quinta-feira, 29 de outubro de 2015

SUSTO

Na tradição americana, o dia 31 de outubro é reservado à comemoração do Halloween, evento no qual as crianças usam fantasias e vão de porta em porta com a frase: "gostosuras ou travessuras?", e acabam ganhando doces dos vizinhos.
A história dessa comemoração remonta há mais de 2500 anos com o povo celta, que acreditava que no último dia   do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, e para assustar esses fantasmas colocavam nas casas objetos assustadores, como, por exemplo, caveiras, ossos, abóboras, entre outros.
O Halloween chegou no Brasil muito em função dos cursos de idiomas, mas ganhou críticas dos que defendem que essa tradição não tem nada a ver com o nosso país. Assim, para cultuar os nossos mitos e nosso folclore, foi decretado o Dia 31 de outubro como o Dia do Saci, que é uma figura mitológica do imaginário folclórico nacional.
Bom, tudo isso para explicar que hoje foi nosso treino de Halloween, ou de Saci.
E não poderia ter sido num outro lugar.
Saímos da Praça do Laguinho e fomos no Percurso de Blair, onde muitos atletas já contaram ter visto a bruxa.
Os ventos uivantes deram o tom do treino.
Chegou uma hora em que as folhas dos enormes eucaliptos tomaram conta de tudo e escureceram o cenário.
A coisa estava mesmo estranha por aqueles lados.
No pensamento apareciam os sacis, bruxas, curupira, mula sem cabeça, monstros, MEDO!
E eis que, do nada, de repente, surge a criatura.
O abominável ObamaZumbiSaciCortadordeCabeças!
Sustos!
Gritos!
Corações acelerados!
E depois de hoje, corações aprovados.
Todos sãos e salvos voltamos para a Praça do Laguinho.
Mas tem gente que não vai dormir esta noite....

 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

ENGRENANDO

E este mês de outubro, que além de rosa, só faz chover?
Chuva, chuva, chuva.
Até o Vôlei na semana passada foi cancelado por conta de temporal com granizo e tudo.
Mas deu uma brecha e a gente sai pra correr.
Na hora marcada o pessoal foi chegando na "Praça do Laguinho" pra mais um treininho.
Conversa vai, conversa vem, e saem os primeiros (que seriam os da caminhada...).
Logo em seguida mais alguns, depois outros, até que a turma toda vai colorindo a estrada de terra.
E foram.
Na empolgação foram longe.
Quando, de repente, eis que ela chega rápida.
Veio de "esgueio", e acelerou os passos dos atletas.
A terra, já encharcada pelos vários dias úmidos, grudou na sola dos tênis.
O céu escureceu e as últimas passadas, deslizadas, e patinadas foram quase noturnas.
Devagar a gente vai engrenando nos treinos de fim de tarde.
Chuva boa!




segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GUERREIRO

Mas, Guerreiro?
Como assim?
Foi para a guerra? Enfrentou quem?
Que guerra é essa?
Sim. É uma guerra.
Não só pela estratégia, ou pela logística.
Não é só pelo sofrimento, ou pelas dores.
Nem só pelo desafio, pela distância.
A guerra de quem se dispõe a fazer uma loucura dessa é interna: vencer os medos (será que consigo?), vencer o tédio de treinos extremamente longos, horas e horas batendo os pés no chão. Vencer e conhecer as dores que começam a preocupar. E fazer tudo isso sem deixar de lado todas as outras preocupações da vida: trabalho, família, banco, trânsito, etc, etc...
É externa: O que? Você não vai conseguir! Pense bem!
É uma guerra diária.
Mas o Guerreiro segue, confia.
O desafio começa com um sonho, com uma ideia. E vai tomando tamanha proporção que realmente só poucos conseguem.
A coisa é mais ou menos assim: Está chovendo: vai treinar. Tem sol: vai treinar. Está cansado: vai treinar. Não dormiu bem: vai treinar. Está enjoado: vai treinar...
Foco, persistência, determinação, ...

7  5     Q   U    I     L     Ô      M         E           T             R                O                      S                         !

É mole?

E Atleta 28 de Agosto é assim: GUERREIRO!
Sérgio Crespi correu os 75 km da Ultramaratona Bertioga Maresias no último 17 de outubro, e relata um pouco de sua saga, na realização desse grande feito:

"Sábado passado estava concluindo essa prova minha primeira ultramaratona sendo solo nos 75k. O resultado oficial foi de um tempo total de prova com 09:13:21 e 104º na colocação geral.... Insano !!!
Valeu muito o esforço nos treinos, trabalhamos praticamente um ano inteiro focado nessa prova.... Em certos momentos foi bem difícil manter o foco, mas dizem que quem tem amigos tem tudo então fomos progredindo km após km sendo sempre acompanhado e orientado pelo meu amigo e treinador José Valdoir de Vargas Jr., fazendo treino longo com o apoio do meu amigo Eduardo Asta, tendo o apoio da Equipe 28 de Agosto no meu principal treino longo onde atingimos os primeiros 50k.  Recebi também o poder das meias do Clovis Matozo, os estímulos das gargalhadas da Patricia Abdala, a inspiração em ver a superação do Josué Alberto e do Gilson Oliveira, as palavras motivadoras dos meus amigos Marcos Silvestre e Guilherme Gorski e o principal, na minha opinião o apoio da minha família, minha ultraesposa Ariane Souza Crespi e meu ultrafilho Matheus Crespi, os quais foram os fatores principais para atingirmos um bom resultado nessa prova..... Obrigado meu amor pela paciência, apoio e carinho. Sei bem que não foi fácil me acompanhar nessa loucura..... Foi uma prova difícil, cansativa, dura, desgastante, mas o time de prova estava em perfeita sinergia e a sensação de dever cumprido, de objetivo atingindo, de saber que você está correndo por uma causa, de receber o apoio das pessoas na rua durante a prova, de ouvir as pessoas gritando o nome da equipe e cidade que está representando NÃO TEM PREÇO!
Valeu galera essa medalha é nossa!
Matheus essa corrida é para você e um dia você vai entender!"

PARABÉNS, SÉRGIO!


domingo, 25 de outubro de 2015

CORRIDAS DO FIM DE SEMANA

Domingo cheio para os atletas itarareenses.
A turma se dividiu para representar Itararé em duas provas na manhã de hoje.
Na cidade de Itapetininga foi realizada a sétima etapa do Circuito Correr e Caminhar com Saúde, promovido pela Secretaria de Esportes daquele município.
Como se tratava da última etapa válida para o ranking anual, os atletas se mostraram muito bem preparados, disputando cada palmo do trajeto praticamente plano de sete quilômetros.
A concentração, largada e chegada ocorreram no bonito Clube de Campo Venâncio Ayres, local onde também ocorreu a premiação.
Estiveram na competição os atletas Dênis Felipe de Lima, Rômulo Cesar Almeida, Nancy Gorski, Jesiele Santos, José Carlos da Cunha, Ângela Soares, Fabiana Alves, Carolina Veiga, Rosa Cristina Martins Gorski, Maria Eunice Camargo Tupá, e Guilherme Marques Gorski. Todos foram premiados com medalhas alusivas ao "Outubro Rosa".
A próxima etapa, oitava, será no dia 15 de novembro, quando serão premiados os melhores do ano.
Ainda não foi divulgada a classificação final, mas já é certo que em pelo menos três categorias teremos os campeões.
A equipe agradece a cessão do transporte pela Prefeitura Municipal de Itararé.


Em Itaí, mais uma vez levamos atletas na já tradicional 6ª Corrida e Caminhada "José Roberto Mello Duarte", prova de aproximadamente 5 km, que teve a largada e chegada no Parque Mauro Roberto de Moraes - Prova do Laço.
A corrida teve a largada às 8h30 e premiou com troféu os três primeiros nas categorias masculinas e femininas, além de premiação em dinheiro para os primeiros colocados.
Os atletas Karina Fernandes, Aline Groenwold, Dalmerson Lopes Machado, Fábio Tanaka, Matheus Fogaça, e Edson Bueno de Freitas levaram o nome de Itararé no evento, e foram premiados com lindas medalhas.



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ATLETAS 28 DE AGOSTO LIDERAM CIRCUITO EM ITAPETININGA

Depois de já realizadas seis etapas foram divulgados os resultados parciais do Circuito Correr e Caminhar com Saúde, promovido durante o ano pela Prefeitura Municipal de Itapetininga, por meio da sua Secretaria de Esportes.
O Circuito conta com oito provas ao longo do ano nas quais os atletas somam pontos para a classificação final, que premiará os três melhores colocados nas categorias Juvenil, Adulto, Veterano, Veterano A, Veterano B, Veterano C, e Veteraníssimo, masculino e feminino.
Para fins de pontuação são levadas em consideração as sete primeiras etapas nas quais o campeão na categoria soma 10 pontos, o segundo colocado - oito, terceiro - sete, quarto - seis, quinto - cinco, sexto - quatro, sétimo - três, oitavo - dois, e do décimo em diante somam um ponto.
Restam duas etapas ainda, uma neste mês, no dia 25, e a etapa final, que será apenas festiva, para entrega dos prêmios, que está prevista para 15 de novembro.
Nossa equipe participou de cinco das seis etapas realizadas até agora. E, mesmo a falta numa etapa e om o desgaste das viagens, os atletas 28 de Agosto vêm fazendo bonito no circuito.
Estamos liderando em três categorias:
Dênis Felipe de Lima está em primeiro lugar na categoria Adulto Masculino, Rômulo Cesar Almeida se mantem em primeiro na Categoria Veterano A Masculino, e Guilherme Marques Gorski, está vencendo na categoria Veterano C Adulto Masculino.
Além dos três mais outros atletas têm a chance de subir no pódio no dia 15 de novembro, quando está prevista a corrida de encerramento do circuito.
No próximo domingo, nossos atletas mais uma vez estarão na "Cidade das Escolas", representando nossa cidade e defendendo suas posições no ranking.


terça-feira, 20 de outubro de 2015

VOLTAMOS

Horário de Verão.
Muita gente odeia.
Torce o nariz.
Os especialistas dizem ser necessário.
Sei lá.
O importante, pelo menos para nós, é que dá para aproveitar mais o dia curtindo nossas belezas naturais.
Voltamos.
E voltamos em grande estilo.
Fizemos um delicioso treino num de nossos parques de diversões.
Foram 8,8 km pelo Percurso do Riacho.
Caminhada e Corrida.
Pés sujos, poeira, cansados, doloridos, e sorridentes.

domingo, 18 de outubro de 2015

CIRCUITO CAIXA EM CURITIBA - ITARARÉ NO PÓDIO

Na manhã fria de hoje, contando com a participação de milhares de atletas, foi realizada na capital paranaense mais uma etapa do Circuito de Corridas Caixa, evento que nasceu em 2004 com o objetivo de apoiar os atletas brasileiros de elite e incentivar o esporte entre os amadores que buscam na corrida mais qualidade de vida.
Com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo e patrocínio da Caixa Econômica Federal o Circuito conta com várias etapas por todo o Brasil nas quais os atletas somam pontos para o Ranking Nacional de Corredores de Rua.
Com tamanha importância no cenário esportivo nacional, as provas do Circuito Caixa atraem sempre os melhores atletas de corrida de rua do país, e, como sempre, os velozes quenianos que integram as equipes brasileiras.
A etapa de Curitiba contou com provas nas distâncias de 5 e 10 km, premiando os melhores atletas nas categorias por faixas etárias.
A Equipe 28 de Agosto mais uma vez representou Itararé e mesmo com todos os fortes corredores na prova, conseguiu destaque, colocando três atletas nos pódios.
Gabriela Martins Gorski foi a primeira colocada na categoria 25 a 29 anos na prova de 5 km, recebendo a medalha de ouro.
 
 Rômulo Cesar Almeida também foi ao lugar mais alto do pódio, vencendo todos os adversários na categoria 30 a 34 anos, também levando a medalha dourada nos 5 km.
 
Dênis Felipe de Lima foi o terceiro colocado na categoria 13 a 19 anos, recebendo a medalha de bronze. Destaque-se que os três primeiros colocados nessa categoria foram os vencedores da classificação geral dos 5 km.
 
 
Também correram os 5 km Rosa, Teresa, Ana Maria, Nancy, Gisele e Francine.
Já na prova de 10km, correram os atletas Fabiane, Claudia, Carolina, Flavio, Guilherme, Jonas, Nice, Patrícia, Doris, Gilson, Silvio, Heron e Edenilson.

domingo, 11 de outubro de 2015

CORRIDAS E TROFÉUS POR AÍ - EQUIPE FAZENDO SUCESSO

Fim de semana para nossa equipe agora é assim: corrido!
São muitas as provas realizadas por todo o Brasil e a turma se multiplica para participar.
Que bacana!
Nosso espírito é de participação, de diversão, mas somos competitivos, e sempre faturamos pódios.
Hoje, domingo, 11 de outubro tivemos representantes em três eventos esportivos.
Em Itapetininga foi realizada a "1ª Corrida Apostólica Pró Saúde", competição promovida pela Igreja Brasil para Cristo, com percurso de 6 km, contando com a participação de aproximadamente 300 atletas.
Nossos representantes na prova foram Kelly Muller Medeiros e Ivan Medeiros, que concluíram bem a prova, sendo premiados com medalhas.

Em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, aconteceu a Primeira Corrida Cross Country, prova de seis e doze quilômetros que teve como palco as trilhas e estradas de terra que circundam a bela região do Parque Trentino, na Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, local onde se instalaram os imigrantes trentinos que chegaram em Piraquara no ano de 1878.
A região, além da riqueza da história e das belezas naturais, conta com o relevo bem acidentado, bem apropriado para uma corrida off road.
E os muitos atletas foram até lá justamente para isso: correr em meio às belezas naturais enfrentando as trilhas que devido às chuvas torrenciais dos últimos dias deixaram a vida dos corredores mais difícil e divertida.
Depois de muito sobe e desce, escorregões e patinadas, foram chegando os primeiros colocados. E dentre eles mais uma vez destacou-se o laranja do nosso uniforme.
Gabriela Martins Gorski correu a prova de 6 km, sendo a sexta colocada na classificação geral, e campeã na categoria 25 a 29 anos, subindo no pódio para receber um lindo troféu.



Em Capão Bonito, num percurso de 5 km, contando com muitos corredores de toda a região, foi realizada a Primeira Corrida Padroeira Nossa Senhora.
A prova foi marcada pela chuva e pelas subidas longas que dificultaram e acirraram ainda mais as disputas pelos pódios na classificação geral e também nas categorias por faixa etária.
Nossos representantes na competição foram Dênis Felipe de Lima, Edson Bueno de Freitas,  Fábio Tanaka, e José Carlos Cunha.
E nossos representantes fizeram bonito, conquistando medalhas e mais três troféus para Itararé.
Dênis Felipe de Lima foi o grande campeão na categoria 16 a 19 anos, sendo premiado com um lindo troféu;
Edson Bueno de Freitas foi o terceiro colocado na categoria de 40 a 49 anos, subindo no pódio para receber mais um troféu;
E outro itarareense que fez bonito na prova foi o atleta José Carlos Cunha, que recebeu o troféu de terceiro colocado na categoria de 50 a 59 anos.
É isso aí. Itarareenses levando Itararé no peito nas diversas provas por aí.




sábado, 10 de outubro de 2015

CRESCER NÃO É O PROBLEMA...

Está chegando!
Não, não é o dia do atleta.
O do atletismo foi ontem, 9 de outubro.
Do Professor será na próxima quinta-feira, 15.
Está chegando o dia da alegria.
Dia das Crianças!
12 de outubro.
E todos nós que corremos, somos crianças.
Correr é manter viva a chama da juventude.
E viva nós!
Viva tudo!
Viva o Chico Barrigudo!
Crescer não é o problema. Esquecer é que é.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CONVITE! AÇÕES OUTUBRO ROSA

Estamos no mês de Outubro e, como muitos sabem, é o mês em que se intensificam as campanhas com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em nossa cidade teremos algumas programações voltadas a este objetivo, uma realização do VICC e Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a ABBA.

Vamos aos eventos:

23/10/2015 às 17hs - CAMINHADA - Local de encontro e saída: Praça Ademar de Barros

17/10/2015 a partir das 10hs - Local: Praça São Pedro
Atividades: 
- Orientações sobre prevenção de câncer bucal
- Aferição de pressão arterial
- Corte de Cabelo para todos (gratuito)
- Apresentação de dança e música

- Maquiagem Corretiva: Ensinar mulheres em tratamento como disfarçar a falta desses fios.
Amarração de Lenço: Diversas formas de usar um "rabo de cavalo", uma trança, um coque...

Além das programações definidas, nossa amiga  Danielle Almeida, do blog Que se dany o câncer, está arrecadando o material necessário para estas ações do dia 17, são eles:
Maquiagem (lápis para sobrancelha e para olhos) e Lenços
Locais de arrecadação: Queila Calçados, Bazar Cristal e Abba 

EQUIPE 28 DE AGOSTO, VAMOS ALARANJAR ESTA CAUSA! ;)



Mais informações:

domingo, 4 de outubro de 2015

CORRIDAS POR AÍ E TREINO AQUI

TREINO NO PERCURSO DE BLAIR

Depois de viagens para todos os cantos, de corridas e mais corridas, muitos pódios, troféus e medalhas, hoje foi dia de tentar reunir a galera para mais um treino. Mesmo com as moças do tempo anunciando nuvens esparsas e possibilidade de chuva na região, a turma não se intimidou. Os atletas acordaram cedo, calçaram tênis, vestiram shorts, camiseta, e foram pro Blair. Treino de 10 km para alguns, um pouco mais para outros. Conversa em dia. Planos novos, e o domingo começou bem.
Treino aqui em Itararé no Blair, e não é que tivemos atletas correndo hoje por aí?
São Paulo, Curitiba e Avaré contaram com a presença dos atletas 28 de Agosto.
 
 
MULHERES EM MOVIMENTO - 5 K 2015 - CURITIBA
E hoje também ocorreu a maior corrida feminina da América latina, com provas nas principais capitais brasileiras, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, além de Buenos Aires, na Argentina.Em todas as cidades, a largada se deu as 7 horas, com a única distância de 5km.A atleta Carolina Veiga representou a equipe na capital paranaense, disputando a prova com quase 3 mil atletas.
 
 
 
CORRIDA PELA VIDA - AVARÉ
Em Avaré foi realizada a Corrida pela Vida, competição com provas de 5 e 10 km.Nosso atleta Fábio Tanaka levou as cores da equipe e representou Itararé na corrida de 5 km, ganhando mais uma linda medalha para sua coleção.
 
 
MEIA MARATONA DE SAMPA - SÃO PAULO
E hoje também tivemos representante na Meia Maratona de Sampa, prova de 21,097 km realizada nas imediações do Jockey Club na capital paulista.
Oracy Gorski Damaceno mais uma vez correu a distância da meia maratona, fazendo o excelente tempo de 1h56. O atleta Cláudio Hilário também participou da competição, fazendo os 5 km. Os dois laranjas fizeram sucesso na prova.
Parabéns a todos os atletas!


sábado, 3 de outubro de 2015

CORRENDO PELO MUNDO

Atletas 28 de Agosto no Marco das Três Fronteiras, Puerto Iguazú, Argentina.
Onde já fomos?
Pois é, nossa turma tem ido bem longe ultimamente.
Só neste ano já excursionamos bastante.
No último domingo visitamos a tríplice fronteira.
Brasil, Paraguai e Argentina.
Fizemos bonito na bem organizada Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.
Em agosto fizemos um tour pela cidade maravilhosa.
No estado do Rio de Janeiro corremos também em Paraty no começo do ano.
Em Santa Catarina fizemos a Maratona em Florianópolis.
Tivemos representante na Meia Maratona de Praia Grande.
Até em Veneza o nosso laranja deu as caras!
Sem contar nas diversas provas na região: Itapeva, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Arapoti, Piraí do Sul, Ponta Grossa.
Em São Paulo, Santos, Curitiba, Londrina.
E o ano ainda não terminou.
Muitas cidades ainda a serem visitadas.
Muito chão a ser pisado por nossos tênis já desgastados pelas rodagens.
E a Equipe só crescendo!
Sempre levando Itararé no peito com muito orgulho!