segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MARATONA CAIXA DE CURITIBA 2014

É corrida ou escalada???
É a pergunta que faz quem vê o gráfico de altimetria do percurso principal, de 42,195 km,  da Maratona Caixa de Curitiba 2014, que será realizada na capital paranaense no próximo dia 16 de novembro.
Lógico que a imagem causa um impacto que não corresponde à realidade por conta da distorção entre as marcas de quilometragem, expressas horizontalmente, e a altimetria, expressa verticalmente.  A proporção entre as duas medidas na forma em que está apresentada faz parecer que os corredores (ou seriam alpinistas?) precisariam de cordas e apetrechos/equipamentos de alpinismo para escalar os paredões que se formam em muitas partes do percurso.
Mas não é nada disso. Se estendermos horizontalmente o gráfico veremos que as grandes subidas e descidas não são assim tão íngremes. Porém, muito íngremes ou nem tanto, não deixam de ser subidas e descidas.
De toda forma é uma das mais difíceis provas de 42,195 km do Brasil. Talvez a mais difícil (sem contar as de montanha).
O percurso não é moleza, não.
Quem já correu lá sabe bem que é uma prova dura, que exige demais da musculatura.
E se o clima não ajudar (lembrem-se que a prova é dia 16 de novembro!) as coisas podem se complicar ainda mais.
Já tivemos ano em que a quebradeira foi geral por causa do forte calor.
Na edição de 2002, na hora da largada fazia um friozinho, e uma densa neblina cobria o céu curitibano. Mas, como diz o ditado, "cerração que baixa, sol que racha", no segundo terço da prova a neblina foi embora deixando um sol fortíssimo rachando a cuca dos maratonistas. E, como estava frio na largada, muitos cometeram o desatino de saírem num ritmo forte. Resultado: muita gente na enfermaria (inclusive este que vos escreve...). Quem via a tenda médica parecia estar assistindo a um filme de guerra. Era soro na veia dos magrelos maratonistas. Gente estendida por todo que é canto.
E já que nossa turma não foge da raia, vamos encarar mais essa.
Dia 16 teremos itarareenses em mais essa competição. Serão realizadas corridas de 5, 10 e 42,195 km, além de uma caminhada de 3 km.
Vamos lá, divulgar nossa Itararé em Curitiba!

2 comentários:

  1. Corri a Maratona de Curitiba em 1995 - O tempo passa meu caro... Mas já naquela época, mesmo com a Largada, Percurso e Chegada sendo diferentes do traçado atual, Curitiba já mostrava que provas longas por lá, obrigatóriamente, tem sobe e desce constante. E quando digo constante é do começo ao fim.Lembro que era também mês de novembro e tovemos sol, porém um ar bem gelado até para a época do ano, durante toda a prova. Se não me engano a prova largava no centro e chegava, se não me engano, num Clube chamado Santa Mônica (Não lembro direito) que ficava próximo à BR 116. Tinha me preparado em terrenos bem acidentados, que fez com que não sentisse muito as subidas e descidas da prova. Mas gostei muito da cidade e da prova !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Wagner. Vi uma matéria sobre a história da Maratona de Curitiba, e falava mesmo que a primeira edição foi em 1995. Comecei a correr a Maratona de Curitiba em 2002, já com percurso saindo e chegando no Centro Cívico como é hoje, mas o percurso tinha um traçado diferente. No youtube tem três vídeos da prova de 1997.
      Vale a pena dar uma conferida:
      https://www.youtube.com/watch?v=7Bk-OXvSrSs
      https://www.youtube.com/watch?v=ULSjYwovqsE
      https://www.youtube.com/watch?v=wcpaS1X-jbA

      Excluir