domingo, 22 de abril de 2018

2ª CORRIDA CULTURAL ALDEIA TEKOÁ PORÃ - ITAPORANGA


Cono parte das comemorações da "Semana do Índio", contando com a presença de corredores de várias cidades da região e também de outros estados, foi realizada na manhã de hoje, domingo, 22 de abril, em Itaporanga a 2ª Corrida Cultural da Aldeia Tekoá Porã.
A competição teve por objetivo incentivar a prática esportiva na região e mostrar a cultura indígena Tupi-Guarani da Aldeia Tekoá Porã, de Itaporanga.
A Aldeia Tekoá Porã, de Itaporanga, assim como as aldeias Karugwá, e Ywy Pyhaú, de Barão de Antonina, tiveram a última semana com várias atividades em comemoração ao 19 de abril, Dia do Índio, data escolhida em respeito à realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940.
A luta dos povos indígenas - Os povos indígenas vêm lutando para manter suas tradições culturais e principalmente a demarcação de suas terras.
"A terra é nossa mãe. Sem terra não temos cultura, e sem cultura não temos educação e saúde" - Fala do Cacique Darã na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2013.

Cacique da Aldeia Tekoá Porã, Darã recepcionou os atletas das várias equipes que aos poucos foram chegando com seus tênis e roupas coloridas num bonito congraçamento com os índios.
O evento teve a largada às 8h30 e contou com uma corrida de 7 km pelas lindas, porém exigentes trilhas, e também com uma caminhada de 3 km.
A prova de 7 km desafiou os corredores com passagens por riachos e infinitas trilhas no meio da mata, com constante sobe e desce, areia fofa, desvio de galhos de árvores e muita adrenalina. Todos os concluintes cruzavam o pórtico esgotados, mas com um sorriso no rosto. Foi maravilhoso.
A Equipe 28 de Agosto, com seus Txondaros, mais uma vez representou Itararé na competição, desta vez com 14 atletas distribuídos na caminhada e na corrida. Estiveram no evento: Sérgio Danilo dos Santos Silva, Yuli Fernanda Costa de Sá, Silmara Martins dos Santos, Paulo Sérgio Fujihara, Valdirene Prestes dos Santos, Ingrid Bianca dos Santos Fogaça, Eugênia Cristina Almeida Santos, Alice Almeida Furquim Santos, Rodrigo Lages de Moraes, Maiara Pereira Batista, Airton Luiz Pasinatto, Rosemary Cristina Vanzella Pasinatto, Rosa Cristina Martins Gorski, e Guilherme Marques Gorski.
O destaque ficou para a atleta silmara Martins dos Santos que foi ao pódio para receber um belíssimo troféu pela sua classificação em terceiro lugar na categoria 42 a 47 anos.



EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário