quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VÍDEOS DA CORRIDA REALIZADA EM ITAÍ - SP
Três vídeos da prova pedestre realizada na cidade paulista de Itaí, com a participação de itarareenses.
Colaboração Mestre Beto.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOVO RECORDE NA MARATONA MASCULINA: 2h03min38seg.
Quebrado o recorde do etíope Haile Gebrselassie ontem em Berlim. O queniano Patrick Makau é o novo recordista na distância de 42,195 Km.
Ao vencer a prova ontem de manhã na Alemanha, Makau estabeleceu o novo recorde mundial, superando a antiga marca em 21 segundos. A média das passagens em cada quilômetro do queniano ficou na casa dos 2min55seg. O ex-recordista Haile sentiu dores e parou nos quilômetros finais.




Queniano lá, queniano também por aqui. Recorde lá, recorde cá. Em Curitiba, no Circuito Caixa de Corridas de Rua, os africanos também dominaram, vencendo a prova e faturando a boa premiação do circuito. Jackyne Chemwek, venceu no feminino, e Hillary Kipgetich Kibet derrotou todos seus concorrentes na prova masculina, que teve início às 8h15 no Centro Cívico, na capital paranaense.
Com 29min20, Kibet baixou em 28 segundos o melhor tempo masculino, que havia sido obtido em 2005 pelo brasileiro Francisco Santos. Já Jackyne Chemwek correu os dez quilômetros em 34min07seg, diminuindo em 15 segundos a marca da também queniana, Eunice Kirwa, estabelecida no ano passado.
O itarareense Guilherme esteve na prova, fechando os 10 Km em 41min58seg. ficando em 8º lugar na sua categoria.



sábado, 24 de setembro de 2011

MARATONA: RECORDE A VISTA
Amanhã, domingo, dia 25 de setembro, o mundo da corrida vai parar, de olho na Maratona de Berlim, onde estarão os dois atuais recordistas na maratona, o etíope Haile Gebrselassie, e a britânica Paula Radcliffe.
Haile, detentor do recorde masculino, com 2h03min59seg. não terá vida fácil na prova, pois quenianos estarão por lá para também tentar o recorde.
Paula, recordista da maratona feminina com 2h15min25seg, tempo conseguido na Maratona de Londres, em 2003, tenta voltar aos tempos rápidos depois de ter dado a luz ao segundo filho.
Para nós, simples mortais, corredores amadores, competitivos ou mesmo pangarés, é inimaginável conseguir correr 42 Km num tempo desse.
Só para se ter uma idéia, ao fazer uma maratona em 2h03min59seg. o etíope corre cada 100 metros em aproximadamente 18 ou 17 segundos. Nessa velocidade, numa pista de atletismo, cada volta de 400 metros é percorrida em 1min12 seg. Faça um teste. Dê o seu melhor e corra uma volta na pista de atletismo. Marque o tempo e faça a comparação. Amanhã, os atletas em Berlim correrão o equivalente a 105 voltas e meia numa pista de atletismo, e isso mantendo o ritmo de cada 400 metros em 1min12seg.
Amanhã provavelmente estaremos mais uma vez assombrados com o que um ser humano é capaz de fazer.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ITARARÉ, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!

Passeata de protesto - dia 17 de setembro de 2011.
"O cidadão itarareense não pode mais deixar de manifestar o seu repúdio ao caos que se instalou em nossa querida cidade pela atual administração.
Itararé está sendo envergonhada, desmontada, saqueada a olhos vistos, e os seus cidadãos vítimas de chacotas, no limite do alcance do noticiário da TV que cobre nossa região.
Se você é um dos que não aceitam mais esta realidade, manifeste o seu descontentamento como cidadão e como eleitor consciente dos seus direitos e deveres."
Extraído do panfleto "Movimento Reage Itararé"

A faixa que sempre levamos em provas por todo o Brasil não podia deixar de comparecer nessa passeata.

domingo, 18 de setembro de 2011

SELETIVA PARA A SÃO SILVESTRINHA
DISPUTA DOS 100 METROS
Prova realizada no dia 7 de setembro como parte do projeto "Saber Correr, para Correr pelo Saber", da Diretoria de Ensino - Região de Itararé, sob a responsabilidade da professora Silvana, supervisor Guilherme e diretores e professores de Educação Física das escolas estaduais.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TEMPO QUE O VÔLEI ERA 100% ITARARÉ
Em 1985 os Jogos Regionais do Estado de São Paulo foram realizados na vizinha cidade de Itapeva e Itararé, que havia ficado de fora de competições regionais por um longo período, retornava ao cenário esportivo competindo em várias modalidades, dentre elas o Voleibol, com um time formado somente por atletas 100% Itararé.
Ali nascia o vôlei de Itararé, nas mãos do então aluno de Educação Física Guilherme Gorski, dos jovens Renato Azevedo, e Luiz Furlani.
Eram outros tempos. Só tínhamos quadra coberta na Escola Estadual Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, Instituto, e era uma quadra com piso de madeira, com muitas tábuas soltas.
Treinávamos também na quadra do Semefer, e sem material apropriado. Tínhamos apenas três bolas de vôlei bem usadas (bem surradas) e ficávamos na quadra quase que o dia inteiro. O "seu" Oliveira (que cuidava do Semefer) sempre vinha brigar com a gente porque já tinha dado nosso horário.
Naquela época tínhamos que pegar autorização (algumas vezes com o Sr. Adailton que trabalhava no Banespa) para podermos treinar na quadra.
Quando o treino era no Instituto tínhamos que ir buscar as três bolas no Semefer e depois dos treinos levá-las de volta.
Tempo bom.
Os uniformes que usamos nos Jogos Regionais foram patrocinados pela Cofesa e uns tempos antes dos jogos ficaram em exposição na "vitrine" da Cofesa loja 9.
Todo ano, por ocasião das festividades do aniversário da cidade, era realizado um campeonato de várias modalidades esportivas (Futebol de Salão - hoje Futsal - Voleibol, Basquetebol, além de Tênis de Mesa, e outras) e formavam-se oito, dez times de cada modalidade. A quadra descoberta do Semefer lotava de gente a noite para assistir as partidas.
Teve uma noite, que choveu e como todos queriam jogar e a platéia estava esperando pelos jogos, logo que parou a chuva foram comprar vários litros de álcool para esparramar na quadra e tocar fogo para ajudar a secá-la. É mole?
E hoje? Com uma longa tradição de times montados com gente de fora, se fizerem um campeonato na cidade, quantos times se formam para jogos de Basquete? e de Vôlei?
E olha que todas as quadras das escolas estão cobertas e temos dois, ou melhor três bons ginásios, se contarmos aquele que está parado na Praça Figueiredo.

Em pé, da esquerda para a direita: Adão, Furlani, Sérgio Gianizela, Roberto Hulk (in memorian), Renato Azevedo, e Marcos Bochecha.
Agachados, da esquerda para a direita: Luiz Gorski, Júnior, Moraes, Guilherme, e Edilson.
Foto tirada na Escola Jeminiano, em Itapeva, antes da partida contra Chavantes pelos Jogos Regionais de 1985.


domingo, 11 de setembro de 2011

DE QUE É FEITA A VITÓRIA?

De força?
De resistência?
De velocidade?
De motivação?
De determinação?
Raça?
Vontade?
De superação?
De coragem?
De tudo isso, mas a vitória  é feita, primordialmente, da satisfação de saber que você deu o melhor de si!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROJETO SABER CORRER PARA CORRER PELO SABER
FESTA DO ATLETISMO EM ITARARÉ
Na manhã de hoje, como parte das atividades do Projeto Saber Correr para Correr pelo Saber, da Professora Coordenadora de Educação Física Silvana Contieri Machado de Genaro, da Diretoria de Ensino - Região de Itararé, foi realizada a seletiva dos alunos da escolas estaduais de Itararé com vistas à participação na 18ª São Silvestrinha no final de ano em São Paulo.
A pista de atletismo do Ginásio Lauro Loureiro de Melo foi o palco do evento, que contou com a presença de diretores de escola, supervisores de ensino, professores coordenadores, professores, pais e alunos das escolas estaduais de Itararé.
Na abertura da competição foi cantado por todos o Hino Nacional, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Todos os presentes participaram também de uma caminhada pela pista.
Parabéns a todos os alunos/atletas, que com muita determinação e garra representaram suas escolas.
Parabéns e um muito obrigado aos professores de educação física que conduziram muito bem os seus alunos na competição e também colaboraram para o sucesso do evento.
Algumas imagens:

Em breve mais fotos e mais informações sobre a seletiva.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EQUIPE ESTEVE NESTE DOMINGO EM ITAÍ - SP
Os atletas da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, Silmara Martins dos Santos e Guilherme Marques Gorski representaram Itararé na 2ª Corrida José Roberto de Melo Duarte - Rotary Clube de Itaí. Também estiveram lá Rosa e Beto, sempre apoiando.
A prova, de pouco mais de 5 km pelas ruas da cidade, contou com atletas de várias cidades, tais como Marília, Jaú, Avaré, Taquarituba, Fartura, Sarutaiá, Arandu. Conchas, Itapeva, Adamantina, Itatinga, dentre outras.
O destaque ficou por conta da boa organização e também pela ótima recepção aos atletas. Os competidores sentiram de perto o carinho do povo da cidade e prometeram retornar na próxima edição.
Silmara fez bonito na prova, calssificando-se em 6º lugar no geral e 1º na categoria por faixa etária, ganhando uma linda medalha.



Aquecendo antes da prova

Largada da corrida


Silmara - 1º lugar na categoria!

Mais uma linda medalha para a coleção.


Guilherme, Silmara e o amigo Carlos, atleta de Itapeva
 



sábado, 3 de setembro de 2011

SÃO SILVESTRE TERÁ MUDANÇA NO PERCURSO
A mais famosa prova pedestre brasileira, a São Silvestre, realizada todo ano, e que em 2011 completará sua 87ª edição, está perdendo mais um componente de sua tradição. A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo divulgou que a chegada da prova não será mais em frente ao prédio da Gazeta, na avenida Paulista, e sim no Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco.
Segundo a companhia, a decisão, acordada com os organizadores da prova, visa evitar tumulto entre participantes da corrida e as pessoas que chegam cedo para prestigiar o Réveillon da Avenida Paulista, já que os dois eventos atraem um público maior a cada ano. As duas partes afirmam que a distância de 15km de prova será mantida.
Desta forma, depois da tão sofrida subida da avenida Brigadeiro Luís Antonio, os atletas terão que descê-la em direção ao Ibirapuera. Segundo os técnicos de atletismo ouvidos, o percurso será um perigo para os músculos e articulações dos corredores, pois além do cansaço de final de prova, a descida da Brigadeiro é forte e vai acontecer logo depois dos atletas vencerem os 2 km de subida.
A São Silvestre do ano passado já causou polêmica ao entregar antes da prova, no kit de participação, as medalhas para os corredores.

Pelo menos não vamos ter que anunciar no show o desaparecimento de atletas...

Polêmicas a parte, com chegada na Paulista ou no Ibirapuera, que tal participarmos neste ano?
Para aqueles que ainda não correm ainda dá tempo de se preparar para a competição. E aí? Quem vai encarar?


Atenção: dia 7 de setembro - 8h30 - Pista de atletismo do Ginásio Lauro Loureiro de Melo (Elefante Branco) será realizada a seletiva dos alunos das escolas estaduais de Itararé com vistas a participação na São Silvestrinha. Prestigiem o evento. No dia esperamos reunir todos os atletas da Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé para colocarmos a conversa em dia. Compareçam!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PARABÉNS!!!
A todos os profissionais de Educação Física!

...Depois nos disse algo que nunca esqueci: "Posso fazer de vocês corredores rápidos", disse ele, com a voz estremecida pela emoção. "Posso lhes mostrar como fazer um arremesso de peso, saltar com vara e competir em saltos em altura. Mas não é exatamente por isso que estou aqui. Estou aqui para mostrar a vocês como se tornar homens".
(em Phil Cousineau - O ideal olímpico e o herói de cada dia - Editora Mercúrio Ltda.)