sábado, 19 de abril de 2014

MELHORANDO A TÉCNICA

Vocês já devem ter assistido uma prova de corrida. São Silvestre, Maratona de São Paulo... ou até mesmo as provas de pista nos Jogos Olímpicos. Pois é, nessa competições temos o privilégio de ver os atletas de elite voarem em ritmos alucinantes, parecendo que não fazem tanto esforço para correr.
Para se ter uma noção do que são capazes os maratonistas de elite, é só tentar dar uma volta na pista de atletismo, que tem 400 metros, em  menos de 1min12seg. Os melhores corredores fazem uma maratona, que tem "só" 42,195 km, percorrendo cada 400 metros em menos de 1min12seg!
São atletas que correm de forma econômica, e têm as passadas bem coordenadas. E não é a toa. Eles treinam para isso. Além de serem beneficiados pela genética, esses corredores dão duro nos treinamentos e sempre buscam aperfeiçoar a técnica de corrida. Correm suave.
Os exercícios chamados "educativos" ou "de coordenação de corrida" servem justamente para isso. Auxiliam na melhora da "resposta" dos músculos aos comandos do cérebro. É isso mesmo. Quanto mais executarmos movimentos complexos, que exigem o trabalho de coordenação dos membros e de todo o corpo, mais inteligentes ficamos. E a resposta vem nos resultados, na melhora dos tempos, na prevenção das lesões, etc.
Vejam o Campeão Olímpico de Los Angeles, em 1984, mostrando uma série de exercícios de coordenação.

https://www.youtube.com/watch?v=Gsm0DH99igI

TREINANDO
E hoje fizemos mais um bom treino com a equipe. Foi no Condomínio Residencial Vale do Itararé, um local muito agradável e seguro para quem gosta de correr.
Os objetivos dos nossos atletas são vários.
Uns estão treinando para fazer os 5 ou 10 km no 1º Desafio de Rua Capal, em Arapoti-PR no próximo dia primeiro de maio.
Há também aqueles que treinam para fazer os 21 km da Meia Maratona Ecológica de Curitiba, no dia 04 de maio.
Outros já perderam o juízo (rs) e estão treinando para os 42,195 km da Maratona de Porto Alegre, que ocorrerá na capital gaúcha no dia 18 de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário