sexta-feira, 19 de abril de 2019

123ª BOSTON MARATHON - ITARARÉ PRESENTE!


No dia 15 de abril, segunda-feira, Dia do Patriota, feriado na cidade de Boston no Estado de Massachussetts, Estados Unidos da América, foi realizada a 123ª edição da mais tradicional e cobiçada maratona do mundo, a Boston Marathon, prova que reuniu aproximadamente 30 mil corredores de 118 países, dentre eles o maratonista itarareense Guilherme Marques Gorski, da Equipe 28 de Agosto.
Realizada pela Boston Athletic Association, a Maratona de Boston, considerada a "Rainha das Maratonas", teve seu início no ano de 1897 quando, inspirados na primeira maratona olímpica realizada na cidade de Atenas em 1896, alguns bostonianos resolveram promover uma prova similar, que no início tinha a largada na cidade de Ashland e término no centro de Boston e contou com 15 competidores.
Desde então a prova nunca deixou de acontecer, nem mesmo nos períodos de Guerra Mundial. Não há no mundo inteiro corrida de rua com história tão rica quanto a Maratona de Boston. A centenária prova se transformou em símbolo de desempenho esportivo ao exigir índices de performance para aceitar a inscrição dos atletas.
Assim, para estar na linha de largada da corrida, os maratonistas têm de comprovar terem realizado uma maratona oficial abaixo dos tempos estabelecidos para cada categoria de faixa etária. Por exemplo, em 2019 para um corredor na faixa etária dos 18 até 34 anos o tempo teria de ser sub 3h05min, e para uma corredora na mesma categoria, 3h35min. Além disso, quando o número de inscritos que alcançam o índice ultrapassa os 30 mil aceitos anualmente, a organização estabelece linhas de corte, tornando ainda mais seleta a participação.
A edição de 2019, com linha de corte de 4min52seg, foi a mais seletiva da história, pois mesmo obtendo o índice, devido aos cortes, mais de 7 mil maratonistas acabaram não sendo aceitos.
Atualmente a largada é na cidade de Hopkinton e o percurso de 42,195 km passa pelas cidades de Asland, Framingham, Natick, Wellesley, Newton, Brookline, até chegar na Boylston Street, ao lado da Biblioteca Pública de Boston. Em todo o trajeto da prova mais de meio milhão de pessoas ficam nas calçadas assistindo a maratona e incentivando os atletas.
O maratonista Guilherme Marques Gorski da Equipe 28 de Agosto esteve na prova deste ano, tendo sido aceito pelo tempo de 3h23min11seg obtido na Maratona de Curitiba em 2017. Na sua faixa etária, de 50 a 54 anos, o índice exigido para 2019 foi de 3h30min00seg (com a linha de corte 3h25min08seg). Guilherme concluiu a Maratona de Boston com o tempo de 4h22min05seg. sendo premiado com a mais cobiçada medalha do mundo das maratonas.
Além da prova principal, realizada na segunda-feira, 15 de abril, o evento no fim de semana contou com disputas em outras distâncias, como a milha (1.609 metros), revezamento para alunos das escolas, e uma prova de 5 quilômetros realizada no sábado, 13 de abril.
Nessa prova de 5 km levaram o nome de Itararé os atletas Gabriela Martins Gorski e Guilherme Gorski. Sob chuva e frio que marcaram a prova do B.A.A. 5 k, Gabriela e Guilherme fizeram bonito, concluindo respectivamente com os tempos de 22min42seg (recorde pessoal da Gabriela) e 22min44seg. Além da satisfação de competir em Boston, ambos trouxeram lindas medalhas para Itararé.
Representando a Equipe 28 de Agosto no grandioso evento, também estiveram presentes Rafaela Martins Gorski e Rosa Cristina Martins Gorski dando apoio aos atletas.




EQUIPE 28 DE AGOSTO - 100% ITARARÉ! 

Um comentário: