segunda-feira, 25 de abril de 2016

ITARARÉ NA XXII MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO



Na manhã de ontem, domingo, 24 de abril, contando com a participação de milhares de atletas de todo o país e também muitos estrangeiros, foi realizada a 22ª edição da Maratona Internacional de São Paulo.
A competição reuniu provas nas distâncias de 2 milhas (3.218 m) 5 milhas (8.046 m), 15 milhas (24.140 m), e a prova principal, de 26,2 milhas, ou 42,195 km.
Como sempre, os africanos (quenianos e tanzanianos) estiveram na competição e mais uma vez levaram os primeiros lugares no feminino e no masculino. A queniana Alice Kibor foi a primeira colocada entre as mulheres, fechando a prova no tempo de 2h35min56seg. No masculino a vitória ficou com o também queniano Paul Kimutai, que numa disputa acirrada com o brasileiro Giovani dos Santos, segundo colocado, concluiu os 42,195 km em 2h17min14seg.
Ao todo mais de 17 mil participantes estiveram no evento, que teve a largada principal às 7h30 no Obelisco do Parque do Ibirapuera. Mesmo com a largada bem cedo, o forte calor prejudicou a performance dos atletas. A temperatura na casa dos 30 graus e a alta umidade relativa do ar se somaram ao trajeto pesado da maratona, dificultando em muito principalmente para quem se aventurou nos 42 km.
A prova conta com boa premiação para os primeiros colocados e é transmitida pela TV para todo o Brasil, fazendo com que os amantes da corrida de rua acordem cedo para acompanhar a disputa.
Itararé mais uma vez esteve representada na importante competição pelos atletas da Equipe 28 de Agosto, que levaram a faixa com o nome da cidade.
Ao todo tivemos quinze atletas levando as cores da Equipe 28 de Agosto e o nome de Itararé.
Na distância das 2 milhas participaram os atletas Rodrigo Lourenço Lopes, Mayara de Azevedo Lourenço Lopes, e Rosa Cristina Martins Gorski.
Correram os 8 km (5 milhas) os atletas Gabriela Martins Gorski, Maria Eunice Camargo Tupá, Rogério Osório de Mello Filho, Sandra Deisi Barsotti, Claudia de Lima, Joyce Eli Brisola, e Patricia Abdala.
Os 24 km (15 milhas) contaram com a presença dos itarareenses Flávio de Lima, que concluiu em 2h08min16seg, e Rômulo Corrêa Branco, que fechou em 1h56min55seg.
Nossos representantes nos 42 km foram Sérgio Luiz Pereira Crespi, que concluiu em 4h14min16seg, Marco Antônio da Silva, que fez 4h01min21seg, e Guilherme Marques Gorski, que terminou em 3h34min22seg.
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !


domingo, 24 de abril de 2016

XXII MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO - DESTACANDO ITARARÉ

Na manhã de hoje, domingo, 24 de abril, as ruas e avenidas da metrópole se encheram de vida para a realização da 22ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, evento que contou com provas nas distâncias de 5 milhas, 15 milhas, e os tradicionais 42,195 km, além de uma caminhada de 2 milhas.
Como sempre, milhares de atletas largaram na Avenida Pedro Álvares Cabral, junto ao Obelisco do Ibirapuera. Dentre eles os profissionais que lutavam pelos prêmios em dinheiro e também corredores amadores que se dedicam ao pedestrianismo, alguns de forma bastante competitiva, e outros buscando saúde e qualidade de vida.
Todos juntos. Uma verdadeira massa humana.
E mais uma vez a Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé representou nossa cidade na competição.
Fizemos bonito, com representantes em todas as distâncias.
E destacamos novamente Itararé na transmissão oficial da prova.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !

sexta-feira, 22 de abril de 2016

MAIS UMA

No próximo domingo, 24 de abril, o pedestrianismo brasileiro vai encher de vida as ruas da nossa maior cidade com a realização da 22ª edição da Maratona Internacional de São Paulo.
Quenianos, tanzanianos, americanos, argentinos, uruguaios, italianos, brasileiros, itarareenses, não importa a "nacionalidade" (sim, Itararé também é uma nação!), vão contar a história pelos 42,195 km da prova.
Quem vai vencer?
Todos que terminarem!
Cruzar a linha de chegada de uma das mais importantes provas do calendário esportivo nacional é uma vitória, independentemente da colocação ou do tempo de conclusão.
E nossa história nessa competição já é antiga.
Ano após ano estamos colecionando medalhas, camisetas, amigos, conquistas, e muitas histórias nessa prova.
Sempre destacando Itararé.
Então fica combinado: domingo cedo ligue a TV e acompanhe a transmissão da prova.
 
 
 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

CHAMA SAGRADA

O revezamento com a tocha não fazia parte dos Jogos antigos, mas foi coreografado por autoridades alemãs para aumentar o fascínio e ser a marca distintiva das cerimônias de abertura dos Jogos de 1936, realizados em Berlim. Desde então, transformou-se em um dos rituais mais emocionantes dos Jogos modernos. O ato cerimonial de passar a tocha sagrada simboliza o ideal da fraternidade internacional e tem por objetivo lembrar-nos da união entre as nações. A cada quatro anos a tocha é acesa pelos raios do Sol no altar do templo de Hera, na Olímpia antiga, e levada por revezamento até o local onde os Jogos daquele ano serão realizados. Milhares de corredores passam a tocha, de mãos em mãos, de cidade em cidade, de país em país, enquanto milhões de pessoas abrem alas nas estradas e rodovias do mundo, aplaudindo o corredor e a tocha.
Símbolo de iluminação, purificação, fertilidade, calor e luz, a tocha é uma imagem poderosa. Mas a simples passagem da tocha, de um corredor ao seguinte, toca o fundo da nossa alma.
.........
O que têm esses gestos que nos tocam tão profundamente? Será que nos lembram de que a própria vida é uma corrida contra o tempo, que mal temos tempo de passar o que aprendemos sobre ela para a nova geração? "Sobre que asas ele ousa se elevar?" , pergunta o poeta místico Blake. "Que mão tem a ousadia de acender o fogo?"
 
"Qual é o dom dos Jogos que nós - atletas, técnicos, pais, espectadores e mídia igualmente - queremos passar adiante?
Essas perguntas de Jesse Owens nos meses e anos que se seguiram a seu corajoso desempenho nos Jogos de Berlim, quando assombrou os líderes nazistas ganhando quatro medalhas de ouro. Neto de escravos e filho de meeiro, Owens sabia da importância simbólica de sua façanha para o povo negro dos Estados Unidos. Mas também sabia que lhe havia acontecido muito mais coisas em Berlim do que bater recordes mundiais e ser coroado de louros. Ele escreve em sua autobiografia que tinha passado toda a viagem para a Europa com esperanças de descobrir o verdadeiro significado das Olimpíadas, para acabar concluindo que "A vida - a vida interior - é a verdadeira Olimpíada". a partir de suas provações com os nazistas e da amizade que fez com seu maior rival, o campeão alemão de salto em distância, Luz Long, descobriu que "A força espiritual é mais importante que a força física".
Quando Owens voltou aos Estados Unidos, passou a tocha da sabedoria adquirida a duras penas de uma forma tão impecável como se estivesse passando o bastão numa corrida de revezamento que pretendesse bater o recorde mundial. "Desde então, dediquei a maior parte de minhas horas", escreve ele, "tentando levar outras pessoas a sentir o que eu senti, a saber o que agora sei".
Para Owens e muitos outros atletas olímpicos, o ouro é uma conquista interior, a recompensa é mais invisível que visível, e o presente é tão maravilhoso que tem de ser mantido vivo envolvendo atletas e treinadores em suas comunidades muito depois que a tocha foi apagada ao final de cada Olimpíada. Se for verdade, como disse Emerson, que "O homem é uma chama nascida do vento", quando virmos a tocha olímpica ser reacesa, saberemos que o fogo sagrado estará são e salvo entre a raça humana.
 
 
Phil Cousineau
O ideal olímpico e o herói de cada dia
Editora Mercúrio


Dia 21, quinta-feira, a Tocha Olímpica será acesa em Olímpia, na Grécia, e iniciará seu caminho até o acendimento da Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos 28º Jogos Olímpicos, no rio de Janeiro.
Dia 16 de julho passará por Itararé!





sexta-feira, 15 de abril de 2016

CAMPEÕES EM CURITIBA

Na noite de ontem, quinta-feira, 14 de abril, foi realizada no Parque Tingui, em Curitiba, a Segunda Etapa do Circuito Esquenta de Corridas Subway, prova que reuniu centenas de atletas no bonito parque da capital paranaense.
O circuito conta com dez provas no ano, geralmente realizadas nos belos parques curitibanos. É disputado em provas de 5 e 10 km (aproximados) por atletas de ambos os sexos, e premia com troféus e brindes dos patrocinadores os cinco mais bem classificados no geral masculino e feminino, e com troféus os três primeiros colocados nas categorias por faixas etárias.
Com essa boa premiação as provas sempre atraem os fortes fundistas de Curitiba e sua região metropolitana, contando também com atletas de muitas outras cidades.
O percurso previsto para a prova realizada ontem teve de ser alterado em função de problemas com a iluminação das pistas do parque, ocasionando o encurtamento do percurso (aproximadamente 4,2 km, e 8,4 km).
Dois atletas da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé estiveram na competição.
Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski correram a prova de 5 km e mais uma vez se saíram muito bem, sagrando-se campeões em suas categorias por faixa etária.
Gabriela foi a campeã na categoria 25 a 29 anos, levando Itararé no alto, conquistando um lindo troféu.
Guilherme também foi o campeão na categoria 50 a 54 anos, subindo no pódio para receber mais um troféu para Itararé.
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !


domingo, 10 de abril de 2016

CIRCUITO SESC ETAPA PONTA GROSSA / RUN FLORIPA

ETAPA PONTA GROSSA DO CIRCUITO SESC - PR
TRADIÇÃO

Na manhã de hoje, domingo, 10 de abril, na "Princesa dos Campos", com a presença de mais de 500 atletas de várias cidades paranaenses, foi realizada a Etapa de Ponta Grossa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua.
A competição, promovida pelo Serviço Social do Comércio do Paraná, prima pela excelência na organização e ótima recepção aos que se inscrevem para participar.
Disputada em duas distâncias, cinco e dez quilômetros, a prova premia os cinco melhores no masculino e no feminino, sempre com lindos troféus, e todos os concluintes também são premiados com medalhas.
Além das duas disputas, há uma caminhada de 4 km, fazendo com que todos possam participar. Também recebem medalhas os que concluem.
Neste ano de 2016 o Circuito completa 10 anos e a linda medalha é alusiva ao momento, o que por certo nos trás também motivos para comemorações, uma vez que da mesma forma que o belo trabalho do SESC, nossa Equipe está completando dez anos de lutas pelo esporte itarareense.
Gratificados fomos até Ponta Grossa para celebrar 10 anos, sendo esta a nossa quarta participação.
Desta vez contamos com representantes nos cinco, dez e também na caminhada, levando nossa faixa para fazer brilhar o nome de Itararé em terras paranaenses.
Nossa delegação deve ter sido a mais numerosa no evento.
Parabéns aos Atletas 28 de Agosto!



FLORIPA RUN
E mais ao Sul, em Florianópolis, também tivemos o laranja dando o tom em mais uma prova pedestre.
Wilton Gorski Damaceno e Dhaiana C. M. Machado Damaceno participaram da prova pedestre Floripa Run na capital de Santa Catarina.
A competição de cinco quilômetros, foi realizada na Avenida Beira Mar Norte, como parte das festividades dos 343 anos da cidade, e levou para o asfalto, às 8 horas da manhã de hoje, domingo, mais de 650 atletas.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CORRIDA FARMA PONTE RIO SOROCABA - ITARARÉ PRESENTE!

As noites de sábado têm sido de corrida em várias cidades do Brasil
Opa! Corrida noturna! Um diferencial, não é?
Mais ou menos..
Até a década de 80 e 90 grande parte das provas pedestres era realizada no período noturno.
Aqui em Itararé tínhamos boas provas. A Corrida da Primavera era muito disputada, com mais de 400 atletas, Ver mais em http://28deagostoitarare.blogspot.com.br/2011/05/corrida-ensina-gente.html
As corridas daquela época seguiam a nossa mais famosa prova pedestre, a São Silvestre, que tradicionalmente se realizava na noite da virada do ano.
Mas os tempos mudaram, a São Silvestre passou a ser disputada nas tardes do dia 31 de dezembro, e ultimamente vem sendo no período da manhã.
E com o boom de corridas, as organizadoras de prova acharam que era hora de "inovar", buscando provas alternativas, como as de montanha, trilhas, revezamento, e em horários "diferentes".
Bom, mas e daí?
Daí que na noite do último sábado, dia 02 de abril, foi realizada a Corrida e Caminhada Farma Ponte Rio Sorocaba, evento que contou com 1.600 atletas devidamente inscritos (além dos famigerados pipocas...), teve a largada e chegada no Parque das Águas, avenida Dom Aguirre, e foi disputada em duas distâncias: 5,5 e 11 quilômetros.
E nossa equipe foi bem representada na competição. Dhaiana C. M. Machado Damaceno, Wilton Gorski Damaceno, e Noel Lopes Machado vestiram o laranja e fizeram bonito na prova.
Dhaiana correu a prova de 5,5 km, e Wilton e Noel fizeram os 11 km.
Parabéns aos nossos atletas!
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
10 ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE !


domingo, 3 de abril de 2016

V I D A

Corremos de verdade pela vida!
Em todos os sentidos que essa pequena frase possa ter:
Passamos rápido demais por ela, a vida.
Buscamos melhorar a saúde, a vida, por ela, a corrida.
O tempo, nosso rival, passa e não volta mais.
Talvez por isso buscamos eternizar alguns momentos.

É mais do que corrida!
Muito mais!
É a Vida!

São dez anos.
Centenas de troféus, milhares de medalhas, prêmios e mais prêmios..
Mas nossa equipe é muito mais. A Equipe 28 de Agosto se eterniza.
Parabéns, Matheus e Karina!


sexta-feira, 1 de abril de 2016

CORRIDA DE ANIVERSÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO - 100% PÓDIO

O município de São Miguel Arcanjo, "Capital da Uva Itália", comemorou no dia de hoje, primeiro de abril, seus 127 anos e dentre as muitas atividades festivas, fez realizar pela sua Secretaria de Esportes, a Corrida de Pedestres de Aniversário, evento que mais uma vez contou com os "feras" do pedestrianismo regional.
A competição teve a largada e chegada ´defronte ao Ginásio de Esportes "João Ferraz de Moura", tendo a distância de 5 km, e premiando com troféus os cinco primeiros colocados no Geral Masculino e Feminino, e também com troféus até o terceiro colocado nas categorias por faixas etárias, assim distribuídas: 16 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69, e 70 anos ou mais.
A largada foi bem cedo, um pouco depois das oito horas, mas o sol forte e alta umidade relativa do ar  já castigavam os coloridos atletas que alinharam sob o pórtico.
Três atletas da Equipe 28 de Agosto representaram Itararé em São Miguel. Noel Lopes Machado, Rômulo Cesar Almeida, e Guilherme Marques Gorski
O atleta itarareense Rômulo Cesar Almeida fez bonito na prova, largando forte entre os melhores atletas presentes e conseguindo se manter durante todo o percurso na segunda colocação.
Como Vice Campeão da prova masculina, Rômulo foi chamado no pódio para receber um belíssimo troféu.
Noel Lopes Machado também foi muito bem, e com um ótimo tempo, fechou os 5 km em segundo lugar na categoria 60 a 69 anos, também sendo chamado no pódio para levantar o troféu.
Guilherme Marques Gorski foi mais um que subiu no pódio, conseguindo a segunda colocação na categoria 50 a 59 anos.
EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
10 ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE