quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOVO LIVRO: "CORRER"

"Ramsés II (1303-1213 a.C.) ocupou o trono dos faraós do Egito por 66 anos, a partir de 1278 a.C. Antes de sua coroação, ele teve de correr em um festival lotado realizado em uma das pirâmides para provar que era digno do trono. Ele estava sozinho na pista de 140 metros, mas teve ajuda de poderes sobrenaturais. Além disso, bebeu tônicos fortificantes e comeu alimentos sagrados.
Trinta anos depois, Ramsés II teve de correr a mesma distância novamente para demonstrar sua persistente vitalidade e sua capacidade de governar, e, a partir de então, teve de repetir a corrida a cada três ou quatro anos em um festival de ação de graças realizado abaixo das altas pirâmides, onde até seus súditos estavam presentes para vê-lo submeter-se ao teste. Tudo na sociedade, até mesmo a própria vida diária, dependia de Ramsés, uma vez que ele era o centro do mundo e o garantidor da harmonia. Somente ele tinha contato direto com os deuses e podia partilhar de seus grandes poderes. Como representante dos deuses, ele mantinha a criação deles, e um governante fraco e debilitado poderia colocar em perigo todo o cosmos. Ramsés realizou com sucesso essas corridas, que também marcavam simbolicamente o território do reino, até quando já estava com mais de 90 anos de idade."
....."Para se tornar membro da classe alta dos incas, era necessário ter uma formação de quatro anos na qual uma prova de corrida era o teste mais importante. Nas escolas em Cuzco, esse importante grupo da elite era instruído na linguagem dos governantes, em religião e no código de nós pelos melhores mestres. Durante o último ano eles estudavam história e faziam cursos complementares de pesquisa, geografia e astronomia. Eles não iam ser mensageiros, mas ainda assim tinham de correr"
Trechos dos primeiros capítulos do Livro Correr - A história de uma das atividades físicas mais praticadas no mundo, de Thor Gotaas.
Mais uma indicação de leitura do nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário