terça-feira, 1 de julho de 2014

O SEGREDO DOS QUENIANOS

Mais um bom livro que o blog indica: "A Genética do Esporte", de David Epstein.
O peso situado mais perto da extremidade dos membros é chamado de "peso distal"; nos corredores de longa distância, quanto menor ele for, melhor (ou seja: se alguém tem panturrilhas e tornozelos grossos, não vai vencer a Maratona de Nova York). Uma equipe de investigação à parte calculou que o acréscimo de apenas 45g ao tornozelo aumenta em cerca de 1% o consumo de oxigênio durante a corrida. (engenheiros da Adidas replicaram essa descoberta no processo de construção de tênis mais leves.) Comparados aos corredores dinamarqueses, os kalenjins testados pelos cientistas dinamarqueses tinham quase 1kg a menos de peso nas pernas. Os cientistas calcularam a economia de energia em 8%/km.
A "economia de corrida" refere-se à medida da quantidade de oxigênio utilizada por um atleta para correr em determinado ritmo. De modo bem semelhante ao da economia de combustível de um automóvel, certa quantidade de gasolina gera uma certa quantidade de retorno, o que vai variar conforme o tamanho e a forma do carro. Fundistas de elite têm ao mesmo tempo um alto VO2max e uma boa economia de corrida. Ou, para continuar na analogia do carro, a rara combinação de um grande motor e economia de combustível. entre os corredores de ponta, todos com grandes motores, é a economia de corrida que muitas vezes diferencia os realmente grandes dos que são apenas muito bons.
.... A relação parece confirmar que a espessura da parte inferior da perna, expressa em termos absolutos, é um fator crucial para a economia de corrida.
Mas o autor vai além da questão das pernas dos quenianos. Com análise da ancestralidade, da genética, da geografia, fatores sociais, econômicos, etc., e com histórias reais bem ilustradas, vai destrinchando aspectos bem interessantes que permeiam a relação entre o inato e o adquirido nas condições atléticas.
Para quem gosta de esportes e se interessa pelo mundo do alto rendimento esportivo, é uma excelente leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário