quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PARABÉNS, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA !

Professor de Educação Física!
Profissão das mais nobres.
Trabalhar o movimento, com o movimento, pelo movimento, para o movimento.
Educar para o esporte, pelo esporte, com o esporte, no esporte.
Educar.
É muito mais do que colocar crianças, jovens, adultos a repetirem movimentos.
É educar.
Do latim educare, conduzir para fora.
Ou preparar para o mundo, para fora de si mesma
Parabéns, Professor de Educação Física!
Parabéns,
Se você acredita no potencial de seu aluno.
Se você atua com ética.
Se você, pela sua prática, está contribuindo para mostrar aos seus alunos como se tornarem homens!
...Depois nos disse algo que nunca esqueci: "Posso fazer de vocês corredores rápidos", disse ele, com a voz estremecida pela emoção. "Posso lhes mostrar como fazer um arremesso de peso, saltar com vara e competir em saltos em altura. Mas não é exatamente por isso que estou aqui. Estou aqui para mostrar a vocês como se tornar homens".(em Phil Cousineau - O ideal olímpico e o herói de cada dia - Editora Mercúrio Ltda.)



domingo, 21 de agosto de 2016

APENAS POR UM INSTANTE TOCAR O CÉU





Alguns sonhos vivem para sempre no tempo
Aqueles sonhos, que você deseja com todo o seu coração

E eu farei o que for preciso
Para seguir adiante com a promessa que eu fiz
Colocar tudo em dia
E o que sempre esperei, finalmente será meu

Se eu puder alcançar, mais alto
Apenas por um instante tocar o céu
À partir deste momento único em minha vida
Eu serei mais forte
Saberei que fiz o melhor que pude
Que coloquei meu espírito à prova
Se eu puder alcançar

Alguns dias merecem ser lembrados
Aqueles dias em que nos elevamos acima das estrelas

Então eu irei longe desta vez
Enxergando o mais alto que eu puder subir
Quanto mais eu acreditar
Muito mais esse sonho será meu

Se eu puder alcançar, mais alto
Apenas por um instante tocar o céu
À partir deste momento único em minha vida
Eu serei mais forte
Saberei que fiz o melhor que pude
Que coloquei meu espírito à prova
Se eu puder alcançar

Se eu puder alcançar, mais alto
Apenas por um instante tocar o céu
À partir deste momento único em minha vida
Eu serei mais forte
Saberei que fiz o melhor que pude
Que coloquei meu espírito à prova
Se eu puder alcançar

Se eu puder, se eu puder, se eu puder
Alcançarei, alcançarei muito mais alto
Serei o mais forte
Muito mais alto




quarta-feira, 17 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS RIO 2016



Palco dos melhores do mundo no esporte neste ano de 2016, o Rio de Janeiro está fervilhando com a realização dos Jogos Olímpicos.

No Estádio do "Engenhão" estão acontecendo as provas do atletismo e nas arquibancadas os aficionados acompanham as batalhas épicas travadas pelos excepcionais competidores.

Além dos torcedores, muitos técnicos, dirigentes e atletas de elite ficam lá, juntinho do povo. E no sábado passado, no segundo dia do programa do atletismo, os itarareenses da Equipe 28 de Agosto sentiram de perto as emoções olímpicas. Encontraram com celebridades do esporte mundial e também com técnicos e dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil.


Mauro Vinícius Hilario Lourenço da Silva, conhecido popularmente como Duda é um atleta brasileiro especializado no salto em distância, bicampeão mundial em pista coberta desta prova.
Esteve presente competindo na Olimpíada de Pequim, 2008 e Londres, 2012. Mas não conseguiu índice para a Rio 2016.

Suas melhores marcas:

Indoor: 8,28m Istambul,Turquia/ Sopot, Polônia 9 de março de 2012/2014
- Outdoor: 8,31m São Paulo, Brasil, 7 de junho de 2013  

Além do Duda, também encontraram com dois professores da Academia Brasileira de Treinadores,  curso do qual a atleta e técnica Gabriela participa. O professor Sergio Gregório da Silva é doutor pela Universidade de Pittsburgh, atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e professor da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O professor Antonio Carlos Gomes é doutor em Treinamento Desportivo pela Universidade de Cultura Física da Rússia; Consultor e coordenador  do corpo docente da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Diretor da Sport Training; Consultor de vários clubes no Brasil e exterior, e de diversos atletas de elite.

Naquele dia, no bate papo informal com a Gabriela e Guilherme, o professor Antônio Carlos já mostrava confiança na medalha do brasileiro no salto com vara.
Quem sabe, sabe!


domingo, 14 de agosto de 2016

ITARARÉ E PIRAÍ DO SUL NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

Para quem gosta de acompanhar o atletismo e principalmente para quem corre provas de fundo, os 10.000 metros são imperdíveis. A prova é contagiante. Diferente do que acontece com a disputa dos cem metros, em que num "raio", num piscar de olhos, as coisas são decididas, nas vinte e cinco voltas na pista quando da disputa dos 10 mil, além da resistência, velocidade, os atletas e equipes se valem muito da estratégia, e a disputa vai crescendo volta a volta.
A energia entre atletas e público vai crescendo a cada passada, e os espectadores são levados ao delírio a cada arrancada, a cada quebra de ritmo, e a cada escapada de um ou de outro corredor.
Na noite de ontem, 13 de agosto, no Estádio Olímpico João Havelange, o "Engenhão", foi realizada uma prova épica, com a presença dos principais fundistas mundiais. Entre os sempre favoritos quenianos, etíopes, e eritreus, um nome se sobressaía já desde Londres 2012.
Mohamed Farah, ou simplesmente Mo Farah, era o grande nome. Campeão olímpico e mundial dos 5.000 e 10.000 metros, o britânico chegou como favorito, mas começou a prova se "segurando" no último lugar do grupo de atletas. Depois de algumas voltas foi se posicionando no meio do pelotão, onde, numa das voltas, quase na entrada da reta principal, tropeçou nos pés do americano Galen Rupp e foi ao chão para espanto da plateia. Perdeu várias posições, levantou-se e seguiu.
Determinado, o campeão acelerou para alcançar o pelotão dos líderes, no qual se revezavam os quenianos e etíopes. O público se levantou nas arquibancadas torcendo. Na última volta Mo Farah acelerou como sempre e entrando na reta final ganhou a disputa no sprint com o queniano Paul Kipngetich, fechando as 25 voltas com o tempo de 27m05s17.
Na plateia, curtindo esse histórico momento olímpico, atletas de Itararé e Piraí do Sul, juntamente com torcedores do mundo inteiro, ajudaram a colorir de laranja o lindo estádio.
Jairo dos Santos, de Piraí do Sul, Guilherme Marques Gorski, e Gabriela Martins Gorski, da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, acompanharam de perto a façanha que entrará para a galeria das mais belas histórias olímpicas.
Além dessa prova viram também recordistas mundiais desfilarem no campo e pista olímpicas. Salto em Distância, Salto com Vara, Lançamento de Dardo, 800 metros, 400 metros, Heptatlo,  Acompanharam a semifinal e final dos cem metros rasos femininos, outra grande disputa de medalhas da noite. A vencedora foi a Jamaicana Elanie Thompson.

domingo, 7 de agosto de 2016

PÓDIOS EM PIRAÍ E MEIA DE CURITIBA

Hoje foi o Dia do Maratonista, e nada melhor do que comemorar correndo.

3ª CORRIDA E CAMINHADA DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS BROTAS
PIRAÍ DO SUL - PR

Na cidade de Piraí do Sul, foi realizada a 3ª Corrida e Caminhada do Santuário Nossa Senhora das Brotas, prova de 5 km que reuniu grandes nomes do pedestrianismo paranaense.
A prova contou com mais de 405 inscritos e teve como palco o bonito parque em volta do Santuário, com percurso pelas estradas de terra, asfalto e trechos na grama.
Pelo terceiro ano consecutivo nossa equipe esteve na competição, sendo representada por 30 atletas.
Estiveram em Piraí do Sul representando a Equipe 28 de Agosto os atletas Ângela, José Carlos, Iago, Ana Maria Domingues, Edilson, Cristina, Nancy, Gilson, Rosalba, Maria Eunice, Patrícia, Loide, Rômulo, Ivan, Kelly, Carolina, Amanda, Laura, Fabiane, Noel, Wilton, Marcos, Alexandre, Valmir, Izalmira, Alexandre Monteiro, Amanda Azevedo, Dhaiana, Gerson e Ana Maria.
A competição premiou com medalhas todos os concluintes e com troféus os primeiros colocados na classificação geral masculina e feminina, e também com troféus os melhores nas categorias por faixa etária.
Na categoria Adulto I, a atleta Carolina Veiga foi a vice campeã, sendo chamada no pódio para receber um troféu. Na mesma categoria Kelly Muller Medeiros foi a quinta colocada, também recebendo o troféu no pódio.
Alexandre de Oliveira Jorge também foi ao pódio para receber troféu, com o terceiro lugar na categoria Máster I.
Nossa representante infantil também se destacaram. Para a alegria dos papais Kelly e Ivan, a atleta mirim Laura foi a quarta colocada na categoria Bebê feminino, também sendo premiada com troféu.
A Associação de Piraí do sul de Atletismo homenageou as equipes que participaram do evento e nossos atletas trouxeram um lindo troféu para a Equipe 28 de Agosto.
Nossos parabéns aos nossos atletas, e nossos agradecimentos aos amigos corredores de Piraí do sul que sempre nos recebem muito bem em sua cidade.
Agradecimento também a Prefeitura Municipal de Itararé pelo transporte dos atletas.

Atletas de Itararé com a Irmã Andressa no Santuário
MEIA MARATONA DE CURITIBA SUBWAY 2016
CURITIBA - PR

Depois de um sábado calorento, a bonita capital paranaense acordou hoje com ventos fortes que trouxeram o frio e logo depois um chuva fina, mas nada que atrapalhasse os muitos atletas de todo o Brasil que se aglomeraram na frente do Museu Oscar Niemeyer, às 7 horas, para a largada da Meia Maratona de Curitiba Subway 2016.
A prova, de 21,097 km, teve disputa no individual, duplas e trios, tanto no masculino como no feminino, premiando os melhores também nas categorias por faixas etárias.
Itararé esteve representada mais uma vez na competição.
Seis atletas da Equipe 28 de Agosto alaranjaram a prova: Flávio, Guilherme, Cláudia, Sandra, Rosa e Gabriela.

EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE!

sábado, 6 de agosto de 2016

DIA DO MARATONISTA - 07 DE AGOSTO

42,195 km.
É a distância oficial da maratona, uma das provas mais tradicionais do programa do atletismo olímpico.
A competição tem sua origem na lendária história do ano de 490 a.C. quando os gregos derrotaram os persas numa terrível batalha travada na planície de Maratona. Milcíades, general grego, determinou que seu melhor soldado, um certo Pheidippides, voltasse à cidade com a informação do triunfo. Vigoroso, Pheidippides decidiu fazer o percurso inteirinho na corrida, e Maratona distava aproximadamente 40 quilômetros de Atenas. Pheidippides cumpriu sua missão, mas, logo depois de noticiar a vitória dos gregos, morreu.
Como uma homenagem a Pheidippides, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, 1896, a maratona foi, pela primeira vez, introduzida como competição, tomando-se o cuidado de, dois anos antes dos jogos, testarem alguns atletas na enorme distância de 40 km, pois ninguém desejava a possibilidade de um morto campeão olímpico.
Devidamente testados os atletas, em 10 de abril de 1896, foi disputada a primeira maratona dos Jogos Olímpicos, que teve como vencedor o grego Spyridon Louis, com o tempo de 3h06'03".
A mítica prova, que no seu início tinha os aproximados 40 quilômetros, teve sua distância alterada por um fato bem pitoresco. Em 1908, quando os Jogos Olímpicos foram disputados em Londres, para que a família real pudesse assistir à largada da prova, o percurso teve acrescidos mais 2.195 metros, iniciando na frente do Castelo de Windsor e terminando no Estádio White City, ficando com a distância que se respeita até hoje: 42,195 km!
A maratona masculina é a prova que encerra o programa de atletismo dos Jogos Olímpicos, e ao longo de toda sua história criou mitos e heróis, como o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a maratona olímpica de Atenas, em 2004, e foi agarrado por um fanático religioso irlandês. Vanderlei, ajudado por espectadores, conseguiu se desvencilhar e reunir forças para seguir adiante, perdendo a liderança da prova, mas chegando em terceiro lugar e conseguindo a sonhada medalha olímpica. Por ter demonstrado espírito olímpico Vanderlei foi condecorado pelo Comitê Olímpico Internacional com a medalha "Barão de Coubertin", o que o torna um "Herói Olímpico".
Vanderlei Cordeiro detém o melhor tempo numa maratona realizada no Brasil, com as 2h11'19" conseguido na Maratona Internacional de São Paulo, em 2002. O melhor tempo de um brasileiro na distância de 42,195 km pertence ao mineiro Ronaldo da Costa, obtido em Berlim 1.998: 2h06'05", que na época foi o recorde mundial.
Não é nada oficial, mas ficou instituído que o dia 07 de agosto, é o "Dia do Maratonista". Essa data foi escolhida por marcar o dia do nascimento de uma lenda da modalidade, o atleta etíope Abebe Bikila, que foi bicampeão olímpico (Roma-1960 e Tóquio-1964), correndo descalço para ganhar o ouro na maratona de Roma.
Maratonista é aquele que já correu, e concluiu, uma prova na distância oficial, ou seja, 42,195 km.
Pela equipe já enfrentaram a mítica distância os atletas Flávio de Lima, Fernando Cesar Colturato, Guilherme Marques Gorski, Silmara Martins dos Santos, Alan Soares de Almeida, Robson de Genaro, Valmiro Almeida Pinho, Gilson de Oliveira, e Sérgio Crespi,Cirineu Júnior, e Marco Antônio da Silva.
Vanderlei Cordeiro acendeu a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, emocionando a todos.
Orgulho para todos os atletas brasileiros. Principalmente para aqueles que sabem o quão difícil é completar a maratona.
Não poderia haver escolha melhor.
A chama com a qual Vanderlei fez brilhar o momento mágico da Olimpíada passou por Itararé no dia 16 de julho. Esteve nas mãos de grandes atletas nacionais.
E nossa equipe teve a honra de contar com dois maratonistas, Flávio e Guilherme, no revezamento do maior símbolo de paz e união entre os povos.
Então,
Parabéns, Maratonistas da Equipe 28 de Agosto!

(Foto: Reprodução/COI/Facebook)

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A GRANDE CAMPEÃ

Dez anos de história!
Começamos em agosto de 2006 na Escola Estadual Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, formando uma equipe de atletismo para mudar a cultura esportiva em nossa cidade. Desde então colecionamos troféus, medalhas, prêmios, conquistas, amigos e muitas histórias.
Em 15 de outubro de 2006, na cidade de Ribeira, a Equipe Epaminondas estreava nas provas pedestres. Só daquele dia temos muita coisa para contar. Viagem sofrida, com paradas no caminho, na ida e na volta, para "desembrulhar" o estômago da moçada que não estava acostumada com a inúmeras curvas. O calor e a alta umidade marcaram aquela corrida de 15 km, que, por oferecer boa premiação em dinheiro, contava com grandes nomes do atletismo nacional.
E hoje, depois de uma década de lutas e correria por aí, com participação em mais de 250 provas, mais de duas mil medalhas, e quase 300 troféus, as histórias vão deixando suas marcas na vida dos muitos que já vestiram a camisa 28 de Agosto.
Só quem acompanhou a equipe desde o início, sabe das muitas lutas que tivemos para sempre representar o nome de nossa cidade nas diversas provas do Brasil.
Naquele dia nossa representante na prova feminina foi a Silmara Martins dos Santos.
Silmara é o grande nome do esporte feminino de Itararé.
Com uma longa trajetória no atletismo, a grande campeã já representou Itararé em diversas competições, com expressivas conquistas que lotaram as prateleiras de troféus e medalhas.
A atleta é primeira mulher itarareense a completar uma maratona (prova de 42,195 km), feito conseguido na Maratona Internacional de Curitiba, em 2008, com o tempo de 4h10min23seg.
Voltou em 2009 na capital paranaense para melhorar seu tempo, fechando aquela que é considerada a "maratona mais difícil do Brasil" com 4h07min38seg.
Completou também a Maratona Internacional de São Paulo no ano de 2010, quando a prova, além das dificuldades da altimetria ainda tinha a largada às 9 horas, com o tempo de 4h54min38seg.
Em março de 2009 já homenageávamos nossa grande campeã.
Exemplo de atleta e de ser humano, Silmara é querida por todos, conseguindo a admiração dos companheiros de equipe e também das grandes adversárias nas pistas.
Nestes dez anos de glórias, prestamos nossas homenagens àquela que é a Grande Campeã do esporte itarareense.
Parabéns, Silmara Martins dos Santos!
E muito obrigado.

EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ
DEZ ANOS MUDANDO A CULTURA ESPORTIVA DA CIDADE