem a velociade média de 5 ou 6 km/hora, um corredor pode chegar a mais de 20 nos treinos na pista. E não é raro que um acabe atrapalhando o treino do outro.
Para uma boa convivência, há que se lembrar que a prioridade é dos corredores, afinal a pista foi feita para eles. É uma pista de atletismo, feita especialmente para a prática das provas dessa modalidade esportiva.
Nada contra os caminhantes, pelo contrário. Mas é que os corredores têm metas em seus treinos, marcam seus tempos a cada volta, fazem treinamentos focados em tempo, sejam parciais ou finais. E ao terem de ficar desviando a cada volta dos que caminham, acabam tendo prejuízos em suas marcas, dificuldades em se manter no ritmo programado.
Em grandes clubes, onde há pista de atletismo, há regras para quem caminha não "atrapalhar" os corredores, e para que estes não coloquem em risco os que caminham. E a principal regra é simples: deixar a raia 1, 2, e 3 para os corredores (raias internas - na pista de Itararé, é só deixar a parte "de dentro" livre). Caminhantes devem usar as raias externas. E isso tem uma explicação: a raia 1 é a que tem a medida exata de 400 metros, sendo que as demais acabam tendo a distância alterada para mais em função das curvas.
Acreditamos que nem é preciso falar que bicicletas, cachorros, pipas, motos, etc, não poderiam adentrar à pista em hipótese alguma.
É isso aí. Se houver colaboração e fiscalização todos se beneficiarão do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário