domingo, 27 de agosto de 2017

ITARAREENSES NA MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS

Na manhã de hoje, domingo, 27 de agosto, foi realizada na capital do estado de Santa Catarina a Maratona Internacional de Florianópolis, prova que contou com disputas nas distâncias de 5, 10, e 42,195 km, além da possibilidade de se revezar em duplas a distância maior.
A importante competição da região Sul do país contou com o maior número de concluintes numa maratona realizada no estado. Ao todo 1515 maratonistas completaram a prova principal de 42,195 km.
Atletas de diversos estados brasileiros e muitos estrangeiros, atraídos pelo forte apelo turístico da cidade, lá estiveram dando um colorido e sotaques bem diferentes ao evento.
As provas agradaram os atletas por contarem com percursos praticamente planos, e a temperatura também ajudou ficando na casa dos 20 graus.
A largada da maratona se deu às 6h45 da frente do trapiche da Avenida Beira Mar Norte, indo no sentido norte da ilha até o quilômetro 7, de onde os corredores retornavam pela mesma avenida seguindo desta feita rumo ao sul. No quilômetro 14 e depois novamente na altura do 32 os maratonistas passavam na área da largada onde o incentivo dos familiares e do grande público contagiava e fazia com que as energias fossem renovadas.
As provas de 5 e 10 km tiveram a largada conjunta, às 8 horas, no mesmo local da maratona. O trajeto também seguiu rumo ao norte, com retornos pela mesma avenida.
Itararé foi representada no evento pelos atletas da Equipe 28 de Agosto que mais uma vez levaram o nome da cidade numa importante prova do pedestrianismo nacional.
Na prova de 5 km correram as atletas Gabriela Martins Gorski, Maria Eunice Camargo Tupá e Juliana Gontijo Fonseca.
Nos 10 k levaram o laranja da equipe os atletas Flávio de Lima, Sandra Deise Barsotti, Fabiane Gasparini, Cláudia de Lima e Rogério Mello.
A maratona, com seus desafiadores 43 km, foi concluída por dois atletas da Equipe 28 de Agosto: Rômulo Branco e Guilherme Marques Gorski.
Rômulo fez o excelente tempo de 3h19min03seg. e Guilherme, completando sua 29ª maratona, fechou com 3h26min36seg.
No apoio estiveram Alexandre Monteiro, Clarissa, Maria Thereza, e Rosa C. M. Gorski




EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ !

sábado, 26 de agosto de 2017

CAMINHO BRASILEIRO - SANTIAGO DE COMPOSTELA / KIT MARATONA FLORIPA

Início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe - Canasvieiras
De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos começando
A certeza de que é preciso continuar
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar
Façamos da interrupção um caminho novo
Da queda um passo de dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro
Fernando Sabino







O Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, há doze séculos atraindo gente de todo o mundo pela fé, pagamento de promessas, ou pela própria peregrinação é composto de diversos percursos que culminam na cidade de Santiago de Compostela, onde os peregrinos veneram as relíquias do apóstolo São Tiago Maior, cujo sepulcro encontra-se na catedral da cidade, 
Os peregrinos levam consigo uma credencial, semelhante a um passaporte, e ao longo do caminho colecionam carimbos que atestam a passagem pelos diversos pontos do percurso, sendo que nos últimos 100 km da rota, quando feitos a pé ou a cavalo (ou 200 km em bicicleta) permitem obter a "compostela", um documento oficial emitido pela Catedral de Santiago comprovando a peregrinação.
A realização do caminho pelos peregrinos ganha um forte sentido de busca espiritual e ao longo do tempo teve inúmeras lendas reforçando seu lado místico.
A cidade de Florianópolis desde o mês de junho deste ano conta com um trecho do conhecido caminho. Trata-se de um percurso de 21 km que tem início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando depois pelas igrejas São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes até chegar no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Praia dos Ingleses.
O caminho brasileiro, além do sentido místico e religioso, é recheado de belas paisagens do norte da Ilha de Santa Catarina. Destacam-se pela beleza as praias de Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava e Praia dos Ingleses, além do Morro do Rapa, ponto norte máximo da "ilha da magia", de onde o lindo azul do mar visto das alturas faz compensar todo o esforço nas íngremes subidas.

NO CAMINHO...
Aproveitando a esta na capital catarinense para a participação na Maratona de Floripa, ontem, nós, atletas da Equipe 28 de Agosto, Claudia, Flávio, Guilherme, Rosa, e Sandra fizemos a peregrinação.
E realmente "o caminho" é especial: contemplação, parceria, natureza, equívocos, acertos, desvios, trilhas, areia,  meditação, alegria, sofrimento, risos, cajados, surpresas, amizade, superação...
Mistura de sentimentos e emoções que avivam o entendimento do caminho maior. 
Faz pensar na vida e renovar as forças, mesmo que contraditoriamente no limite do cansaço.
O "guia espiritual" surge do nada e nos acompanha até o ponto final da caminhada.
Carimbado!
Valeu o esforço!

100% Itararé no Morro do Rapa: vista das praias Brava e dos Ingleses.


KIT NA MÃO: MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS!
Na manhã de hoje os atletas foram retirar no Shopping Beira Mar os kits da prova de amanhã, a Maratona Internacional de Florianópolis.
O evento terá as distâncias de 5, 10 e 42,195 km, além do revezamento em duplas na distância da maratona.
Depois de pegarem seus kits enfrentaram os ventos fortes da avenida Beira Mar Norte, local da largada da competição que reúne atletas de quase todo o Brasil e muitos estrangeiros..
Agora é segurar a ansiedade, hidratar, descansar e curtir a tarde na ilha da magia.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ !

domingo, 20 de agosto de 2017

TROFÉU NO CIRCUITO SESC - ETAPA CURITIBA


Na manhã de hoje, domingo, 20 de agosto, aconteceu na cidade de Curitiba a 15ª etapa do Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua. Fazem parte do Circuito 22 etapas, que acontecem em  22 cidades do estado do Paraná. 
O final de semana chuvoso na capital paranaense não intimidou os atletas que se fizeram presentes para correr e disputar os 5km ou 10km da competição e também participar dos 4km da caminhada.
A prova foi realizada no Quartel General do Exército, no bairro Pinheirinho e teve seu trajeto em trilhas no interior do local, as quais tiveram seu nível de dificuldade aumentados devido as lamas e poças que se formaram no percurso cross country.
A Equipe 28 de Agosto mais uma vez esteve representada no Circuito pelos atletas Carolina Veiga, Rafael Casagrande Bandoni e Gabriela Martins Gorski.
Carolina e Rafael completaram os 4 km da Caminhada debaixo de muita chuva e foram recompensados com lindas medalhas.
Gabriela, correu os 5 km e concluiu a prova em 3º lugar geral na categoria feminina, subindo ao pódio para receber um lindo troféu.
A satisfação foi muito grande, pois além de levar o nome de Itararé e Equipe 28 de Agosto no pódio da competição, na concorrida etapa da capital paranaense, a atleta trabalha como Orientadora de Atividades do SESC e teve a honra de receber a premiação do gerente da unidade.

EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100¨% ITARARÉ !



sexta-feira, 18 de agosto de 2017

AMIZADE, PALAVRA, RESPEITO, CARÁTER, BONDADE, ALEGRIA E AMOR


Quando corro liberto-me das amarras do tempo e volto a ser criança.
Ali, muitas vezes na solidão das passadas,
Volto a acreditar, a brincar.
Volto a sonhar,
Brinco com o presente,
Pensando no futuro.
Pois...


Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor

Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja

Ele vem pra me dar a mão

Milton Nascimento e Fernando Brant




terça-feira, 15 de agosto de 2017

CESTAS SAGRADAS

Não é sobre corrida, mas vale a indicação aqui no blog:

Times bons tornam-se ótimos quando seus membros confiam uns nos outros o suficiente para trocar o 'eu' pelo 'nós'. Essa foi a lição que Michael e seus colegas aprenderam durante a trajetória em direção a três vitórias consecutivas no campeonato da NBA. Como diz Bill Cartwright: 'Um grande time de basquete tem que confiar. Já vi times nesta Liga onde os jogadores não passam a bola para um companheiro porque não confiam que ele vá pegá-la. Mas num grande time sempre se passa a bola. Se um jogador deixar cair ou deixar sair pela linha da quadra, da próxima vez eles jogam de novo. E devido à confiança que todos têm nele, ele terá confiança. é assim que se cresce.'
.....
O CAMINHO DA IMPERMANÊNCIA
A derrota é uma lente que ajuda a pessoa a se enxergar com mais clareza, experimentando no sangue e nos ossos a natureza transitória da vida.
.....
Antigamente eu achava que o dia em que aceitasse ser derrotado seria o dia de abandonar meu trabalho. Mas perder é uma parte inerente à dança, da mesma forma que ganhar. O budismo nos ensina que só quando aceitamos a morte é que descobrimos a vida. Da mesma maneira, só reconhecendo a possibilidade da derrota é que podemos experimentar completamente a alegria da competição. Nossa cultura nos fez acreditar que aceitar a derrota é a mesma coisa que se dispor a perder. Mas não é possível vencer o tempo todo; a obsessão com a vitória coloca uma pressão desnecessária, restringe o corpo e o espírito e, em última análise, rouba nossa liberdade de fazer o melhor.
Quando aprendi a mudar o meu foco - dois passos para a frente, um para trás - tirando-o do perder e ganhar, e colocando-o no meu amor pelo jogo, a dor da derrota começou a diminuir.

Trata-se do livro "Cestas Sagradas", de Phil Jackson, técnico do Chicago Bulls na década de 1990, quando o time do astro Michael Jordan encantou o mundo do esporte.
Tendo como foco central de sua filosofia o sistema de ataque denominado de Triângulo Ofensivo, os jogadores aprenderam que o Eu passa a ser servo do Nós e que todos eles terão condições de produzir o máximo de seu potencial.

Vale a leitura! 


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

MEIA MARATONA DE CURITIBA, CORRIDA EM PIRAÍ E TROFÉU NA LUA CHEIA

O fim de semana foi corrido para os atletas da Equipe 28 de Agosto. No sábado, 05 de agosto, no bonito Parque Tingui, em Curitiba, foi realizada a 115ª edição da Corrida da Lua Cheia, prova pedestre com o maior número de realizações no Brasil, e que atrai os feras do pedestrianismo da capital paranaense e sua região metropolitana.  A competição consiste de duas provas nas distâncias de 4,3 e 8,3 km, realizadas nas ruas e pistas do parque. Na prova de 4,3 km a premiação, além da medalha, é com troféus para os cinco primeiros no geral masculino e feminino, e na de 8,3, além da premiação para o geral, há troféus para os três melhores nas faixas etárias. O atleta Guilherme Marques Gorski participou dos 8,3 km e mais uma vez sagrou-se campeão na sua faixa etária, conquistando mais um troféu para Itararé.


Na manhã de domingo, 6 de agosto. tivemos duas provas também no Paraná. Ainda em Curitiba, no tradicional frio, milhares de atletas se esquentaram correndo a Meia Maratona de Curitiba Uninter, prova na distância de 21,097 km, disputada nas modalidades solo, duplas e trios masculinos, femininos e mistos. Os atletas itarareenses Gabriela Martins Gorski e Guilherme Marques Gorski participaram na modalidade solo, e completaram muito bem os 21 km, conseguindo boas colocações nas suas faixas etárias e sendo premiados com medalhas.
Gabriela fez a prova em 1h50min03seg, classificando-se em 5º lugar na categoria Feminino de 25 a 28 anos. Guilherme fechou os 21 km em 1h34min31seg, ficando em 7º lugar na categoria Masculino de 50 a 54 anos.



Em Piraí do Sul, no bonito Santuário Nossa Senhora de Brotas, também no domingo, foi realizada a 4ª Corrida Rústica e Caminhada do Santuário de Nossa Senhora de Brotas.
A linda manhã de inverno, com ar gelado, clima ótimo, e visual encantador, foram mais motivos para os aproximados 250 atletas se animarem em busca dos melhores lugares nos pódios.
A competição contou mais uma vez com os fortes atletas paranaenses que brigaram pelos primeiros lugares na classificação geral e também nas categorias por faixas etárias.
Os atletas Airton Luiz Pasinatto, Rosemary Cristina Vanzella Pasinatto, Fabiane Gasparini, e Alexandre Monteiro levaram o laranja da Equipe 28 de Agosto na prova. Airton, Rosemary e Fabiane competiram e fizeram bonito, conquistando três medalhas.
Parabéns aos nossos atletas que mais uma vez abrilhantaram o nome de Itararé.

EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ !


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

NOS 42 KM DA SP CITY MARATHON

No último domingo, 30 de julho, foi realizada na capital paulista a segunda edição da SP CITY MARATHON, evento que teve a largada no charmoso Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e reuniu 11 mil atletas, nas disputas das provas de 21,097 e 42,195 km.
A competição reuniu os feras do pedestrianismo nacional e também estrangeiros, que além de suarem em busca das melhores colocações aproveitaram para um tour pela metrópole ainda sonolenta uma vez que a largada foi às 6 horas da manhã.
O percurso passou por pontos turísticos importantes como o Teatro Municipal, Praça da Sé, Viaduto do Chá, Esquina da São João com Ipiranga, Praça da República, Parque do Ibirapuera, Universidade de São Paulo, dentre outros, e teve a chegada no Jockey Club de São Paulo.
Além da beleza dos pontos importantes da cidade, os atletas foram brindados com música durante o trajeto, com apresentações ao vivo e também DJs que animavam a galera.
Representando Itararé com o laranja da Equipe 28 de Agosto os atletas Cirineu José Barreiros Júnior e Clóvis Matozo fizeram bonito, completando os 42,195 km.
Cirineu concluiu com o tempo de 4h26min46seg. e Clóvis fechou com 3h25min21seg.
Parabéns aos nossos Maratonistas!




EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ !