sexta-feira, 20 de março de 2015

É DOMINGO !

Está chegando a hora.
Domingo teremos mais uma corrida aqui em nossa cidade.
Será o 1º Cross Country Itararé.
A prova vai passar por um dos locais de treino da Equipe 28 de Agosto.
E é um percurso gostoso, com um visual muito bonito, e que deixará os participantes bem felizes.
Mas o que tem de bonito, tem também de difícil.
É um trajeto bem exigente, pois conta com subidas e descidas íngremes, passando por estradas de terra e atravessando um riacho.
Para ajudar os que ainda não conhecem, vamos passar algumas dicas.
O primeiro quilômetro é quase todo em descida. E bem forte.
É preciso tomar cuidado pois os atletas sairão da cidade, passando por um viaduto bem estreito ainda em chão de asfalto, e depois disso "despencarão"  por estrada de terra. Quem corre em ritmo forte (abaixo de 5 min/km) deve aquecer bem, pois a largada vai exigir bastante da musculatura.
Nem bem acaba a descida e já vem a primeira subida. Forte, mas curta.
Terminada essa subida, por volta de 1,3 km, a prova entrará numa propriedade privada, e começa um longo trecho de descida, no início suave, mas que se acentua no final. Momento de respirar, baixar a adrenalina e os batimentos cardíacos, e encaixar o ritmo de prova. É uma estradinha em meio a plantação. Nesse ponto haverá o primeiro posto de água, aproximadamente na altura do km 2,5. É preciso tomar cuidado na parte em que a descida se torna mais íngreme por causa do desnível do solo. Nessa parte, quem está correndo para curtir a prova, pode apreciar o visual, que é muito bonito. Já os que estão tentando pódio, não devem tirar os olhos do chão.
Terminada a descida haverá um riacho com água na altura do tornozelo. Cuidado para não escorregar, pois o solo é de pedra. Atenção: a água não é potável.
Depois do riacho "o bicho pega"! Serão mais de dois quilômetros de subidas. Guardem um gás pra essa parte do percurso. Concentração, determinação, garra, coração, tudo isso vai ajudar nessa hora. é o momento crucial da prova. Força nas pernas, mas não abusem. Não queiram "atacar" a subida. Lembrem-se que ela é longa, por isso é recomendado que se comece num ritmo mais lento, para não ter que andar ou diminuir muito a velocidade. No meio dessa subida estará o segundo posto de água. Lembrando: Não joguem os copos na mata. Soltem no próprio chão da estrada, pois haverá um veículo recolhendo os copos ao final da corrida.
Ufa! Se ainda conseguir correr depois de tudo isso, é o momento de encontrar as últimas forças para encarar a parte final.
Apesar de ser em leve descida, o cansaço acumulado vai pesar bastante. É hora de novamente encaixar o ritmo, controlar a respiração, retomar a passada e ir aumentando aos poucos a velocidade para chegar bem na fita.
Os últimos 400 ou 500 metros serão em asfalto, retornando ao local da largada com uma curta subidinha no final.
A prova será difícil.
Nesta semana, com as chuvas constantes, o barro tomou conta da estrada. Se permanecer com tempo instável os cuidados deverão ser redobrados.
Até domingo.
Boa prova a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário