quarta-feira, 2 de julho de 2014

PRIMEIROS PASSOS

Incrível como é a vida. Onde menos esperamos, acabamos encontrando as respostas para algumas questões que temos.
Pensando em orientar corretamente nossa turma a se preparar para o próximo desafio, estávamos pensando nesta postagem, mas buscando orientações de treinadores de vários esportes. Um dos que sondávamos era o "campeoníssimo" Bernardinho, com seu livro "Transformando Suor em Ouro", que fica para uma outra ocasião.
Mas, sem querer querendo...., acabamos encontrando um pensamento de Paulo Freire, que vai servir melhor do que qualquer outra coisa para aquilo a que nos propomos hoje.
E lá vai o pensamento de Paulo Freire:
"A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje, é fazer aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje o que pode ser feito e tentar fazer hoje o que hoje não pode ser feito, dificilmente eu faço amanhã o que hoje também não pude fazer".
Bom, então vamos para uma rápida analogia com nossa atividade, que é a corrida.
Temos como objetivo participar da 20ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, que ocorrerá em 19 de outubro.
Nossos corredores têm ambições diferentes nessa competição. Enquanto uns pretendem ir para "apenas" completar os 10 km, outros já pensam em baixar seus tempos nessa distância. Há também os que ainda estão matutando, pensando em enfrentar um desafio um pouco mais difícil, saindo dos já confortáveis 10 km para se lançarem na distância de 25 km. E os mais "loucos" estão pensando na distância maior da prova, os 42,195 km, seja para apenas completar, ou mesmo tentando baixar tempo.
É aí que entra o pensamento de Paulo Freire, que aliás, serve praticamente para tudo na vida.
Vamos por partes.
Fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje - Temos aqueles que hoje não têm ainda as condições para completar uma prova de 10 km. Caminham apenas, ou ainda intercalam caminhadas com pequenos trechos de trotes. Aqueles que já fizeram os 10 e querem baixar tempo, ou mesmo mudar para os 25 km, não conseguiriam isso hoje. Aí entra  o sonho, a vontade. Muitos nos falam da vontade de participar, de estar junto da grande massa que larga numa prova, mas ao mesmo tempo relatam que suas condições físicas os impedem de tentar. Falam que não vão conseguir. Bem, sejamos realistas. Hoje não conseguiriam mesmo.
Mas abrem mão do sonho assim, facilmente?
Aqui entra o ensinamento de Freire. Fazendo hoje o possível de ser feito, estamos dando os primeiros passos para que aquilo que é impossível hoje, se transforme no possível amanhã.
O condicionamento físico não se adquire da noite para o dia. É preciso tempo para que as adaptações e transformações aconteçam no nosso organismo. O mesmo se dá com a sociedade, objeto do pensamento de Paulo Freire.
Hoje aquele que apenas caminha não teria as condições de enfrentar os 10 km de uma corrida. Mas caminhando hoje, caminhando amanhã, depois de amanhã, na semana que vem, e assim por diante, em três semanas já estará pronto para iniciar pequenos trechos de trotes. E fazendo os pequenos trechos de trotes, intercalados com caminhadas, por uma semana, duas, ou três, fará com que já se esteja apto a completar uns poucos quilômetros só trotando. E assim vai. Em outubro cruzará correndo a linha de chegada de uma das mais importantes provas esportivas do país.
Mas, se não fizer hoje o que pode ser feito, ou seja, apenas caminhar, e tentar fazer hoje o que hoje não pode ser feito, ou seja, correr os 10 km, dificilmente eu faço amanhã (correr os 10 ou 25 km, baixar tempo nos 10 km) o que hoje também não pude fazer.
Portanto, sempre que o pessimismo tomar conta de seus pensamentos, sempre que você achar que não vai conseguir, lembre desse pensamento de Paulo Freire.
Hoje eu não posso, mas se eu fizer o que hoje posso, amanhã conseguirei fazer o que hoje me parecia impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário