sábado, 9 de janeiro de 2016

INÍCIO DE ANO, PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO

O ano de 2016 começou animado para a equipe 28 de Agosto, lotando todos os treinos!

Chegamos ao início de uma nova temporada e junto surgem novos planos, objetivos e desafios que nos fazem refletir sobre as prioridades para o novo ano, para então começar efetivamente os treinos.
Este é um momento importante e de planejamento para o atleta, chamado de periodização na ciência do treinamento desportivo, e nada mais é do que organizar e planejar os períodos de treinamento anual ou semestral para que se alcance os objetivos pré-estabelecidos e se chegue nas fases de competição no auge do rendimento.

Afinal, por mais simples que possa parecer, correr não é só "sair correndo".

Muita calma nessa hora!

Em uma sociedade que vive quase que 100% de internet e mídias sociais, tem sido muito comum ver por aí pessoas que começaram a correr ontem, sem orientação alguma, e em dois ou três meses já estão correndo 10 km e querendo correr Meia Maratona e Maratona. Claro que o "vício do bem" que a corrida proporciona influencia e muito na determinação e força de vontade de querer sempre mais, e isso é positivo, mas o treinamento vai muito além disso e do que se lê na internet.

O treinamento da corrida, assim como o de outros esportes, envolve uma série de conhecimentos teóricos e práticos específicos da modalidade que são essenciais para um planejamento bem estruturado. Além disso, temos também os princípios do treinamento desportivo (já explicados aqui no blog, basta clicar no link) que devem ser levados em consideração.

Por outro lado, devemos lembrar da importância da corrida e da caminhada enquanto diversão, qualidade de vida, saúde e como uma forma de se reunir e encontrar os amigos. Quando esta é a prioridade, sem problemas, a grosso modo "não existe muita regra", o importante é respeitar os limites do próprio corpo e se divertir. Mas a partir do momento em que objetivos concretos e maiores são traçados, a teoria deve se fazer presente.

Então, vamos lá! É hora de pensar no seu ano, estabelecer objetivos e #partiu2016

Texto: Gabriela Martins Gorski
Especialista em Treinamento Desportivo
Aluna de Atletismo da Academia Brasileira de Treinadores (Instituto Olímpico Brasileiro - COB)
CREF 018325-G/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário