domingo, 29 de março de 2015

1ª ETAPA DO CIRCUITO CORRER E CAMINHAR COM SAÚDE - ITAPETININGA / NIGHT RUN - SÃO PAULO

Hoje de manhã, contando com aproximadamente 350 atletas, sob a organização da Secretaria de Esportes, foi realizada na cidade de Itapetininga a Primeira Etapa do Circuito Correr e Caminhar com Saúde, prova que teve a largada e chegada na Praça dos Três Poderes, junto ao Paço Municipal da "Cidade das Escolas".
A prova, que teve a distância de 7 km, foi disputada nas categorias Juvenil, para nascidos entre 2000 a 1997; Adulto, 1996 a 1986; Veterano A, de 1985 a 1976; Veterano B, de 1975 a 1966; Veterano C, de 1965 a 1956; Veteraníssimo, acima de 1955.
Como se trata de um circuito com oito provas distribuídas ao longo de 2015, os atletas vão somando pontos de acordo com a classificação nas provas, sendo que os três primeiros em cada categoria serão premiados com troféus na última etapa, prevista para 15 de novembro.
No masculino o vencedor foi o experiente atleta da Equipe XV de Novembro, de Itapetininga, José Luciano, que fechou a prova com 24'30" (tempo extra oficial).
Na cola do campeão esteve nosso atleta, Dênis Felipe de Lima, que sagrou-se vice-campeão geral da duríssima competição com o tempo de 25'10".
No feminino a vitória ficou com a atleta Verônica Sabrina, com 30'00", seguida de Andrea, que fez 30'29". Ambas são da cidade de Itapetininga.
Antes da largada a chuva que varou a madrugada ainda insistia em molhar os atletas que se aqueciam nas ruas próximas ao Paço Municipal, mas aos poucos o tempo foi melhorando e a temperatura ficou ideal para que os corredores "voassem" nas ruas e avenidas por onde passou a corrida.
Como sempre nossos atletas se destacaram, conseguindo bom desempenho, concluindo em ritmo forte os 7 km da competição. Foram ao todo 33 representantes de Itararé: Fabiane Gasparini, Alexandre Monteiro, Gisele Marcela Jacopetti C. Fernandes, Izalmira de Azevedo Bueno, Teresa Cristina de A. Schroder, Maria aparecida Veiga, Dênis Felipe de Lima, Edson Bueno de Freitas, Geazi Ferreira do Prado Santos, Jesiel Ferreira do Prado Santos, Franciele Melo, Jonas Célio Camargo Tupá, Rafael Barbosa de Lima, Rômulo Cesar Almeida, Agnaldo Ferreira de Campos, Sandro de Genaro, Silvana Contieri Machado de Genaro, Valmir de Jesus Bueno, Olívia J. Stadler G. Tabarro Borges, Ana Maria Domingues, Matheo Fernandes, Evandro Junior, Nancy Araújo Gorski, Carolina Veiga, Jesiele Ferreira do Prado Santos, Aline Santos Reis, Eugênia C. Almeida Santos, Rosa Cristina Martins Gorski, Gabriela Martins Gorski, Maria Eunice Camargo Tupá, José Carlos da Cunha, e Guilherme Marques Gorski.
NIGHT RUN - SÃO PAULO
E o final de semana foi cheio para nossa turma. Ontem, 28 de março, também tivemos representantes numa corrida realizada no Anhembi, em São Paulo, a Night Run - Etapa fogo. Segundo um de nossos representantes na competição, Felipe Domingues, a prova contou com cerca de 12 mil atletas distribuídos nas corridas de 5 e 10 km.
Correram os 5 km os atletas Luís Fernando de Moraes, Felipe Domingues, Daniel Bonin, e Sérgio Crespi. Nos 10 km nosso representante foi Rômulo Branco.
Segundo Felipe, mesmo com tantos atletas na prova, nossos representantes não se intimidaram e foram "pra cima", conseguindo ótimos tempos.






Agradecimento à Coordenadoria de Esportes, Prefeitura Municipal de Itararé, pela cessão do transporte para a corrida de Itapetininga.

quarta-feira, 25 de março de 2015

PÓDIOS NO CROSS COUNTRY ITARARÉ

A prova realizada aqui em Itararé na manhã de domingo confirmou o bom trabalho feito pela Equipe 28 de Agosto no desenvolvimento do esporte na nossa cidade.
Desde 2006 batalhando para fazer crescer o esporte base, nossos incansáveis atletas vêm divulgando a prática da corrida como possível a todos, independentemente da idade, classe social, gênero, etc.
E a quantidade de pessoas na linha de largada da competição é resultado do longo trabalho que nossa turma faz em prol do esporte.
Temos como filosofia a máxima do Barão Pierre de Coubertin: "o importante é competir", mas rechear os pódios na corrida realizada em casa nos encheu de orgulho. Mostrou que estamos no caminho certo.

Nossos pódios na corrida:

Patricia Abdala -  3º lugar geral
Carolina Veiga - 3º lugar 18 a 29 anos
Doris Jorge Ducatti - 1º lugar 40 a 49 anos
Lúcia Irene - 2º lugar 40 a 49 anos
Silvana de Genaro -  3º lugar 40 a 49 anos
Fabiane Gasparini – 1º lugar 30 a 39 anos
Olívia Tabarro Borges – 3º lugar 30 a 39 anos
Maria Eunice Tupá – 1º lugar 50 a 59 anos
Maria Veiga – 2º lugar 50 a 59 anos
Joyce Brizola - 3º lugar 50 a 59 anos

Romulo Cesar Almeida – 2º lugar geral
Denis Felipe de Lima – 3º lugar geral
Guilherme Gorski – 1º lugar 50 a 59 anos
Agnaldo Ferreia de Campos  – 1º lugar 40 a 49 anos
Edson Bueno – 2º lugar 40 a 49 anos
Fabiano Alves Moreira – 2º lugar 30 a 39 anos
Murilo Pontes Meneguela – 3º lugar 30 a 39 anos



domingo, 22 de março de 2015

1ª CORRIDA CROSS COUNTRY DE ITARARÉ

A manhã de hoje foi marcada pela grande festa do atletismo na cidade de Itararé. Foi realizada pela Prefeitura Municipal a 1ª Corrida Cross Country Itararé, num belíssimo percurso de 8,8 km pelas estradas rurais em torno da cidade.
Abrilhantaram o evento fortes e experientes atletas de várias cidades vizinhas, tais como Itapeva, São Miguel Arcanjo, Itaporanga, Apiaí, Santana do Itararé, Arapoti, Piraí do Sul, da capital paulista, além de uma atleta da França.
Os quase duzentos corredores alinharam na largada um pouco depois das nove horas e saíram num ritmo muito forte para cumprir o exigente trajeto, que contava com duríssimas subidas e com um riacho para ser atravessado.
O percurso, apesar de difícil, agradou a todos os atletas, que elogiaram bastante a prova.
No masculino, a vitória foi do atleta de Pirai, Augusto Cesar, seguido dos atletas Rômulo Cesar, e Denis Felipe, ambos da Equipe 28 de Agosto, respectivamente nos segundos e terceiros lugares.
No feminino a vitória foi da atleta de São Miguel Arcanjo, Valéria Aparecida. A vice-campeã foi a corredora Jucinéia, de Piraí do Sul, e em terceiro lugar ficou a atleta da Equipe 28 de Agosto, Patrícia Abdala.
Além dos três primeiros colocados no geral masculino e feminino, a prova premiou também os vencedores nas categorias por faixas etárias masculinas e femininas de 16 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, e 60 anos em diante.
A premiação ocorreu logo depois da chegada de todos os atletas tendo como palco a frente do ginásio Lauro Loureiro de Mello.
As ruas próximas ao centro esportivo ficaram coloridas com os atletas, e a cor predominante era o laranja, da Equipe 28 de Agosto.
Nossa turma mais uma vez correu forte representando muito bem o nome de Itararé e recheando os pódios nas várias categorias por faixa etária.
Amanhã traremos todos os resultados, mostrando a força de nossa equipe no pedestrianismo regional.
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram para o sucesso do evento, e principalmente ao proprietário do local por onde passou a prova e onde sempre fazemos nossos treinos.


sexta-feira, 20 de março de 2015

É DOMINGO !

Está chegando a hora.
Domingo teremos mais uma corrida aqui em nossa cidade.
Será o 1º Cross Country Itararé.
A prova vai passar por um dos locais de treino da Equipe 28 de Agosto.
E é um percurso gostoso, com um visual muito bonito, e que deixará os participantes bem felizes.
Mas o que tem de bonito, tem também de difícil.
É um trajeto bem exigente, pois conta com subidas e descidas íngremes, passando por estradas de terra e atravessando um riacho.
Para ajudar os que ainda não conhecem, vamos passar algumas dicas.
O primeiro quilômetro é quase todo em descida. E bem forte.
É preciso tomar cuidado pois os atletas sairão da cidade, passando por um viaduto bem estreito ainda em chão de asfalto, e depois disso "despencarão"  por estrada de terra. Quem corre em ritmo forte (abaixo de 5 min/km) deve aquecer bem, pois a largada vai exigir bastante da musculatura.
Nem bem acaba a descida e já vem a primeira subida. Forte, mas curta.
Terminada essa subida, por volta de 1,3 km, a prova entrará numa propriedade privada, e começa um longo trecho de descida, no início suave, mas que se acentua no final. Momento de respirar, baixar a adrenalina e os batimentos cardíacos, e encaixar o ritmo de prova. É uma estradinha em meio a plantação. Nesse ponto haverá o primeiro posto de água, aproximadamente na altura do km 2,5. É preciso tomar cuidado na parte em que a descida se torna mais íngreme por causa do desnível do solo. Nessa parte, quem está correndo para curtir a prova, pode apreciar o visual, que é muito bonito. Já os que estão tentando pódio, não devem tirar os olhos do chão.
Terminada a descida haverá um riacho com água na altura do tornozelo. Cuidado para não escorregar, pois o solo é de pedra. Atenção: a água não é potável.
Depois do riacho "o bicho pega"! Serão mais de dois quilômetros de subidas. Guardem um gás pra essa parte do percurso. Concentração, determinação, garra, coração, tudo isso vai ajudar nessa hora. é o momento crucial da prova. Força nas pernas, mas não abusem. Não queiram "atacar" a subida. Lembrem-se que ela é longa, por isso é recomendado que se comece num ritmo mais lento, para não ter que andar ou diminuir muito a velocidade. No meio dessa subida estará o segundo posto de água. Lembrando: Não joguem os copos na mata. Soltem no próprio chão da estrada, pois haverá um veículo recolhendo os copos ao final da corrida.
Ufa! Se ainda conseguir correr depois de tudo isso, é o momento de encontrar as últimas forças para encarar a parte final.
Apesar de ser em leve descida, o cansaço acumulado vai pesar bastante. É hora de novamente encaixar o ritmo, controlar a respiração, retomar a passada e ir aumentando aos poucos a velocidade para chegar bem na fita.
Os últimos 400 ou 500 metros serão em asfalto, retornando ao local da largada com uma curta subidinha no final.
A prova será difícil.
Nesta semana, com as chuvas constantes, o barro tomou conta da estrada. Se permanecer com tempo instável os cuidados deverão ser redobrados.
Até domingo.
Boa prova a todos!

terça-feira, 17 de março de 2015

REPRESENTANDO ITARARÉ

Correr provas de longas distâncias requer muito preparo físico.
Determinação, disciplina, garra, vontade, perseverança, superação...
São palavras que aparecem com frequência quando se conversa com os atletas maratonistas.
Não é fácil.
Continuar correndo quando o cansaço bate, parece que os músculos não vão aguentar, quando o calor toma conta de todo o corpo, a desidratação começa a dar sinais...
E o atleta segue.
Tem meta. Foco.
No pensamento a linha de chegada.
Não desiste.
E neste último domingo oito guerreiros da Equipe 28 de Agosto se puseram à prova numa das mais difíceis meias maratonas do Brasil.

Foram 21,097 km corridos no calor da bela cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro.
Levaram no peito o nome de Itararé.
Representaram muito bem a Equipe 28 de Agosto.

No vídeo a largada da prova:


E nossa faixa no site do Globo Esporte RJ:
http://globoesporte.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/fotos/2015/03/fotos-14-edicao-da-meia-maratona-de-paraty.html

segunda-feira, 16 de março de 2015

XIV MEIA MARATONA DE PARATY


Na manhã de ontem, domingo, 15 de março, com a participação de centenas de atletas de todo o país e também de estrangeiros, foi realizada a 14ª edição da Meia Maratona de Paraty, num percurso de 21,097 km que saiu da avenida próxima a prefeitura da cidade, passou por alguns bairros, e ainda teve boa parte de seu trajeto pela rodovia Rio-Santos.
A prova, além da distância de meia maratona, é considerada bem difícil e exigente por conta do percurso com algumas subidas e também por causa da temperatura e umidade do ar que fazem os atletas suarem antes mesmo da largada.
Houve um atraso de aproximadamente meia hora na largada, mas mesmo assim os competidores saíram num ritmo forte, tanto que o vencedor no masculino, Luís Paulo da Silva Antunes, concluiu com o excelente tempo de 1h06min25seg. No feminino a vencedora foi Viviane Amorim Figueiredo, com 1h23min42seg.
A delegação 28 de Agosto mais uma vez representou Itararé na competição.
Oito atletas correram os 21 km: Mariana Malheiros, Noel Lopes Machado, Rodrigo Franco Pereira, Flávio de Lima, Emanuel Barbosa de Lima, Rômulo Cesar Almeida, Rômulo Corrêa Branco, e Guilherme Marques Gorski. todos foram premiados com medalhas.
Os atletas Carolina Veiga, Marcella Andrade, e Wilton Gorski Damaceno aproveitaram para fazer um treino em parte do percurso, largando com os competidores e percorrendo em torno de 8 km.
Como quem nasce em Itararé é Campeão, não podíamos voltar de Paraty sem um pódio: Mariana Malheiros foi a terceira colocada na categoria feminina 40 a 44 anos, destacando outra vez o nome de nossa equipe e de nossa cidade no evento.
O desempenho de nossos corredores:
Mariana Malheiros - 1h56min03seg - 12ª geral - 3ª na categoria 40/44 anos;
Noel Lopes Machado - 2h33min06seg - 293º geral - 29º na categoria 60/64 anos;
Rodrigo Franco Pereira - 1h57min50seg - 127º geral - 18º na categoria 35/39 anos;
Flávio de Lima - 1h56min03seg - 115º geral - 24º na categoria 40/44 anos;
Emanuel Barbosa de Lima - 1h51min41seg - 87º geral - 13º na categoria 30/34 anos;
Rômulo Cesar Almeida - 1h45min10seg - 61º geral - 8º na categoria 30/34 anos;
Rômulo Corrêa Branco - 1h45min05seg - 60º geral - 7º na categoria 30/34 anos;
Guilherme Marques Gorski - 1h39min59seg - 44º geral - 9º na categoria 50/54 anos.

sábado, 14 de março de 2015

PARATY: DESBRAVANDO O LITORAL CARIOCA

Mais um dia maravilhoso em Paraty. Aos poucos, os exaustos companheiros foram acordando da tão esperada noite de descanso, após um longo dia de viagem e muita animação no passeio de escuna e pelos barzinhos no centro histórico.
 
 
Em nosso segundo dia de viagem, o passeio foi até o vilarejo de Trindade, que faz parte do Parque da Serra da Bocaina; um paraíso que inclui piscinas naturais, praias de águas límpidas, lojinhas de artesanato e muita curtição.
A aventura começou logo na saída. O disputadíssimo ônibus para o vilarejo de Trindade, saiu alguns minutos atrasado, o que até foi positivo, pois os competidores estavam retirando os kits da meia maratona de Paraty, que acontecerá amanhã, a partir das 8h.
Durante a viagem, muita aventura e adrenalina, pois o trajeto foi bem animado nas grandes ladeiras e curvas, em uma verdadeira montanha-russa, sempre agitada pela incansável Equipe 28 de Agosto.
Com longas caminhadas, pulos de ondas, passeio nas pedras, caranguejos, risadas, tombos, ralados, escorregões, açaí e muita disposição, lá estávamos nós novamente, prontos para encarar o "expresso montanha-russa" e finalmente chegar até o conforto de nossa pousada.
Fechando nossa noite, pedimos boas pizzas e então confraternizamos ao som de uma ótima trilha sonora, altos papos e últimos preparativos para a tão esperada meia maratona de Paraty.


 
"Farinha de Suruí
Fumo de Baependi
Cachaça de Paraty
É só cumê, pitá, bebê e caí"
 (atribuída ao Conde D'eu)

sexta-feira, 13 de março de 2015

CHEGAMOS!



Viajamos a noite toda.
E hoje de manhã, bem cansados, mas muito animados como sempre, chegamos na linda cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.
Ajeitamos as coisas na pousada Laguna Blue, descansamos na beira da piscina, e fomos aproveitar um pouco da natureza privilegiada da região.
Fizemos um gostoso passeio de escuna, passando por magníficas praias, onde nos divertimos em mergulhos nas límpidas águas.
Que brincadeira!
Como crianças, saltávamos da escuna, cada um do seu jeito mergulhando nas profundezas em busca de emoção.
Passamos o dia inteiro juntos, deslizando por entre ilhas paradisíacas.
Muitas conversas, bate papos divertidos com amigos, todos de bem com a vida.
Quanta riqueza nesses momentos junto dos amigos!
Almoçamos na escuna, brincamos mais um pouco tentando avistar as tartarugas marinhas na Praia de Jurumirim, que é de propriedade do famoso navegador solitário, Amyr Klink. Dessa praia de águas calmas Amyr partiu para sua viagem à Antártica.
Amanhã temos mais um dia cheio. Vamos retirar o Kit de Prova no período da manhã, e depois descansar um pouco nas praias da Vila de Trindade. O objetivo é guardar as energias para encarar os 21,097 km da Meia Maratona de Paraty, na qual teremos oito atletas representando Itararé.
Amanhã tem mais!
 
 
 

terça-feira, 10 de março de 2015

ABENÇOADO

Fim de tarde.
O sol calmamente se pondo.
Enorme.
Sobre o vale.
Dourando o bailar das andorinhas
Que deslizam velozes,
Rasantes.
Riscando o céu.
E o atleta ali.
Corpo suando.
Deslizando veloz.
Rasante.
Em comunhão
Com o horizonte
Abençoado.


Hoje fizemos mais um gostoso treino no Condomínio Residencial Vale do Itararé.
Aqueles que começaram o treino antes de escurecer puderam se sentir abençoados com a linda paisagem do local.
Por do sol. Andorinhas voando em todas as direções.
Esse foi o cenário espetacular do nosso fim de tarde.
Que só quem se abre para o mundo pode contemplar.



domingo, 8 de março de 2015

TÁ CHEGANDO A HORA

Parabéns Mulheres!

Março praticamente marca o início do calendário de corridas no nosso país.
Janeiro e fevereiro até tem suas provas, mas os circuitos e as provas mais esperadas começam mesmo no terceiro mês.
E a turma já está afiada para duas importantes corridas que constam do nosso calendário para este mês.
Domingo que vem, 15 de março, mais uma vez levaremos nossos atletas na desafiante Meia Maratona de Paraty.
A prova reúne atletas de todo o país e também do exterior. O desafio é encarar os 21,097 km da prova sob um sol escaldante e alta umidade do ar. O bicho vai pegar!
Mas nossa turma está bem treinada.
Hoje fizeram dois treinos: um no percurso do riacho, de 8,8km, e outro de 17,5 km.
Outra competição que promete é a corrida que será realizada aqui em nossa cidade no dia 22, num lindo percurso, que já batizamos de Percurso do Riacho.
A prova terá 8,8 km de sobe e desce, e vai exigir bastante dos competidores.
Vejam o mapa do percurso, que terá um riacho na altura do quarto quilômetro.
Reparem que a altimetria é bem seletiva.

quinta-feira, 5 de março de 2015

CORRIDA COM OBSTÁCULOS

Muito se falou nos últimos anos sobre a necessidade de se usar um bom tênis para a prática da corrida, de um calçado que reduzisse o impacto causado pelas seguidas passadas dos atletas de corrida de fundo. Hoje já se discute se devem ser mesmo os tênis os principais responsáveis pelo amortecimento. Correr descalço, ou usando tênis minimalistas já vem fazendo muitos adeptos por aí.
Nessa onda do amortecimento se pesquisou também sobre os tipos de pisos na prática da corrida. A pista de terra é o melhor piso, segundo os especialistas. Grama, areia, asfalto, concreto... todos esses têm suas características e podem ser usados com moderação nas diversas fases do treinamento.
Agora, não há piso mais duro do que o paralelepípedo.
Nossas ruas São Pedro e XV de Novembro são as campeãs!
E hoje fizemos um gostoso treino nessa dureza de nossas ruas.
E que treino! Cheio de obstáculos.
Na rua XV até que as pedras são bem assentadas, mas a São Pedro...
É um pisa pra lá, e pisa pra cá que vai trabalhando de todo jeito o tornozelo e joelhos.
Mas os obstáculos do treino da noite de hoje não foram os desníveis de nossa rua principal.
Não mesmo.
Esses desníveis a gente tira de letra.
As dificuldades do treino de hoje foram outras.
Foram obstáculos olfativos.
Era na praça, subindo a rua XV, nos altos da São Pedro, perto dos semáforos. em todo lugar.
Num ponto o cheiro de pizza quase fez muita gente parar.
Na Praça Coronel Jordão era cachorro quente.
Depois comida caseira, churrasco.
Frango assado, espetinho, hambúrguer, pastel.
Até cheiro de comida japonesa teve atleta que sentiu.
Este sim foi treino de resistência.

quarta-feira, 4 de março de 2015

INSPIRAÇÃO

Bola pra cá.
Bola pra lá.
E lá em cima a Lua.
Saques, voleios, defesas.
Saltos, ataques, bloqueios.
Emoção.
E a Lua lá em cima.
Brilhando.
Iluminando.
Chamando os corpos a desafiarem a gravidade.
Num bailado.
Atlético.
Voleibol.
Inspiração.

domingo, 1 de março de 2015

CADA VEZ MELHOR


Treinar é assim.
Ir em busca do melhor.
Superação, determinação, perseverança.
Hoje melhor do que ontem.
Amanhã melhor do que hoje.
Colocar o despertador pra bem cedinho.
Deixar de lado a cama quentinha,
Pra sair no meio do nada sofrer em subidas.
Em busca do melhor.
Dedicação, garra, vontade.
Hoje melhor do que ontem.
Amanhã melhor do que hoje.
Treinando.
Cada vez melhor.