segunda-feira, 16 de abril de 2018

O QUE TE FAZ MAIS FORTE

Histórico!
Hoje se realizou a 122ª edição daquela que é chamada "maratona das maratonas", a mais tradicional corrida de 42,195 km do planeta, a Maratona de Boston.
E deu zebra!
O japonês Yuki Kawauchi, famoso no mundo das maratonas por conseguir tempos abaixo das 2h10 e participar de muitas provas, foi o grande vencedor da importante corrida após a quebra do queniano Geoffrey Kirui, campeão do ano passado.
Detalhe: Kawauchi é atleta amador. Trabalha como inspetor de alunos numa escola no Japão, treinando nas suas horas de folga.
Numa prova que ficou marcada pelo frio de 4 graus (sensação térmica de menos dois) e chuva, o japonês liderou nos cinco primeiros quilômetros, sendo alcançado pelo pelotão de atletas quenianos, etíopes, e americanos. Ficou no pelotão, liderou novamente no meio da prova e assumiu a segunda colocação quando o queniano resolveu arriscar e seguir sozinho na frente. Nos três quilômetros finais o africano foi perdendo forças e o asiático "foi pra cima", conseguindo quase três minutos de diferença na classificação final.
A competição feminina foi vencida pela americana Desiree Linden, dando o título para os EUA depois de 33 anos.

A Maratona de Boston é repleta de histórias fantásticas. Histórias de superação no difícil trajeto que é cheio de subidas e descidas. 
Realizada tradicionalmente na terceira segunda-feira de abril, no Patriot's Day, a competição ficou marcada em 2013 devido ao atentado com bombas a poucos metros da linha de chegada.
Nesse dia, Jeff Bauman, um americano de 27 anos, teve as duas pernas decepadas pela explosão. Ainda no hospital contou ter visto o terrorista e ajudou o FBI, como testemunha-chave.

Como acreditamos que corrida é muito mais do que o simples gesto mecânico, sempre indicamos livros e filmes para enriquecer culturalmente os aficionados do pedestrianismo.
A história de Bauman está nas telas de cinema.
O livro que deu origem ao filme, e que indicamos nesta segunda-feira histórica para quem acredita no imponderável,  é este: "O que te faz mais forte".
Só para fazer constar nesse dia especial de hoje, uma passagem do livro para ficar na memória dos covardes:
...me deram a chance de provar que eu... nós... somos melhores do que covardes com bombas. Que nós não nos abatemos. E não temos medo.
Nós somos mais fortes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário