segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ITARARÉ NA 20ª MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

A 20ª edição da mais importante maratona brasileira, a Maratona Internacional de São Paulo foi marcada pelo forte calor, que castigou bastante os atletas na manhã de ontem. A prova teve a largada às 8 horas e foi disputada por aproximadamente 18 mil atletas divididos nas corridas de 10, 25, e 42,195 km, além de uma caminhada de 3 km.
A competição reuniu grandes nomes do pedestrianismo brasileiro, e os sempre favoritos quenianos e etíopes, e dentre os feras que se alinharam na largada estavam os valentes itarareenses, que treinam duro para bem representar nossa cidade.
De Itararé foram 21 atletas, que saíram na manhã de sábado, chegando em São Paulo direto na retirada do kit de corrida (número de peito, chip de cronometragem, camiseta, e brindes), no Ginásio do Ibirapuera, onde puderam aproveitar para conferir as novidades em termos de tênis, equipamentos, e acessórios para corrida. Juntaram-se aos que saíram de Itararé, os conterrâneos que residem em São Paulo, e que, mesmo morando na capital, fazem parte da Equipe 28 de Agosto.
Na retirada do kit nossa delegação mais uma vez chamou a atenção, sendo convidada para entrevistas e edição de um vídeo de chamada para a prova, publicado no Instagram do Eu Atleta, canal de corrida de rua da Rede Globo, uma das promotoras do evento.
Fomos entrevistados pela TV Brasil, que fez matéria com o maratonista Guilherme contando sobre seu treino especial de aclimatação ao forte calor previsto para o dia da maratona (atenção: não façam esse treino! Tratou-se de uma situação atípica pelo anúncio de altas temperaturas no dia da maratona).

Veja a matéria  no site da TV Brasil:
http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/bloco/maratona-internacional-de-sao-paulo-vai-ser-realizada-amanha

Veja a entrevista no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=kliAO0u9ers

Já no domingo, mesmo com a mudança para o horário de verão, o clima já era quente na largada da prova, às 8 horas. Logo no primeiro túnel, na altura do terceiro quilômetro, os atletas perceberam que a competição seria duríssima, exigindo demais principalmente dos que estavam encarando as distâncias de 25 e 42 km.
A prova principal, de 42,195 km foi vencida pelos quenianos, tanto no masculino quanto no feminino. Rumokol Chepkanan, que já havia vencido no ano de 2012, foi a campeã, com o tempo de 2h42m29s. No masculino seu compatriota, Paul Kangogo venceu, concluindo a grande distância com o bom tempo (para uma maratona sob temperaturas altíssimas) de 2h14m37s.
Houve uma mudança no percurso da prova para tentar facilitar a vida dos maratonistas e, quem sabe, fazer com que houvesse a quebra do recorde da prova masculina, de 2h11m19s, que já dura 12 anos e pertence ao herói olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Mas mesmo com a alteração, o clima não ajudou, fazendo com que os tempos fossem bem acima do esperado.
Mas nossos atletas estavam bem treinados e superaram com tranquilidade o percurso e o calor, todos concluindo muito bem a prova, trazendo para Itararé belíssimas medalhas.
Nossas faixas apareceram na transmissão da Rede globo, levando o nome de Itararé para todo o Brasil.
Vejam no vídeo, aos 8 minutos, nossas faixas:


Participaram do evento em São Paulo os atletas Jonas Célio Camargo Tupá, Maria Eunice Camargo Tupá, Aline Reis, Alexandre Monteiro, Fabiane Gasparini, Claudia Lima, Clarissa, Carolina Veiga, Flavio de Lima, Maurílio Oliveira, Patrícia Souza Abdala Rodrigues, Mayara de Souza, Silmara Martins dos Santos, Mariana Malheiros, Doris de Almeida Jorge Ducatti, Maria Cristina de Oliveira Polay, Beatriz Pimentel Mello, Rosemary Cristina V. Pasinatto, Gabriela Martins Gorski, Rosa Cristina Martins Gorski, Guilherme Marques Gorski, Luísa Vanzella Pasinatto, Júlio Pasinatto, Rômulo Correa Branco, Paulo Metring, Cirineu Júnior, e Marco Antônio da Silva.
Parabéns aos guerreiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário