quinta-feira, 18 de julho de 2013

RELÍQUIAS DO ESPORTE

Quem aí se lembra da revista "SAQUE"?
No boom do voleibol no Brasil, anos 80, Willian e Montanaro lançaram a revista que trazia tudo sobre o vôlei, esporte que crescia muito, principalmente em função da organização da Confederação Brasileira de Voleibol, e também com as transmissões pela TV. Os resultados colaboraram para que a modalidade superasse o Basquete, que na época era o segundo esporte dos brasileiros, atrás, lógico, do Futebol. O Brasil foi vice-campeão mundial na Argentina, em 82, e depois, com o boicote dos países socialistas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984, ficou novamente com a medalha de prata.
E da revista "Show do Esporte"?. Lembram: "Bandeirantes, o canal do esporte"?. Com uma programação dominical recheada de transmissões esportivas, a Band, com o Luciano do Valle, fazia a gente assistir de tudo, desde hóquei, em Sertãozinho, até as lutas do pugilista Maguila. E nessa balada lançou a Revista que trazia o mesmo nome do programa.
Com a onda da ginástica aeróbica, também nos anos 80 foi lançada a Revista "Boa Forma", que teve na realidade, como seu primeiro nome "Saúde - Guia da Boa Forma". Sim, inicialmente a revista chegava às bancas a cada mês ensinando a nova mania, a "aeróbica". No seu início as informações eram realmente muito boas, e divulgava muito sobre atividades físicas, saúde, e também as novas modalidades esportivas que vinham sendo praticadas no país. E muitas atrizes estamparam as capas da revista. Xuxa e Cláudia Raia estão entre as que mais apareceram. Mas com o tempo a revista foi "perdendo a mão", e as informações deixavam de compensar a ida às bancas.
E por falar em novas modalidades, os anos 90 trouxeram uma nova onda esportiva no Brasil. Foi o Mountain Bike, que chegou para dar uma incrementada no ciclismo. Criado nos EUA, na Califórnia, o esporte logo se expandiu por todo o mundo,  mudando definitivamente a prática do ciclismo. E aí tinha a revista "Bici Sport" que fazia a alegria dos praticantes, ávidos por informações sobre a nova modalidade.
Outra modalidade que cresceu muito nos últimos anos também foi contemplada com publicações. A Corrida de Rua foi ganhando milhões de adeptos, que viram na sua prática muitos benefícios. Muitas publicações deram conta de informar os corredores. Dentre elas, a Contra Relógio é a que já está há mais tempo nas mãos dos corredores. Nascida em 1993, vai completar 20 anos de existência em outubro deste ano. E "para nossa alegria" a Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé foi contemplada com uma coleção da importante revista. O corredor Hilton Dominczak, de São Paulo, doou sua coleção da revista para acervo de nossa equipe. Temos agora uma completa coleção da revista Contra Relógio. Nossos agradecimentos ao Hilton.
Na foto abaixo um pouco das muitas revistas que estão a disposição dos integrantes da equipe. tem de tudo: Saque, Table Tênis Player, O2, SuperAção,  Runner's World, Sprint, Running Br, Volleyball, Match Point, Bici Sport, Trekking, A Semana em Ação, Finisher, Boa Forma, Forma Física, Show do Esporte, Sport Life, Super Basquete, Bike Action,  Outdoor, e muitas outras.
Folhear as revistas, que estão como novas, é conhecer a história do esporte, da Educação Física, das atividades físicas. São verdadeiras relíquias do esporte.

2 comentários:

  1. Faltou nesta coleção grandiosa a REVISTA VIVA era uma revista que rolou na época dos anos 80 onde falava sobre as corrida de ruas...achei alguns exemplares em um SEBO daqui do Rio.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa a gente aqui em Itararé não conhecia. Que legal!
    Preservar a memória do esporte é muito importante.
    Para quem quiser saber mais a respeito:
    http://www.jmaratona.com/2008/05/revista-viva.html

    Obrigado, Jorge.

    ResponderExcluir