quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEM PRESSA PARA CORRER

Muita gente me pergunta como eu consegui eliminar 10 quilos, então resolvi escrever para compartilhar a minha experiência pessoal de maneira transparente e franca com maior número de pessoas possível, não encontrei melhor veiculo para isso do que a internet.
No ano de 2012, aos 38 anos, me depararei com a crise dos 40. Normal, mais cedo ou mais tarde todos passarão por isso. Bateu o descontentamento com o modo que eu estava pautando a minha vida, então a opção mais óbvia é comprar uma barra de chocolate e ir para frente da televisão assistir aquelas comédias românticas que fazem um carinho gostoso na alma de qualquer mulher.
Afinal tinha desculpas na ponta da língua: é impossível mudar totalmente meu estilo vida de uma hora para a outra, estou envelhecendo mesmo, é normal engordar, trabalho muito, não tenho tempo para fazer exercício, muito menos freqüentar uma academia, dietas além de caras são difíceis. E dessa maneira, ia alimentando o comodismo e exercitando pretextos para não tomar as rédeas da minha própria vida.
Caros leitores, posso atestar que sou uma pessoa esclarecida, contudo, conseguia com muita facilidade protelar atitudes de mudança de vida. A mente pode trabalhar a favor ou contra a gente e eu resolvi que o meu pensamento ia me ajudar a levar uma vida mais leve e feliz.
Meu primeiro passo foi aos poucos conseguir inserir atividade física no meu cotidiano, isso foi fácil e divertido. Entrei para um grupo de corrida e caminhada do meu trabalho. Comecei com pequenas caminhadas, meu percurso foi aumentando e fui evoluindo para trotes leves, ainda no ano de 2012 consegui emagrecer 3 quilos. E em outubro consegui correr 5 km, bem no dia do meu aniversário de 39 anos, melhor presente do mundo, realização de um sonho.
O processo parou vieram as festas de final de ano e as férias de janeiro. Eu estacionei, sabia que tinha que tomar coragem para enfrentar o segundo passo e sabia que era inevitável: a dieta. Em setembro eu já tinha procurado uma nutricionista, uma profissional competente que me mostrou que se alimentar bem não significava sofrer e muito menos passar fome. Durante os primeiros meses de 2013 eu emagreci mais 7 quilos. VITÓRIA, porém parcial.
Em abril descobri uma atividade física maravilhosa, o Pilates, que me dá flexibilidade e força para os desafios do cotidiano, me fez ver que ser disciplinado também pode ser muito prazeroso.
Com desvios, mas, sem atalhos, encontrei o caminho, não mudei do dia para a noite a minha vida, também não trilhei pelo mais fácil, com o uso de remédio – para ser bem sincera ainda estou na metade do processo, ainda mantenho hábitos pouco saudáveis – mas um passo de cada vez – estou determinada a viver bem por muitos anos.
Não posso terminar o meu texto sem falar a importância dos meus queridos amigos que me incentivaram e desafiaram, mais do que me empurraram em vários momentos, me carregaram, desde daqueles que trouxeram lanchinhos para o horário do intervalo até aqueles que ousaram me acordar domingo de manhã para treinar.
O processo de mudança apenas começou e bem provavelmente nunca vai acabar, a cada objetivo atingido é momento oportuno para estabelecer novas metas. Posso garantir, você pode começar com uma pequena mudança hoje ainda. VALE A PENA!
Ninguém segura a Cris gatinha 2013.

Professora Cristiane Gonçalves de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário