domingo, 22 de abril de 2018

2ª CORRIDA CULTURAL ALDEIA TEKOÁ PORÃ - ITAPORANGA


Cono parte das comemorações da "Semana do Índio", contando com a presença de corredores de várias cidades da região e também de outros estados, foi realizada na manhã de hoje, domingo, 22 de abril, em Itaporanga a 2ª Corrida Cultural da Aldeia Tekoá Porã.
A competição teve por objetivo incentivar a prática esportiva na região e mostrar a cultura indígena Tupi-Guarani da Aldeia Tekoá Porã, de Itaporanga.
A Aldeia Tekoá Porã, de Itaporanga, assim como as aldeias Karugwá, e Ywy Pyhaú, de Barão de Antonina, tiveram a última semana com várias atividades em comemoração ao 19 de abril, Dia do Índio, data escolhida em respeito à realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940.
A luta dos povos indígenas - Os povos indígenas vêm lutando para manter suas tradições culturais e principalmente a demarcação de suas terras.
"A terra é nossa mãe. Sem terra não temos cultura, e sem cultura não temos educação e saúde" - Fala do Cacique Darã na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2013.

Cacique da Aldeia Tekoá Porã, Darã recepcionou os atletas das várias equipes que aos poucos foram chegando com seus tênis e roupas coloridas num bonito congraçamento com os índios.
O evento teve a largada às 8h30 e contou com uma corrida de 7 km pelas lindas, porém exigentes trilhas, e também com uma caminhada de 3 km.
A prova de 7 km desafiou os corredores com passagens por riachos e infinitas trilhas no meio da mata, com constante sobe e desce, areia fofa, desvio de galhos de árvores e muita adrenalina. Todos os concluintes cruzavam o pórtico esgotados, mas com um sorriso no rosto. Foi maravilhoso.
A Equipe 28 de Agosto, com seus Txondaros, mais uma vez representou Itararé na competição, desta vez com 14 atletas distribuídos na caminhada e na corrida. Estiveram no evento: Sérgio Danilo dos Santos Silva, Yuli Fernanda Costa de Sá, Silmara Martins dos Santos, Paulo Sérgio Fujihara, Valdirene Prestes dos Santos, Ingrid Bianca dos Santos Fogaça, Eugênia Cristina Almeida Santos, Alice Almeida Furquim Santos, Rodrigo Lages de Moraes, Maiara Pereira Batista, Airton Luiz Pasinatto, Rosemary Cristina Vanzella Pasinatto, Rosa Cristina Martins Gorski, e Guilherme Marques Gorski.
O destaque ficou para a atleta silmara Martins dos Santos que foi ao pódio para receber um belíssimo troféu pela sua classificação em terceiro lugar na categoria 42 a 47 anos.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O QUE TE FAZ MAIS FORTE

Histórico!
Hoje se realizou a 122ª edição daquela que é chamada "maratona das maratonas", a mais tradicional corrida de 42,195 km do planeta, a Maratona de Boston.
E deu zebra!
O japonês Yuki Kawauchi, famoso no mundo das maratonas por conseguir tempos abaixo das 2h10 e participar de muitas provas, foi o grande vencedor da importante corrida após a quebra do queniano Geoffrey Kirui, campeão do ano passado.
Detalhe: Kawauchi é atleta amador. Trabalha como inspetor de alunos numa escola no Japão, treinando nas suas horas de folga.
Numa prova que ficou marcada pelo frio de 4 graus (sensação térmica de menos dois) e chuva, o japonês liderou nos cinco primeiros quilômetros, sendo alcançado pelo pelotão de atletas quenianos, etíopes, e americanos. Ficou no pelotão, liderou novamente no meio da prova e assumiu a segunda colocação quando o queniano resolveu arriscar e seguir sozinho na frente. Nos três quilômetros finais o africano foi perdendo forças e o asiático "foi pra cima", conseguindo quase três minutos de diferença na classificação final.
A competição feminina foi vencida pela americana Desiree Linden, dando o título para os EUA depois de 33 anos.

A Maratona de Boston é repleta de histórias fantásticas. Histórias de superação no difícil trajeto que é cheio de subidas e descidas. 
Realizada tradicionalmente na terceira segunda-feira de abril, no Patriot's Day, a competição ficou marcada em 2013 devido ao atentado com bombas a poucos metros da linha de chegada.
Nesse dia, Jeff Bauman, um americano de 27 anos, teve as duas pernas decepadas pela explosão. Ainda no hospital contou ter visto o terrorista e ajudou o FBI, como testemunha-chave.

Como acreditamos que corrida é muito mais do que o simples gesto mecânico, sempre indicamos livros e filmes para enriquecer culturalmente os aficionados do pedestrianismo.
A história de Bauman está nas telas de cinema.
O livro que deu origem ao filme, e que indicamos nesta segunda-feira histórica para quem acredita no imponderável,  é este: "O que te faz mais forte".
Só para fazer constar nesse dia especial de hoje, uma passagem do livro para ficar na memória dos covardes:
...me deram a chance de provar que eu... nós... somos melhores do que covardes com bombas. Que nós não nos abatemos. E não temos medo.
Nós somos mais fortes.





segunda-feira, 9 de abril de 2018

XV CORRIDA DO EXÉRCITO

Com a chegada do final de semana, muitos já programam suas atividades para aproveitar bem os dias livres. Encontrar os amigos, dançar na balada, passear no parque, dormir até tarde, limpar a casa ou se preparar para assistir a final do Paulistão entre Palmeiras e Corinthians (É CAMPEÃO!!).
Para os corredores, a rotina continua também nos dias de descanso. 
Domingo é dia de correr!
Seja o longão da planilha ou aquela prova tão esperada que faz a gente acordar às 5h da manhã e depois ouvir dos amigos que isso é coisa de louco.
Pois é, ontem, domingo, 8 de abril, 3 mil loucos acordaram cedo para participar da XV Corrida do Exército, realizada no  5º GAC AP - Boqueirão na cidade de Curitiba - PR.
A prova teve distâncias de 5km e 10km e percorreu as ruas ao redor do Quartel. Foram premiados os 5 melhores corredores no feminino e masculino nas duas distâncias, além dos três melhores de cada faixa etária nos 10km.
A Equipe 28 de Agosto esteve representada na competição pela atleta Gabriela Gorski, que correu os 5km e foi a 11ª colocada entre as mulheres, num total de 758 participantes.




EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!

ITARARÉ NA 24ª MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO



Na manhã de ontem, 08 de abril, contando com a presença de milhares de atletas de todo o país e também muitos estrangeiros, foi realizada a 24ª edição de uma das mais tradicionais maratonas brasileiras, a Maratona Internacional de São Paulo.
O evento teve a largada principal às 7h30 ao lado do Obelisco do Ibirapuera e contou com disputas nas distâncias de 8 km, 24 km, e 42,195 km, além de uma caminhada de 4 km.
Desta vez os atletas brasileiros predominaram nos pódios masculino e feminino. Entre os homens, Solonei da Silva foi o vencedor, cruzando a linha de chegada com o tempo de 2h15min59seg, seguido de Wellington Bezerra, com 2h16min03seg, e Goodfrey Kosgey, do Quênia, com 2h16min38seg. No feminino a atleta Andréia Hessel foi a grande campeã, com o tempo de 2h40min02seg, seguida pela etíope Shewaye Woldemeskel, com 2h41min30seg, e da brasileira Valdilene Silva, com 2h42min38seg.
E tradição também é a presença dos atletas da Equipe 28 de Agosto nessa grandiosa festa do atletismo nacional. Todo ano nossos corredores levam o nome de Itararé na prova, e sempre conseguem realçar nossa cidade na competição. Mais uma vez marcamos presença, com nossa faixa sendo destacada na transmissão ao vivo na TV Globo.
Foram 14 atletas 28 de Agosto na competição: Claudia de Lima, Sandra Deise Barsotti, Rosa Cristina Martins Gorski, Rodrigo Lages de Moraes, Rogério Osório de Mello Filho, Maiara Pereira Batista, Maria Eunice Camargo Tupá, Silmara Martins dos Santos, Agnaldo Ferreira de Campos, Flávio de Lima, Clóvis Matozo, Camila Ribeiro, Marco Antônio da Silva, Guilherme Marques Gorski.
Apoiados pelas atletas Camila, Silmara e Maiara, os corredores Rogério, Rodrigo, Claudia, Maria Eunice, Sandra e Rosa fizeram a prova de 8 km, Flávio fez os 24 km, e Clóvis, Guilherme, Agnaldo e Marco Antônio concluíram os 42,195 km.
Todos foram premiados com lindas medalhas.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!



sábado, 7 de abril de 2018

TÁ CHEGANDO A HORA...


Está chegando a hora.
Agora vai...
Todo mundo ansioso.
Prende ou não prende...
Quer dizer, nossa ansiedade não é bem essa neste momento histórico.
O friozinho na barriga de nossa turma é por outro motivo.
Já estamos com o kit nas mãos.
Número de peito, chip eletrônico de cronometragem.
Chegou a hora.
Chegamos cedo na capital paulista e fomos direto no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, para a retirada do kit para a 24ª Maratona Internacional de São Paulo que será realizada amanhã.
A turma está animada.
Vamos pra mais uma.
Serão provas de 8, 24 e 42 km.
Teremos itarareenses nas três distâncias.
E vamos levar mais uma vez o nome de nossa cidade.
Acompanhem aí na terrinha.
A prova terá transmissão pela TV Globo.
Vamos que vamos!

EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!